Abas primárias

Apoie os projetos do Engenheiros sem Fronteiras

ONGs
kicks
Arrecadados da meta de R$3.000,00
Encerrado!
Campanha flexível

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 14/11/2018.

OS ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS NO MUNDO

Com início na França (Ingénieurs Sans Frontières) em meados dos anos 80, a Organização Não Governamental Internacional “Engineers Without Borders (EWB) acredita na importância da engenharia como meio de transformação social. Atualmente os Engenheiros sem Fronteiras (denominação que a organização recebe no Brasil) está presente em mais de 60 países do mundo em diversas realidades: Iraque, Austrália, Itália, Jordânia, Gana, Camboja, Canadá, entre outros.

A organização é reconhecida e respeitada por desenvolver e implementar soluções sustentáveis para comunidades em desenvolvimento mundo afora e por utilizar seu amplo conhecimento técnico para resolver problemas que afetam o planeta.

A cooperação internacional entre núcleos levou saneamento, água, energia, infraestrutura, acesso à educação e a saúde a países em extrema pobreza, como Serra Leoa, Nigéria, Quênia e Uganda.

 A EWB-International possui o apoio de renomeadas organizações como a Alcoa Foundation, Boeing, Google, World Bank Community e outras multinacionais.

No Brasil, somos 67 núcleos espalhados pelas cinco regiões do país, contabilizando mais de 1500 voluntários.

 

NOSSO TRABALHO

A ONG dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) trabalha ativamente em várias áreas de atuação, sejam elas na educação, infraestrutura, gestão e empreendedorismo, sustentabilidade e no engajamento social. Para isso contamos com o apoio e participação de voluntários de variadas regiões do país na realização desses projetos.

Dentre eles, destacamos o “Projeto Lar dos meninos” que foi desenvolvido pelo núcleo Belo Horizonte. Essa ação ocorreu na creche Lar dos Meninos São Domingos, que teve como objetivo a reforma do espaço utilizado integralmente por crianças de 2 a 6 anos. Após uma visita dos ESF ao local, com intuito de apresentar brincadeiras didáticas, foram informados sobre as necessidades da creche, diante dessa situação a ONG mais uma vez decidiu intervir e levar além de brincadeiras um espaço mais acessível e agradável para as crianças. Para isso, foi realizada a adequação do banheiro infantil, criação da horta ecológica para que os funcionários e crianças pudessem aproveitar dos próprios alimentos plantados na creche.

Outro projeto bastante importante realizado pela ONG, surgiu no Núcleo São Paulo, conhecido como Permacultura no Movimento”. Esse trabalho tem como objetivo apoiar movimentos sociais com foco na permacultura, visando melhores condições de vida em harmonia com a natureza. Por meio dessa ação jovens em situação de vulnerabilidade são levados a desenvolver através de técnicas de permacultura e bioconstrução projetos como a construção do Condomínio Residencial Barra do Jacaré.

Continuando na linha ambiental o núcleo Viçosa realizou um belo trabalho com o projeto “Captação de água pluvial”. Esse projeto surgiu devido à crise hídrica na região, e tem como objetivo a reutilização da água da chuva. A ação foi realizada na Escola M. Almiro Paraíso, onde foram instalados dois módulos de captação de água com capacidade de armazenar 200 litros cada. Ao término da atividade foram realizados alguns reparos e análise da qualidade da água para que os alunos e professores pudessem usufruir da água captada.

Além desses projetos, a ONG conta com vários outros, e assim como estes que impactaram jovens, escolas e creches queremos continuar a impactar muito mais. Para isso temos o Prêmio Engenheiros Sem Fronteiras que é uma iniciativa que ocorre no Congresso Brasileiro dos ESF, buscando premiar os três melhores projetos, como os relatados anteriormente, além do mais visa fomentar, ajudar financeiramente no desenvolvimento dessas ações que atuam em diversas áreas. Se você, assim como nós Engenheiros Sem Fronteiras acredita no potencial desses trabalhos, apoiando nossa causa você irá ajudar no avanço dos projetos e assim aumentar o número de impactados.

Junte-se a nós e venha impactar conosco!

NOSSO EVENTO

 O Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras (cbESF) é um evento realizado anualmente e já se encontra na sua V edição, tem como objetivo buscar o crescimento dos membros da ONG através de temas relevantes para a sua formação como indivíduos e profissionais, oferecendo dentre outras atividades: palestras, minicursos, mesas redondas e a premiação dos projetos que se destacaram no evento.

Venha conhecer mais sobre alguns dos nossos projetos:

#EDUCAÇÃO

Cisternas nas escolas - São Paulo

O projeto utiliza conceitos de captação de água da chuva, engenharia e ferramentas pedagógicas para auxiliar alunos da rede pública no desenvolvimento de raciocínio lógico e conexões entre disciplinas da grade curricular. No ano de 2017 o projeto foi trabalhado na escola de Olavo Pezzotti, onde 120 alunos participaram das atividades recreativas desenvolvidas pelos voluntários. Outros 480 estudantes também foram impactados com a economia de água gerada pela cisterna de 600 litros instalada na escola.

#INFRAESTRUTURA

Revitalização da Quadra do Hospital Otto Krakuer - Passos

O projeto consistiu na revitalização total da quadra poliesportiva do Hospital Psiquiátrico Otto Krakuer. O objetivo era tornar o espaço viável para o lazer dos pacientes, para que fosse possível desenvolver uma vida nova e dar cor ao ambiente a fim de contribuir, principalmente para o bem-estar de todos inseridos naquele ambiente. Dessa forma, foi realizado uma limpeza, reparo e pintura da quadra, assim como o depósito de equipamentos, vestiário e arquibancada. Ao todo 300 pessoas foram impactadas, considerando funcionários, os internos e toda a comunidade no entorno do hospital.

#SUSTENTABILIDADE

Longa Vida - Lares sem Frestas - Santa Maria

O projeto tem como finalidade forras as casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social em condições precárias de habitabilidade utilizando caixas longa vida. O projeto foi iniciado em junho de 2017, já foi aplicado em duas moradias completas e está sendo aplicado na terceira casa. Ao todo, sete pessoas foram diretamente impactadas com esse projeto.

#ENGAJAMENTO SOCIAL

Dia das crianças Solidário - Itabira

O projeto teve como objetivo levar um dia divertido e diferente da rotina às crianças da creche “Casa das Crianças Santa Terezinha”. Foram feitas campanhas de arrecadação de doces em geral e de alimentos. No dia da ação, os alunos com idades entre 2 e 4 anos tiveram refeições, para o lazer foram realizadas várias brincadeiras didáticas que envolviam os membros e todas as crianças. Os membros destacaram o orgulho de ter realizado esse projeto e percebido os olhinhos das crianças brilhando com a presença dos voluntários.

 

Para mais informações acesse o nosso portfólio:

Projetos realizados em 2017: http://goo.gl/owcLHo

Projetos realizados em 2016: http://goo.gl/54vb6n


A hora é agora! Contribua com
Apoie os projetos do Engenheiros sem Fronteiras

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Site do Congresso | Instagram da ONG

Conheça quem está à frente desta campanha

Engenheiros sem Fronteiras Núcleo Natal
  Engenheiros sem Fronteiras Núcleo Natal
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.