Abas primárias

Casa Nutri: combate a desnutrição infantil

Causas
kicks
Arrecadados da meta de R$30.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 07/12/2020.

Recompensas

 

Nossa metodologia consiste em treinar líderes e agentes comunitários de saúde para o combate a desnutrição infantil. Assim, a comunidade identifica as crianças e gestantes desnutridas, promove e acompanha seu cuidado integral e juntos monitoramos resultados que garantam que nossas crianças estão se recuperando da desnutrição crônica severa. 

Com a pandemia, infelizmente, os treinamentos e supervisões que eram feitos em nossas unidades tiveram que ser suspensos; por outro lado, a demanda de cuidado de novos casos de desnutrição infantil têm aumentado em nossos centros de recuperação nutricional tornando o monitoramento e educação à distância um grande desafio para toda a equipe! 

Precisamos de recursos para desenvolver um aplicativo que torne mais efetivo o monitoramento de cada criança por nossos profissionais especialistas!

Seu apoio é fundamental para que a Casa Nutri continue recuperando 8 entre 10 crianças acompanhadas. 

A formação e o desempenho dos nossos agentes locais de saúde precisam ser constantemente monitorados por nossos especialistas, médicos, pediatras, nutricionistas e enfermeiras que fazem parte de uma rede de cuidados espalhada em vários países. 

A Casa Nutri, hoje, atende a 12 unidades do projeto em 2 continentes e 4 países diferentes!

Por isso, também precisamos financiar uma plataforma de educação que seja aplicável à distância, com vídeos e material que tornem possível o aprendizado interativo dos nossos agentes locais. 

Essas duas ferramentas vão potencializar ainda mais o resultado da Casa Nutri, que se resume a combater a fome e salvar a vida dessas crianças! 

A transformação pela recuperação nutricional é visível! Olha só as bochechas do Davizinho, depois de apenas 40 dias de tratamento. Hoje, ele é um menino feliz e muito inteligente!

 

Para recuperar essas crianças e mantê-las protegidas das consequências da desnutrição durante a sua primeira infância, a Casa Nutri aplica um protocolo técnico e treina agentes locais, os quais são monitorados e orientados em tempo real por uma qualificada equipe com experiência transdisciplinar e transcultural. 

Com a pandemia da Covid-19, todas as viagens dos profissionais da Casa Nutri desde março de 2020 foram canceladas e os treinamentos presenciais estão suspensos, mesmo de unidades muito recentes, que precisam de um cuidado mais intensivo. Soma-se a isso o desafio de monitorar centenas de crianças em recuperação nutricional, à distância, sem as visitas de supervisão previstas, e sem ferramentas tecnológicas adequadas para o monitoramento desses casos.

Essa campanha visa arrecadar recursos para fazer vídeo-aulas e apostilas, que substituirão, em parte, os treinamentos presenciais previstos, e desenvolver um aplicativo especialmente focado em nossa metodologia para monitoramento de cada criança nas 12 unidades atualmente em funcionamento.  O desafio se torna ainda maior em função dos idiomas, e tudo tem que ser desenvolvido em português, inglês e françês para atingir a todos os agentes locais em ação.

A impossibilidade de viagens de supervisão e o aumento da desnutrição agravada pela crise mundial, tornam urgente termos ferramentas capazes de aproximar nossa equipe de médicos, nutricionistas e enfermeiros especialistas das equipes de agentes locais que estão, no dia a dia, lutando pela vida de cada criança do projeto.

A Casa Nutri é um projeto de recuperação e educação nutricional para gestantes de baixo peso e crianças com desnutrição crônica severa, de base comunitária, executado especialmente por missões ou organizações não governamentais, em locais com escassos recursos socioeconômicos.

Nos países onde atuamos, estima-se que mais da metade das mortes de menores de cinco anos de idade se relacione direta ou indiretamente com a fome e a desnutrição.

O projeto foi fundado pelo Dr. Ailton Alves, um médico que, desde que se formou, se dedicou a causas de saúde pública, especialmente as impactadas pela vulnerabilidade social de comunidades desfavorecidas. Em uma visita a uma ONG em Nampula, Moçambique, ele se deparou com uma situação muito mais grave do que imaginava: cerca de metade das crianças menores de 5 anos tinham um nível tão grave de desnutrição, que suas vidas estavam sob iminente risco.

De uma visão estratégica sobre o cenário, foi desenvolvida a metodologia Casa Nutri, uma tecnologia comunitária, sistematizada e de baixa complexidade, baseada especialmente em ambulatório para avaliação do crescimento e do desenvolvimento da criança desnutrida e educação popular em saúde, visitas domiciliares por agentes comunitários treinados, produção de alimentos saudáveis e distribuição de insumos como medicamentos padronizados e suplementos alimentares.

Toda a metodologia consta de protocolos baseados em evidência, executados por equipes compromissadas, o que têm nos permitido taxas de recuperação nutricional de gestantes e crianças superiores a 85% em nossas unidades da Casa Nutri.


A hora é agora! Contribua com
Casa Nutri: combate a desnutrição infantil

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Intagram | Facebook

Conheça quem está à frente desta campanha

Casa Nutri
  Casa Nutri
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.