Abas primárias
1º PIPA - Festival de literatura
Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é uma cidade que vem crescendo e vemos surgir cada vez mais espaços de arte, coletivos de artistas e circuitos culturais. Florianópolis respira arte e cultura. A cena literária da ilha de Florianópolis vem ganhando força, no entanto, ainda não temos um festival de literatura. PIPA se propõe a ser um evento anual que irá promover debates e trocas poéticas, possibilitando uma maior interação entre escritores, poetas, artistas em geral e público leitor, fomentando a leitura, a escrita, o diálogo e a performance poética.
O 1º PIPA acontecerá entre os días 30/10 e 01/11/19 na Ilha de Florianópolis. Nesta primeira edição, o festival terá como tema a poesia feita em coletivos, em grandes e médias cidades, no centro e na periferia. Nos coletivos, a polifonia, a performance, a conversa apresentam-se como possibilidades de fala e de escuta, produzindo textos dialógicos, nos quais a autoria, muitas vezes, se difunde, se confunde.
A partir de debates, saraus, mostra de vídeo-poemas, performances e slams buscaremos aproximar a linguagem poética do público leitor, seja ele jovem, adulto, ou idoso. Buscaremos também promover a troca entre escritores, performers e artistas em geral, ampliando o repertório de possibilidades do fazer poético, um fazer que é escrito, mas também falado, gritado, cantado, publicado.
O Festival PIPA é um projeto independente, idealizado pelos poetas e produtores Demétrio Panarotto e Juliana Ben. Como não temos financiamento público, nem privado, contamos com o sucesso desta campanha de financiamento coletivo para realizar a primeira edição do festival. Temos alguns apoiadores/colaboradores locais, que estão nos apoiando com hospedagem (Hostel On the Road), recompensas desta campanha (Cervejaria Sambaqui), criação da identidade visual (Espaço Agenda), produção audiovisual (COMUNAVE e Desterro Cultural) e apoio artístico (Abrasabarca).
O 1º PIPA receberá como atração principal o Coletivo POETAS VIVOS, de Porto Alegre, RS. Mais de 50% da verba arrecadada nesta campanha de financiamento coletivo - caso consigamos atingir nossa meta - será para trazer essa galera maravilhosa pro nosso evento! O restante da verba arrecadada será destinada ao pagamento de material de divulgação, fotógrafo e envio das recompensas (correio). Estamos investindo nosso tempo, nosso desejo de criar e nossa força de trabalho para realizar esta primeira edição do PIPA, pois acreditamos no poder da arte de transgredir, transformar, expandir, colorir, sonhar. Acreditamos também que esta primeira edição do PIPA poderá atrair futuros investidores/apoiadores/colaboradores, para a realização de próximas edições.
Saiba mais sobre o criador desta campanha:
Facebook | TwitterVocê acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.