Abas primárias

O Bloquete quer falar mais alto!

Comunidade - Vinhedo, SP

SOBRE O BLOCO 

O Bloquete é um bloco de rua sem fins lucrativos, fundado há 5 anos na cidade de Vinhedo por um grupo de amigos. Lutamos ano a ano, juntamente com outros blocos, pelo direito de usar os espaços públicos para os nossos ensaios e para o desfile de Carnaval.

Buscamos, através da proposta artística, discutir e promover ideais de diversidade, incentivando a convivência e respeito às diferenças. Nossa postura é política, mesmo que apartidária. Com nossas ações – repertório, apresentações, manifestações e intervenções artísticas, etc. – levamos nossa contribuição, tentando enriquecer o debate, apontando contradições e dando espaço e voz aos grupos invisibilizados da nossa sociedade.

Temos crescido ano a ano – começamos levando um público de 200 pessoas para a rua e em 2018 levamos cerca de 5000! 

foto multidão colorida, bloco de carnaval e público, bloco bloquete, vinhedo, carnaval

 

SOBRE NOSSA META

Com essa Campanha pretendemos adquirir os equipamentos necessários para que nossa voz, nosso som e nossa mensagem atinjam mais pessoas, incluindo a própria bateria!  

As especificações são: 

  • 1 Par de caixas - 1800w RMS

  • Mesa de som 6 canais

  • 3 Microfones dinâmicos sem fio

  • Cabos para conectar os equipamentos

  • Instrumentos, baquetas e talabartes caso a meta seja ultrapassada. 

 

SOBRE NOSSA MENSAGEM

O Bloquete é bem mais que um bloco pequeno, nossa identidade está não só na alegria contagiante da batucada e nas brincadeiras com o pó colorido mas também na força crítica e política da escolha minuciosa do repertório de cada ano e das performances incluídas nos desfiles. Além da criação de músicas autorais com temas pertinentes ao posicionamento do Bloco, o repertório a cada ano é escolhido e organizado de forma a transmitir uma mensagem consistente para o público.

A primeira música feita para o Bloquete, apresentada no desfile de 2014, o funk Frango Ostentação denunciava - de forma bem humorada, irreverente e dançante - o escândalo do superfaturamento da merenda que explodiu em Vinhedo em 2013.

Em 2015 foi criado o primeiro samba-enredo do Bloco, o Samba da Cachoeira - Os Barões da Terra do Nunca, feito em parceria com o movimento Parque Fazenda Cachoeira. A composição alerta para a necessidade de preservação da fauna e flora presente na Serra dos Cocais, resgata e relembra a história da cidade e se posiciona contra o plano de lotear essa área para habitação.

Em 2016, após ver e viver nos meses anteriores um levante feminista global em resposta aos retrocessos que ameaçaram e ainda ameaçam os direitos das mulheres, duramente conquistados ao longo dos anos, as mulheres do bloco se uniram e, juntas, criaram o samba-funk-enredo Primavera se Apressa. A canção homenageia alguns dos nomes importantes da luta feminista e também reivindica respeito à autonomia das mulheres sobre seus corpos e sua vida. Pedimos nesta canção uma benção especial a uma figura importante da cidade de vinhedo: dona Aurora, madrinha do samba de bumbo, uma manifestação tradicional de matriz africana na cidade. Nessa criação os ritmos do samba e do funk se uniram para que a luta tivesse um balanço como só o Bloquete sabe fazer! 

bloco de rua desfilando com serpentina 

  Em 2017, motivados pela observação crescente de demonstrações de ódio e desejo de separação em função de diferentes posicionamentos políticos, o bloco escolheu para seu tema o ritmo do Olodum, apresentando a música tema Nós somos um. Os compositores fizeram a letra para criticar a dualidade política influenciada e manipulada pelas mídias, convidando todos a unir-se pelo bem comum.Tentando propor um ambiente de maior tolerância e união, a letra fala da comunicação sem barreira de línguas, raças ou gêneros, tentando enxergar a terra como um corpo onde cada órgão, célula e átomo é diferente, porém todos compõem uma totalidade. Na parte final propomos uma brincadeira de regência que materializa em som a ideia de que cada gota forma um oceano, cada toque forma uma canção, que nos carrega com o efeito da onda no mar.

      Chegou 2018 e o Bloquete decidiu comemorar seus 5 primeiros anos de existência! Criou-se o samba Vem Nuvem Colorir, com influência da cultura baiana e pernambucana, evocando o amor e a liberdade, sempre presentes nos carnavais do Bloquete de forma leve e alegre, para todos curtirem e se colorirem no Carnaval. O repertório deste ano foi a compilação de várias músicas tocadas no decorrer dos 5 anos que mais falaram ao coração dos integrantes do bloco e ao público.

estandarte com boca desenhada e arco íris ao fundo

 

SOBRE NOSSOS INTEGRANTES

O Bloquete é composto de uma multidão colorida de voluntários e apaixonados pela arte! Cada um colabora com o que faz melhor e com mais amor.

- Harmonia

Contamos com um time de cinco cantores e três instrumentistas de cordas para abrilhantar nosso desfile. São três vozes femininas e duas masculinas, além de um violão, guitarra e cavaquinho. Assim como os outros profissionais do bloco, eles doam seu talento para fazer uma festa politizada e divertida.

