Abas primárias

Brasilindia,entrelaços de Almas~ClauKarunananda

Causas - São Paulo, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$80.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 07/07/2017.

Recompensas

Blessed soul ,  english translation after this presentation.Thank you.

Querida pessoa que se interessou pelo Brasilindia, seja bem vinda! Meu nome é Claudia Ruschel Lima e vou contar como surgiu esta ideia pra você conhecer um pouco sobre mim e sobre o Brasilindia. Acredito que desta forma, você vai ver mais sentido em contribuir com esta vaquinha solidária! 

Sou professora de yoga há 26 anos e terapeuta ayurveda já por 11 anos. E já fui jornalista, trilhei todas as etapas, produtora ,editora, diretora de tv e vídeo. Isso durou quase 20 anos. Mas já tinha o Yoga na minha vida desde adolescente e foi o que me deu fôlego nos desafios.

Desde 2004 tenho ido a Índia quase que anualmente para estudos e vivências com yoga e ayurveda. Enquanto percorria este caminho me comprometi ao processo de autoconhecimento e, como parte disso, de ajuda às pessoas e seres. Me uni a Bihar School of Yoga com orientação do Swami Satyananda Saraswati para aprofundar no Yoga.Neste processo pode-se ter um nome espiritual, que reflete a virtude mais profunda que nos habita e serve como meta para vida. O meu nome é Karunananda Saraswati que significa a bem aventurança e compaixão ou Mãe de Compaixão. E Saraswati é como um sobrenome da tradição, Saraswati é a deidade da sabedoria, conhecimento, doação e amor pela humanidade baseado num conhecimento de mais de 7 mil anos.Mantenho contato direto com a instituição, Bihar School of Yoga na Índia e seus associados, para crescer em conhecimento e experiência.

Como consequência no andor desta estrada pela Índia, cheguei ao Ayurveda. Fiz graduação com Dr Ruguê pela Suddha Saba Yoga Ashram no Brasil e tenho cursos avançados e de pós graduação na Índia Tilak Ayurveda College , Tarachand Hospital , Parmath Panchakarma Center e Patyl University e estudos com alguns médicos e professores como: .Dr. Ruguê,David Frawley,Dr. Lele , Dra. Bharati Lele Dr. Nandan e Dra. Amruta , para citar alguns.

E,como processo natural desta jornada,surgiu o Brasilindia.Acredito que é uma projeção da minha ligação e fascinação pelo melhor, pelas virtudes mais puras destes dois povos e realização da minha busca. É um projeto de conexão entre estes dois enormes países através da troca de seus saberes. Essa ideia se desvendou para mim durante uma viagem pra Índia em 2015. Fui para um local de retiros aos pés dos himalayas e fiquei muito tocada pelo trabalho de uma ong da região, a Pauri School. Eles tem um trabalho educacional e de cuidado com as crianças e moradores dos vilarejos de uma região remota.Quando cheguei lá fiquei muito emocionada. Muito mesmo, como se fosse uma parte minha. Uma emoção muito forte. Ali percebi o que sempre me tocava quando estava na Índia, somos um povo muito semelhante, como se o Brasil fosse herdeiro do conhecimento da Índia. Como se a Índia fosse nossa "avó".

Depois dessa experiência, voltei ao Brasil muito mobilizada por esse sentimento. E já em casa, sentei pra meditar debaixo da árvore do meu quintal e pedi para ter uma inspiração , achar uma forma de realizar algo com aquela sensação de unidade que percebi com tanta força. 

De olhos fechados visualizei o rio Ganges muito azul e estreito próximo a sua nascente. Era a vista que tinha quando estava na Índia. E na minha mente a medida que o tempo passava o rio foi se tornando mais escuro e mais largo...até aí tudo bem...o rio Ganges vai ficando maior enquanto desce. Só que foi ficando mais e mais escuro...até que se tornou negro e com margens de florestas! E aí eu entendi: é o Amazonas!!! 

Saltei e fui direto para o computador. Escrevi uma primeira versão do que vocês vão ler abaixo e começei a procurar uma instituição no Amazonas que fosse similar ao trabalho do instituto dos himalayas . E encontrei, o Instituto Amor!!! 

Foi assim que entendi, este é um dharma,missão.Percebi que esta é uma missão de vida! Resgatar a poesia e a fé na vida entre estes povos, estes dois rios sagrados Rio Ganges nos Himalayas e Rio Negro no Amazonas. O Instituto Amor e a Pauri School. Os dois povos que se entrelaçam, o Brasil e a Índia. 

