Abas primárias

Ajude o Victor com o Doutorado no Exterior

Educação - São Paulo, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$5.500,00
Encerrado!
Campanha flexível

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 22/01/2021.

Oi! Sou o Victor, bacharel e mestrando em filosofia pela Universidade de São Paulo. Até aqui, o foco da minha pesquisa foi em filosofia da mente e causação. Para o doutorado, no entanto, decidi perseguir minha outra grande área de interesse em filosofia: metaética e teoria do valor. A razão é principalmente a de que, para poder lecionar sobre esses temas no futuro, uma pós-graduação nessa área é muito importante (se não imprescindível). Decidi me candidatar para os programas de doutorado no exterior porque, além da área em questão ser ainda incipiente no Brasil, eu teria a oportunidade de ter uma formação muito sólida nos grandes centros que fazem pesquisa “de ponta” na área, estando em contato próximo com professores de referência e pós-graduandos de diversos países. Além disso, programas de pós como os de EUA e Canadá proporcionam ótimas oportunidades de experiência de ensino (desde colocar os pós-graduandos para serem assistentes de professores até ministrarem seus próprios cursos), experiência que valorizo muito e estou ansioso para ter. Os principais programas de doutorado em filosofia nesses países oferecem apoio financeiro para todos os aprovados, “em troca” desse trabalho nas atividades ligadas a ensino que os candidatos realizarão.

A simples inscrição para os programas de doutorado na América do Norte tem um custo, no entanto. São as “application fees” (taxas de inscrição), que costumam custar 90 ou 95 dólares cada (algumas custam até mais do que isso). Como o processo é extremamente concorrido, o recomendado é que os candidatos se inscrevam em cerca de 8 universidades (distribuídas de modo a conter tanto aquelas opções “de sonho” mais concorridas quanto algumas opções menos concorridas). Essa vaquinha existe para me ajudar com os custos dessas inscrições, que, acumuladas e com a cotação atual do dólar, são muito altos. Algumas poucas universidades aceitam que candidatos internacionais façam um pedido de isenção dessa taxa (e estou tentando em todas que posso), mas mesmo isso é concorrido e não é algo com o qual posso contar.

O processo seletivo, como já mencionei acima, é extremamente concorrido (especialmente para candidatos internacionais), mas facilitadores acadêmicos e professores do Brasil e do exterior consideram que eu tenho chances de conseguir. Eu tenho um bom histórico até aqui: me graduei com a segunda maior média ponderada de meu ano de ingresso (9.2), e fui aprovado com conceito máximo em todas as disciplinas do mestrado.

Sei que a pandemia afetou as finanças e planos de todos nós (esse é um dos motivos de eu ter precisado criar essa vaquinha, afinal), e sei também que os gastos de final de ano/início de ano (que é o período de inscrição) tornam ainda mais complicado pedir doações. Assim, gostaria de dizer que absolutamente toda ajuda é bem-vinda, independentemente do valor; esta vaquinha não é do tipo “tudo ou nada”, de modo que, mesmo que eu não consiga atingir a meta, qualquer valor que conseguir já será uma grande ajuda.

O valor da meta foi calculado de modo a possuir uma pequena margem de segurança (para cobrir eventuais cobranças relacionadas ao processo de inscrição, como traduções oficiais de documentos exigidos) e levando em conta os10% do valor arrecadado que são cobrados pela plataforma Kickante.

E pode deixar que darei notícias sobre os resultados!


A hora é agora! Contribua com
Ajude o Victor com o Doutorado no Exterior


Conheça quem está à frente desta campanha

Victor Sholl
  Victor Sholl
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.