Abas primárias

Apoie jovens talentos - Olimpíada de Matemática

Educação - Campinas, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$8.000,00
Encerrado!
Tudo ou nada

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 12/05/2018.

A Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP) é a maior iniciativa de captação de jovens talentos em Matemática, em andamento no país. Só na região de Campinas, são por volta de 600 escolas participantes e milhares de alunos envolvidos. Deste universo, em 2017 tivemos cerca de 250 medalhistas, abrangendo o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.

Com o objetivo de preparar e receber esses talentos foram abertos os Programas de Iniciação Científica Júnior (PIC) e Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nestes programas, os alunos participam de aulas, ministradas por graduandos em Matemática, sob a supervisão de professores universitários. Tanto o curso como o material didático são fornecidos gratuitamente aos participantes.

Ao trazer alunos de escolas públicas para o ambiente universitário, apresentamos a eles a universidade pública como uma possibilidade real. Um dado relevante que ilustra a importância do programa é que temos vários alunos de graduação que foram medalhistas da OBMEP e participaram destes programas.

As aulas concentram-se em 22 encontros, sempre aos sábados, com duração de 4 horas, no campus principal da UNICAMP.  A Reitoria da UNICAMP apoia a iniciativa franqueando a infraestrutura física para a realização das aulas. Entretanto, não conseguimos viabilizar recursos para o oferecimento de lanche aos alunos, durante os encontros. Destacamos que a grande parte dos alunos é de famílias de baixa renda e precisa deslocar-se por até 40km para chegar ao campus. Não oferecer algum lanche a esses alunos certamente comprometerá o desempenho e até mesmo a participação deles no programa.

Desta forma, queremos seu apoio para custear o fornecimento de lanches. São aproximadamente 240 alunos participantes em 2018. Com R$45,00 por ano já conseguiremos cobrir os custos do lanche de uma criança.

Por fim, destacamos que estas iniciativas são importantes tanto do ponto de vista acadêmico, pela captação de talentos, quanto do ponto de vista social, pela capilaridade e abrangência da OBMEP, abrindo aos alunos de escolas públicas a esperança de ingressar em universidades públicas de primeira linha.


A hora é agora! Contribua com
Apoie jovens talentos - Olimpíada de Matemática

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

POTI na UNICAMP 2018

Conheça quem está à frente desta campanha

Laura Rifo
  Laura Rifo
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.