Serão três edições em cada país. Depois,mantendo este primeiro entrelaço, passaremos para outro e assim fluiremos. 

Nossa primeira edição será em 3 de fevereiro de 2018! Vamos fazer juntos.

Para se tornar realidade, precisamos de cada um!

Um grande abraço de coração... muito agradecida, Clau Karunananda

intercâmbio entre saberes e culturas

intercâmbio entre saberes e culturas

 

  1. Histórico

O povo da Índia e do Brasil tem em comum o espírito de acolhimento, sensibilidade, inteligência e muita fé.  Essas qualidades percebidas em viagens frequentes e convívio próximo nos vilarejos e cidades de cada país despertou uma vontade de troca que foi crescendo até se tornar uma meta. Meta de despertar situações de intercâmbio entre estes países. Formas de aprendizagem profunda e transformadora através do resgate da harmonia e da paz inerentes aos saberes tradicionais destes dois povos tão semelhantes em sua semente. Então, a ideia de trocas entre as culturas e regiões destes dois países foi quase tão natural quanto perceber suas semelhanças. Organizar encontros para reforçar o melhor de cada grupo, para reconhecer dificuldades e criar chances de superação e soluções através de experiência própria, realizando verdadeiros intercâmbios de almas!

A meta do “BrasilIndia Entre laços de Alma” é oferecer, a cada viagem, oportunidades aos participantes de se exporem a contextos autênticos e tradicionais, trançados na natureza de suas regiões e unos ao ecossistema. Colocar em prática o resgate desses saberes evoluindo através da  inovação. E junto das semelhanças de suas culturas refletidas em ritmos e rimas, realizar no pulsar do coração, mente e mãos, verdadeiros entrelaços , reencontros entre as diversas comunidades destes dois países pluriculturais, de dimensões imensas e completamente únicos em sua essência!

  1. Objetivo

Estruturar um intercâmbio entre crianças, jovens, educadores, incentivadores de mudanças e do resgate de culturas tradicionais, destes dois imensos países: Brasil e Índia.

A meta é ter um programa de trocas frequentes. Manteremos o mesmo grupo durante três ou pelo menos dois intercâmbios sequenciais (um grupo de brasileiros vai à Índia , depois um grupo de indianos vem ao Brasil), com o intuito de conquistarmos um resultado sólido e vívido. Os grupos poderão planejar ações comuns, em cada um dos países e em seu próprio ambiente, com formação de uma rede para disseminação das ações.

A partir do primeiro intercâmbio duplo, seguiremos com edições semestrais ou anuais do “BrasilIndia Entre Laços de Alma” alternando entre diferentes pontos geográficos destes dois países, tradições distintas, propostas educacionais, ciência, crenças, projetos de sustentabilidade e de conhecimento, expandindo estes resultados na educação, nas escolas, em ambientes educacionais, nas comunidades e nas próprias casas, na vida cotidiana. Mas ao mesmo tempo mantendo contato mais espaçado com as duplas anteriores, formando uma verdadeira rede entre os países!

Nossa visão de futuro é colocar na prática o conceito de resgate dos saberes e a inovação, para pessoas dos dois países através da imersão em vivências. É despertar o sentido do cuidado inerente a todos os seres, reconhecendo de que somos responsáveis por toda a vida à nossa volta. Ampliando o senso de que somos parte de um todo vivo e inteligente e que temos o compromisso da manutenção desta joia, que podemos chamar esta força de renovação da Natureza de O Milagre da Vida!

  1. Justificativa

Porque Índia e Brasil? Especialmente por suas similaridades e para que suas diferenças se tornem visivelmente complementares. Para aprendizado e valorização, associando as culturas e tradições destes dois países tão distantes e tão semelhantes. Semelhança expressada em histórias, danças e cantos, em artefatos, em artes.  

Nessa troca, iremos aprender com educadores, aprender com crianças e jovens, aprender com moradores tradicionais, aprender com artistas, com experiências inovadoras e pelo próprio resgate dos saberes tradicionais, experimentando uma temporada real em cada chão, um tempo em cada país.

A meta é de aprendizagem profunda e transformadora, pelo resgate da harmonia e da paz inerentes aos saberes tradicionais destes dois povos tão semelhantes em sua semente. Cada viagem vai oferecer oportunidades aos participantes de se exporem a contextos de aprendizagem autênticos e tradicionais, trançados na natureza de suas regiões e unos ao ecossistema.