 

- Bateria

Começamos com aproximadamente 10 pessoas em 2014 e tivemos aumento progressivo dos interessados ano a ano, saindo com mais de 40 integrantes em 2018. Todos passam por ensaios onde aprendem história e toques de ritmos como o samba, afoxé, funk e olodum, além de entrarem em contato com diversos instrumentos e poderem escolher o que melhor se adapta a seu interesse. Tudo de forma gratuita!

 

pessoas cantando e tocando com fantasias; carnaval vinhedo; bloco bloquete

 

- Artistas

Bloquete é um bloco de sorte por contar com tantos artistas em sua fundação e manutenção. Temos músicos, atores e designers que, de forma voluntária, se dedicam a colocar o bloco na rua ano a ano. Damos destaque especial para nosso mestre de bateria que, além de ensinar e apitar a bateria todos os anos, ainda faz os arranjos do repertório escolhido no ano e ensaia com a Harmonia.

 

- Outros voluntários

Apesar do carro chefe do Bloquete ser a bateria, o desfile não aconteceria sem nosso time de produção, que se desdobra para conseguir patrocínio, local de ensaio, autorizações do poder público e fazer dar certo a agenda com toda essa multidão que faz o bloco acontecer.

Nos dias de desfile também contamos com uma equipe de apoio que faz o cordão de isolamento para que a bateria possa tocar de forma mais livre e segura,  não deixa ninguém desidratado, oferecendo água e isotônico para todos aguentarem o sol sem perder a energia, além disso distribui pó colorido para o público se divertir!

E finalmente, ufa, organizar essa festa toda dá trabalho -- o Bloquete também possui um conselho, formado por voluntários dos grupos de trabalho e por integrantes que participam do bloco há anos, a fim de resolver quaisquer questões sobre o bloco tais como participação em eventos, repertório, tema do ano, local de armazenamento de instrumentos, agenda de ensaios, etc.

 

pessoas pintando em cima de uma mesa

 

 

SOBRE OS ENSAIOS

Ensaiamos muito, e com muito amor. Os ensaios começam no semestre anterior ao Carnaval, com chamadas públicas nas redes sociais do Bloquete e com um data limite para entrada de novos membros.

Nos primeiros ensaios conta-se a história do bloco e os membros (novos ou antigos) ficam livres para experimentar os instrumentos que temos disponíveis: agogô, ganzá, tamborim, caixa, repinique (ou repique) e surdos (de 1ª, 2ª e 3ª), escolhendo, assim, o que melhor se adapta a seus interesses e aptidões. Não é necessário ter qualquer experiência musical prévia para participar do bloco, apenas pedimos assiduidade nos ensaios que, num primeiro momento ocorrem uma vez na semana, aos domingos.

Enquanto a bateria se estrutura e inicia as bases rítmicas, o repertório é discutido, escolhido e arranjado. Dessa forma, a bateria e harmonia começam a ensaiar separadamente e depois são unidos quando cada grupo está mais maduro.

Nos meses que antecedem o Carnaval os ensaios se intensificam e passam a acontecer duas vezes na semana e somente os que realmente podem se comprometer com os ensaios permanecem. Nessa fase é imprescindível um bom equipamento de som para que o ensaio seja produtivo tanto para a bateria quanto para a harmonia.

Na semana que antecede o carnaval fazemos a tradicional Festa da Peruca - um ensaio aberto ao público onde quem for vestido com o acessório concorre a prêmios doados por nossos patrocinadores. 

 

ensaio de bloco de carnaval print do instagram

 

Nossos programa de ensaios é intensivo, e complexo. Sem o equipamento de som que precisamos conseguir, os ensaios ficam mais difíceis e o bloco perde em qualidade, pois, o pessoal da Harmonia tem dificuldade de se ouvir e se fazer ouvir pela bateria - quanto maior a bateria, maior o desafio. E continuamos crescendo, graças à paixão que que o Bloco provoca :)

 

SOBRE O DESFILE

O Bloquete ocupa as ruas do centro da cidade de Vinhedo e faz questão de permanecer desfilando por elas, não só pela continuidade da tradição dos blocos de rua mas também para facilitar o acesso e participação da população.

A marca registrada do desfile e a paixão da multidão é o Festival de Cores, nosso pó colorido distribuído gratuitamente e lançado ao ar (ou no amigo) ao fim da contagem regressiva da bateria. Inspirada no “Holi Festival of Colours”, originário da Índia, essa brincadeira foi o que garantiu nossa parceria com a Zim Color, empresa baiana que produz em larga escala o pó hipoalergênico que distribuímos.

Além do som e da cor, o Bloquete também leva às ruas seus objetos voadores e estandartes, fabricados de tecidos leves e coloridos e de arame, que são levados pelos foliões.

bloco de carnaval envolto em nuvem de pó colorido  

 

A CONTRAPARTIDA

Nós queremos de alguma forma agradecer aos contribuintes dessa campanha, mas não temos como retribuir a todos individualmente, por isso decidimos que os maiores doadores terão direito a nomear os itens adquiridos!

Faremos um ensaio aberto para o batismo de cada item comprado na campanha, com os nomes escolhidos (*), e filmaremos o evento para divulgação nos canais de comunicação.

Contamos com as doações para continuar realizando os ensaios do Bloco e estamos já empolgados com a festa de batismo! :)

(*) Os nomes escolhidos devem ser alinhados com a proposta do bloco, e serão aprovados pelo conselho. 

 

instrumentos de percussão em desfile de carnaval

 


A hora é agora! Contribua com
O Bloquete quer falar mais alto!

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Instagram Bloquete

Conheça quem está à frente desta campanha

Bloquete Bloco
  Bloquete Bloco
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.