  1. Ações

Nesta primeira edição, as experiências profundas de conexão serão entre dois povos e dois rios. Um grupo de educadores, pesquisadores e moradores da Índia e crianças das altas montanhas dos Himalaias, aos pés do Rio Ganges, e educadores brasileiros, crianças, jovens e povos das profundas florestas e ambientes indígenas das ribeiras do Rio Amazonas, terão oportunidade de expor, tocar e explorar conceitos de estudo acadêmico, de práticas, artes e filosofias com ênfase na experiência do conhecimento herdado entre gerações destas culturas que vivem da observação da natureza. Será uma temporada de reciprocidade e vivências impensáveis!

O mix entre o intelectual e o intuído sugeridos em exercícios e atividades, serão ferramentas revolucionárias para os educadores entrarem em novas dimensões que irão transformar sua contribuição profissional, pela experiência pessoal.

Vivenciaremos experiências inusitadas dentro da floresta, nos rios, que irão forjar direções inovadoras para os contextos culturais com os quais teremos contato. Serão oportunidades de trocas, viagens reais, viagens imaginárias, contos das florestas, contos dos Himalaias, contos de rios. Rios sagrados. Das tribos aos pés dos Himalaias indianos às tribos nas profundezas do coração da Amazônia. Da nascente do sagrado Ganges ao centro do mágico Amazonas!

4.1 Primeiro Entrelaço

Troca entre dois povos e dois Rios , o Ganges e o Amazonas. Um grupo de uma instituição comunitária da região Amazônica, perto do Rio Negro e um pequeno grupo de uma escola na região dos Himalaias, perto da nascente do Ganges.

A instituição indiana

O Pauri School Project fica nos altos dos Himalaias na região de Uttaranchal. O grupo da Shin Shiva Charitable Trust (ONG alemã que trabalha na região) iniciou este projeto dando condições de educação gratuita para os filhos de moradores da região.

O objetivo deste projeto é proporcionar educação, a partir maternal ao nível universitário, baseada na dignidade e na crença de que o potencial total de habilidades do ser humano pode ser desenvolvido em  níveis de aprendizagem e de forma livre. Os métodos de ensino e disciplinas se destinam a permitir que o jovem a se desenvolva com todas as suas capacidades.

Atualmente 35 crianças estão estudando no  School Project, com idades que variam entre 4 e 11 anos. É fundamentado na cultura indiana visando preservar e proteger seus dons culturais, cultivar e vivificar o mais nobre em seus costumes, mas também estabelece novos impulsos para um futuro forte, pacífico e feliz.

Nesta escola os 12 anos de ensino são organizados em fluxos paralelos de aprendizagem Integral. A educação inclui:

  1. Treinamento de habilidades práticas

 a) necessidades essenciais da vida

 b) treinamento fundamental no trabalho

 c) o conhecimento sobre novas maneiras de reflorestamento, agricultura, irrigação, cultivo intensivo da terra.

  1. Desdobramento da criatividade: Yoga, canto, música, linguagem, poesia, dança, artes de luta e auto-defesa.
  2. Educação geral em um bom nível, ciências modernas (incluindo os estudos pré-universitários).
  3. Capacidades sociais e de liderança.

Esta escola vai ajudar a criança até à juventude a se reconhecer como ser autônomo e   social, e a aumentar suas próprias capacidades  a um nível que lhes permitirá obter     satisfação e  amadurecer em uma personalidade harmônica e dinâmica.

Quanto mais alegria e diversão forem despertadas no aprendizado, com mais profundidade o conhecimento será absorvido e transformado em capacidade, e integrado em todo o ser do aluno. Uma pessoa que é auto-confiante e feliz, que está irradiando alegria e bem estar natural, e livre, em breve se tornará uma fonte viva de inspiração para todo e qualquer ambiente.

A instituição brasileira

O Instituto Amor trabalha na comunidade ribeirinha do Sobrado

às margens do Rio Negro, imersa no coração da Amazônia.Promove ações de educação, saúde, valores humanos, empreendedorismo social e responsabilidade sócio ambiental, aspirando propiciar benefícios a todos os seres.

Dentro da comunidade o Instituto possui um centro social e consultório médico para as crianças mais carentes. Tem ainda diversas atividades com a comunidade. Ensino da meditação, biblioteca para incentivo a leitura e cinema educativo comunitário. Promove também oficinas deempreendedorismo social e palestras educacionais como apoio à escolinha local. E projetos de intercâmbio como o que viabiliza luz solar, especialmente para as crianças poderem estudar.

- Projeto Luzes da Amazônia : O objetivo é viabilizar LUZ SOLAR para as famílias ribeirinhas da Amazônia. Estas comunidades vivem remotas no coração da selva e desprovidas de qualquer sistema de iluminação noturna.  Com o foco de facilitar as tarefas escolares no período da noite para as crianças e jovens, isso se torna um benefício para toda a família. Um kit de luz solar é desenvolvido pelo próprio Instituto, ecologicamente correto e não poluente. O programa visa estimular a doação de um kit de ILUMINAÇÃO SOLAR, sem custos mensais à família. E o doador recebe todas as informações sobre a família beneficiária do kit para que possa acompanhar os resultados do projeto.

A experiência

Na primeira etapa faremos três visitas dos povos do Amazonas e participantes brasileiros aos Himalayas. Depois desta etapa o grupo dos Himalayas , participantes indianos e convidados irão ao Brasil para conhecer hábitos e cultura das comunidades ribeirinhas, tribos indígenas seu modo de vida e suas necessidades. Esse intercâmbio trará a experiência real e é quando a troca realmente acontece.

Juntos irão valorizar e resgatar estes conhecimentos ancestrais como dando suporte a ideias inovadoras.

Nenhuma outra forma é mais intensa para que o conhecimento seja reconhecido, do que quando é vivido. E o resultado dos intercâmbios vai se materializar na melhoria, na valorização de cada um através da troca de suas práticas de vida, beneficiando as comunidades locais, com auxílio na produção de projetos novos ou já existentes. Por exemplo, o Instituto Amor e irá ensinar o Pauri School Project a construir o Kit de Luz Solar para também beneficiar seus alunos e toda a família.

Estes intercâmbios serão incríveis oportunidades de trocas, viagens reais  e imaginárias. Imersão em contos das florestas, contos das montanhas dos Himalayas, contos de rios. Rios sagrados.

E a cada viagem, traremos um vídeo e livro documentando essas experiências geradas pelo Brasilindia , Entre Laços de Alma.

Das tribos aos pés dos Himalayas indianos às tribos nas profundezas do coração da Amazônia!

             

     Orçamento:

  •      Estamos arrecadando menos que o valor total do orçamento, utilizando o valor em reais. 

     E abaixo está a planilha dos custos preliminares, para sua melhor compreensão.               A planilha está em dólar:

     brasilindia_custos_portugues_com_logo_-_pdf.pdf

“BrasilÍndia Entre laços de Alma”  intercâmbio entre saberes e culturas

Roteiro /programação/atividades (sujeito a alterações)

Chegada em Delhi

 

1 dia passeio

sugestões

Forte Vermelho

Templo de Akshardham

Viagem Anand Lok

 

Anand Lok -2 Dias

 

 

Aulas Yoga manhã

Banhos no Ganges

Ritual no Templo

Preparação para trabalho na Pauri School

 

 

 

Pauri School – 5 dias

Dia 1  Abertura/Ritual

 

Pandit (sacerdote) conduz um ritual ancestral da região de Garwahal.

Explanação sobre o foco de integração do BrasilIndia Entrelaços de Alma e apresentação dos participantes.

Dança brasileira

Crianças brasileiras apresentam dança e estimulam as indianas a participarem

Dança indiana

Crianças indianas dançam e brasileiras acompanham

Fogueira com anciões

Histórias e cantos de sabedoria junto ao fogo

 

 

 

 

 

Dia 2

 

Ritual

Pandit

Yoga meditação

Com as crianças  e participação de todos. Ao ar livre

Reconhecimento

Professores e organizador vão nos levar para conhecer a escola , vilarejos e moradores.

Kit Luz Solar

Pessoal do Instituto Amor vai ensinar como construir o Kit Luz solar para os moradores. Vai facilitar as crianças estudarem ao anoitecer e também auxiliar a suas famílias.

Oficina Sons

Explicação sobre o poder dos sons. Vivência de cantos e mantras com pandits, pajés e músicos Brasil e moradores locais.

Troca de experiências

Quem desejar expõe  sobre suas percepções

Ritual noturno

Conduzido pelo Pandit

 

 

Dia 3

 

Troca de experiências entre mulheres

Conduzido por curandeira e anciã de cada país ,pesquisadora brasileira e /ou indiana

Brincando de brincadeiras

As crianças ensinando as brincadeiras de cada lugar. Com educador de cada país

Troca experiências

Para quem quiser dar seu depoimento

Meditação ao anoitecer

Conduzida por Karunananda ou convidado

Dia 4

 

Caminhada de reconhecimento ervas medicinais da região

Caminhada pelo entorno com especialista em ervas medicinais e seu uso no Ayurveda junto com curandeiros , Pandits para resgate de conhecimento.

Estudo e preparo das ervas

Estudo de ervas e remédios locais e preparação de receitas. Conduzido pelo especialista com participação de curandeiras(os).

Troca experiências

Para quem quiser dar seu depoimento

 

Dia 5

 

Atendimento médico

manhã

Atendimento de medicina Ayurveda e orientações saúde ao pessoal Vilarejo pelos médicos Dr Rugue ou Dr Sukumar Dr Lele ou Dra Bharati (eles vão passar o dia na Pauri School)

 

 

Despedida com Intercâmbio

Palavras finais. Sobre as metas para próximo ano Ex. viveiro de mudas de ervas medicinais e produção de moringa oleífera para sustentabilidade dos moradores. E manter a troca entre as crianças dos países via internet.

Ritual e benção de encerramento

Pandit

Dia 6

 

Dias 6 e 7 - retorno ao Anand Lok – 2 dias

Todas as manhãs mantras e prática de Yoga.

Avaliação do trabalho

Caminhada vilarejo

Ritual Templo

Banhos no Ganges

Meditação nas grutas dos sábios.  O sábio Vasistha e Arundhati , sua esposa, viviam em grutas à beira do Ganges. O Ganges é chamado reverentemente de Ganga Maa, Mãe Ganga, pelos Yogis e indianos. O casal vivia dedicado a práticas espirituais, de autoconhecimento e meditação profundas. Em seu recolhimento, orientavam aqueles que os procuravam.

Ritual do fogo

 

E aproveitar este lugar tão incrível.

Dia 8

Equipe retorna ao Brasil via Delhi

Programa para os convidados

 

 5 Dias Rishikesh

Lugar abençoado e colorido à beira do Ganges.

Nós vamos ficar hospedados no Parmath Niketan, Ashram do Swami Chidananda.

Aulas de yoga pela manhã

Diariamente rituais do  fogo dedicados ao Ganges a tardinha. O ritual se chama Ganga Aarati. Swami Chidananda Saraswati geralmente dá ensinamentos (Satsang) após este ritual.

Dias livres para passeios em Rishikesh.

2 Dias Varanasi e  Sarnath

Dia 1: Passeio de barco ao amanhecer Passeio pelos Gaths . tarde livre.

 Dia 2: Sarnath- cidade onde Buda deu seus primeiros ensinamentos epois alcançar a iluminação

Dia 3: Caminhada pelo mercado e cidade velha. À noite presentação de música clássica indiana

2 Dias Delhi 

 

Day 1: Templo de Lótus ou visita a Rajpath à noite.

 

 

Day 2:  livre – Sugestão: compras na Paharganj ou Connaught Place

 

Retorno ao Brasil

 

 

 

Equipe  

Brasil:

 

-Do Amazonas:

03 crianças do Instituto Amor na Amazônia

Marcello Casoni

Coordenador no Instituto Amor na Amazônia

Gestora escola assentamento

Índia Tucano

Dalva                                              

Artesã

 

 

-De outras cidades:

 

Claudia Ruschel Lima (Karunananda Saraswati)

Criadora e coordenadora do projeto

Sonia Goulart-

Gestão de pessoas/educação

Psicólogo/educador

 

Músico ou ator/músico

 

Fotógrafo

Para vídeo documental e foto

 

 

India:

- Rohit Parihar

 

Convidados indianos para experiência de um dia na Pauri School –  (pernoite no Anand Lok)

 

 

Coordenador da Pauri School

 

Dr Rugue ou Dr Lele e Dra Bharati ou Dr Sukumar para medical camp. E Dr Sandheep, pesquisador de ervas medicinais.

 

 

 

           bonding experiences

First check this out! brasilindia_ingles_no_guests.pdf 

 

Dear one who was interested in Brasilindia, welcome!

My name is Claudia Ruschel Lima and I will tell you little bit about me and how this idea came about.

I have been a yoga teacher for 26 years and an ayurveda therapist about 11 years.

But in the beggining I was a journalist. In this area I walked each step, like producer, text editor, TV and video director, during almost 20 years. And I already had Yoga in my life since I was a teenager and it was what gave me breath in the challenges.

 

Since 2004 I have been to India almost annually for studies and experiences with yoga and ayurveda. In this path I committed myself to the process of self-knowledge and helping people and beings. So I knew Bihar School of Yoga and joined myself with the guidance of Swami Satyananda Saraswati to deepen in Yoga. In this process one can have a spiritual name that reflects the deepest virtue that inhabits us and serves as a goal for life. My name is Karunananda Saraswati which means bliss and compassion or Mother of Compassion. Saraswati is like a surname of the tradition, Saraswati is the deity of wisdom, knowledge, bestowal and love for humanity based on a knowledge of more than 7 thousand years. Then I keep in direct contact with the institution, Bihar School of Yoga in India and its associates, To grow in knowledge and experience.

 

As a consequence, I came to Ayurveda. I graduated with Dr Ruguê by Suddha Saba Yoga Ashram in Brazil and I have advanced and postgraduate courses in India Tilak Ayurveda College, Tarachand Hospital, Parmath Panchakarma Center and Patyl University and studies with some doctors and teachers like: .Dr. Ruguê, David Frawley, Dr. Lele, Dr. Bharati Lele Dr. Nandan and Dr. Amruta,Dr Patyl to name a few.

 

As a natural process of this journey, Brazilindia appeared. I believe that it is a projection of my connection and fascination for the purest virtues of the people of this two country and the fulfillment of my search. It is a project of connection between these two enormous countries through the exchange of their knowledge. This idea unfolded for me during a journey to India in 2015. I went to a retreat at the foot of the himalayas and was very touched by the work of a local NGO, the Pauri School. They have an educational and caring work with the children and villagers of a remote region. When I got there I was very moved. Very much, as if it were part of me. A very strong emotion. There I realized what I always feel when in India, we are a very similar people, as if Brazil were heir to the knowledge of India. As if India were our "grandmother."

 

After this experience, I returned to Brazil very mobilized by this feeling. And already at home, I sat down to meditate under the tree of my backyard and asked for inspiration, to find a way to accomplish something with that feeling of unity that I perceived so strongly.

 

With eyes closed I saw the very blue and narrow Ganges River near its source. It was the view I had when I was in India. And in my mind as time passed the river grew darker and wider ... so far so good ... the Ganges River gets bigger as it descends. Only it was getting darker and darker ... until it became black and with forest edges! And then I understood: it's the Amazon !!!

Then I jumped and went straight to the computer. I wrote a first version of what you are going to read below and started looking for an institution in Amazonas that was similar to the work of the Himalayas Institute. And I found, Instituto Amor (Love Institute) !!!

I understood this like a calling,  a dharma, a mission. I must to realized that . This is a life mission! Rescue poetry and faith in life among these peoples, these two sacred rivers Ganges River in the Himalayas and Rio Negro (Negro River) in the Amazon. Instituto Amor e a Pauri School. Peoples that intertwine, Brazil and India.

There will be three editions in each country. Then, holding this first entanglement, we will move on to another and so we will flow.

Our first edition will be on February 3, 2018! Let's do it together. To become a reality, we need each one!

A big hug from the heart ... very grateful,

Karunananda Clau

 

The Brazilindia Project Presentation

BackgroundBrazilian and Indian people share a spirit of hospitality, sensitivity, intelligence and greatfaith. These qualities became evident during frequent trips to these countries and overclose interaction with local people in their villages and towns, sparking a willingness toconsider an exchange programme, which grew into a goal - to create exchangeopportunities between these two countries. Such an exchange would have participantsto experience in-depth, life-changing learning through the revival of harmony and peacethat are native to the traditional knowledge of the people of these two countries, whichare so similar deep down in their core. Thus, the idea of facilitating cultural exchangebetween these two countries' cultures and regions was almost as natural as realising thesimilarities between them. The focus would be to organise encounters to bring out thebest in each group, recognise challenges and create possibilities and solutions toovercome such challenges through the groups’ own experiences, which would make thisa true exchange between souls!

ObjectiveTo organize an exchange between these two giant countries - Brazil and India -, forchildren, teenagers, educators, promoters of change and promoters of cultural revival.The idea is to have regular exchanges. We would have the same group for at least twoexchanges in a row (a group of Brazilians go to India and a group of Indians come toBrazil), for a solid, intense result. The groups may also plan joint actions for each countryand in their own environment, including the creation of a network to disseminate theseactions.After the first exchange, the exchanges would happen once in every semester, visitingdifferent geographical regions in the two countries to experience different traditions,educational initiatives, science, beliefs, sustainability projects and knowledge. Throughthis exchange, the results can be taken to education and training environments,communities and even the day-to-day lives of the participants.Our vision for the future is to put into practice the concept of knowledge revival andinnovation among people from the two countries, aiming to awaken the sense of carethat exists in all beings, which makes us aware that we are responsible for the lifesurrounding us. This also remind us that we are part of the whole, which is living andintelligent, and that we are committed to preserving this gem. This in return makes usaware that we can call the nature's renewable power 'the miracle of life'!

Why India and Brazil? These countries have been chosen particularly due to theirsimilarities, and the fact that their differences may complement each other. The programaims at encouraging learning and appreciation, by relating the cultures and traditions ofthese two countries, which are so similar despite being located far from each other. Suchsimilarity is expressed through their history, dance and music, crafts and arts.In this exchange program, we will learn from educators, doctors, young people, artistsand innovative experiences, as well as from the revival of traditional knowledge,experiencing each land for a true season by spending some time in each country.The purpose is to have participants to experience in-depth, life-changing learningthrough the revival of harmony and peace that are native to the traditional knowledge ofthe people of these two countries, which are so similar deep down in their core. Theexchange experiences will offer participants opportunities to be exposed to genuine andtraditional learning environments, being mingled with each region's nature and beingone with the ecosystem.

ActionsIn this first edition, the exchange experiences would be between two nations and tworivers - a group from India and from the high Himalayan mountains on the banks of theGanges River, and Brazilian people from the dense rainforests and Indigenous sites onthe banks of the Amazon River. These groups will have the opportunity to present, get incontact with and explore academic concepts, as well as the practices, arts, healthknowing and the philosophy that are based on the knowledge inherited from thesecommunity's older generations, who have been used to observing the nature. It will be atime of inconceivable reciprocity and exchange of experiences.The combination of understanding/knowledge and awareness/perception that willresult from all these experiences will be amazing tools to help each one to enter newpaths, transforming their professional activities through their personal experiences.

4.1. First exchangeExchange of experiences between two peoples and two sacred rivers – the Ganges andAmazon. One group will be from a community organisation in the Amazon region, closeto the River Negro, and a small group from a school in the Himalayas region, close to thesource of the Ganges.

The Indian InstitutionThe Pauri School Project is located in the top parts of the Himalayas, in the Uttaranchalregion. The project was established and is run by Shin Shiva Charitable Trust group(which is a German NGO operating in the region), and provides education free of chargeto the children of the Himalayan villagers.The aim of this project is to provide education - from kindergarten to university -, basedon dignity and taking into account the fact that the human potential and abilities can bedeveloped freely in different learning levels.Currently, 35 children between 4 and 9 years are enrolled in the Pauri School Project.The teaching program is based on the Indian culture, aiming at preserving andprotecting the community's cultural talents, as well as cultivating and reviving the finestcharacteristics of their customs. It also creates new drives for a strong, peaceful andhappy future.Its teaching methods and disciplines allow the student to develop all of their capacity.The project proposes twelve years of study, which are organised in a full-timecurriculum, according to which the following topics are taught in combination. Theeducation program includes:Training on practical skills.a) Basic needs;b) Training on basic working skills;c) Teaching on new and traditional ways to reforestation, agriculture, irrigation, andintensive farming.Development of creativity through yoga, singing, music, language, poetry, dance, martialarts and self-defence.High quality education; modern sciences (including pre-undergraduate studies).Interpersonal and leadership skills.This school helps children to grow until they become teenagers, to learn they can haveautonomy and be social, and to widen their skills to a level that will provide them withopportunities to feel satisfied and to grow into a balanced and dynamic personality.The project believes that the highest the joy during the learning process, the deepestknowledge will be absorbed and turned into skills, becoming part of who the student is.It believes that a self-confident and happy person, who irradiates joy and well-being, willnaturally become a source of inspiration for each and every environment.

The Brazilian Institution

Instituto Amor works with the riverside Sobrado community located nearby Brazilian Rio Negro ("Black River"), in the heart of the Amazon jungle.

It promotes education, health, human values, social entrepreneurship, and social andenvironmental responsibility initiatives, with the aim of providing benefits to all humanbeings.Within the community, the Institute has a social centre and a doctor's office for moredeprived children, and carries out several activities, from meditation classes topromotion of reading at the library, to community educational film screening, andworkshops and talks onsocial entrepreneurship to support the local school. It also promotes the followingexchange project, which provides solar lighting kits, particularly for the kids, so they canstudy.- Project "Luzes da Amazônia" (Amazon lights): The objective of this project is tomake feasible the provision of solar power to the Amazon riverside families. Thesefamilies belong to remote communities living in the heart of the Amazon jungle, and theydo not have any electricity supply, which they could use at night. Focusing on enablingchildren and teenagers to study at night, the solar lighting kits is a benefit for the entirefamily. This kit is developed by the Institute itself, is eco-friendly and non-polluting. Theproject is about donating a SOLAR LIGHTING kit to the families, bearing no costs onthem. The donor will have all the information about the family who will receive the kit,so they can follow the results of the campaign.

The ExperienceThere will be three visits to the Himalayas by the Amazon people and Brazilian guests.Then, the Himalayan group, Indian participants and guests, will travel into the Amazonrainforest and rivers to get to know the customs and culture of the riversidecommunities of Indigenous background and their needs. This exchange will provide for areal experience and it is when sharing will be possible.Together, participants will value and revive ancestral knowledge providing new groundfor innovative ideas.There is no better way to value knowledge so intensely than experiencing it. And theexchange programme will result in knowledge improvement and appreciation throughthe exchange of each one's life experiences, benefiting the local community by helpingconducting new or existing projects. For example, Instituto Dharma will teach the PauriSchool Project members to make the solar lighting kits to also benefit the pupils andtheir families. Our goal is create new possibilities. Like a recognition herbs program ofthe Himalayan by specialists to create a nursery garden and teach herbal preparations.Promoting sustainability and self esteem for villagers. Make a medical camp to teachhealth and wellness care .This programme will be an opportunity for incredible experiences in the woods, in themountains and in the rivers, which will lead towards innovative paths within therespective cultural contexts with which the participants will be in contact. It will also bean opportunity to have real journeys, imaginative experiences, and to hear tales from theforest, the Himalayas and the rivers - sacred rivers. For each trip, we will produce a videoand a book to document the experiences gained through the brazilindia Oneness Soulprogramme. From the tribes at the foot of the Indian Himalayas to the tribes in thedepths of the Amazon... From the sacred Ganges River to the core of the magical AmazonRiver...

Love Institute and Pauri School children

Preliminay costs

This crowdfunding is less of the total cost.

brasilindia_costs_with_logo_english_pdf.pdf

Itinerary /activities (open to changes)

Arrival Delhi

 

 

Day  1

suggestions

-Red Fort

or

-Akshardham temple

 

Travel to Anand Lok

 

 

Anand Lok -2 Days

 

 

morning Yoga classes

Ganges baths

Ritual Temple

Quick explanation about project

Preparation to Pauri School work (meetings/clarifying schedule)

 

 

 

 

 

At Pauri School – 5 days

Day 1  Openning/Ritual

Ancestral ritual from Garwahal.

Explanation about Brazilindia Oneness Souls, bonding experiences,  and the focus on integration and exchange

Presentation : schedulle and team

 

Indigenous dance

Brazilian children dancing and Indian follow

 

Indian dance

Indian children dancing and Brazilian follow

 

Exchanging experiences

Each one speaks about feeling / perceives

 

Fire and chants

chants on fire with Brazilian musician and local people

 

 

 

Day 2

 

 

Ritual

Pandit (priest) conduction

 

Yoga and meditation

With children and everyone

 

Recognition

Pauri School coordinator lead to visit surrounding villages and their inhabitants. (they will make a welcome to us)

 

Sunlight Kit

Love Institute Staff  from Brazil will teach how to how to build a sunlight kit for Pauri School children and others. This will bring sustainability.

 

Sounds workshop

Explanation about the power of sounds. Experiences sounds and mantras with pandit, pajé(shaman) with Brazil and local musicians

 

Exchanging experiences

Each one speaks about feeling / perceives

 

Evening Ritual

Pandit (priest) conduction

 

 

 

 

Day 3

 

 

women exchanging experiences

Conducted between healer of each country and Brazilian and Indian researcher

 

Play and Joking experiences

Exchange jokes. children Teaching withother the pratical joke of each place. With educator from each country.

 

exchanging experiences of the day

Each one , if wants, speak about what perceives

 

Evening meditation

conducted by Karunananda and guest

 

 

 

 

Day 4

 

 

Morning ritual

Led by Pandit

 

Recognition medicinal herbs walk

Through Pauri School surroundings with villagers and Dr Sandheep, an expert on medicinal herbs and their use in Ayurveda

 

Herbs study and preparations

A study about local herbs with Dr Sandheep. He can talk about Moringa Oleifera and d possibility of production by villagers. And Dr Sukumar can explain Oils and Ayurvedic remedies preparation.

 

exchanging experiences

Each one , if wants, speak about feeling / perceives

 

 

 

 

Day 5

 

 

Medical Camp

During the morning. Ayurveda medical attendance of the Village and staff by Dr Rugue and Dr Sukumar and Dr Lele or Dr. Bharati . And health orientations.

 

 

 

 

Farewell

 

Organizers talk about the idea of keeping contact between children the communities via internet. And about  next goals for next time. Ex. medicinal herbs Nursery and the moringa oleifera´s production .

 

Final evening Ritual

Pandit blessings

 

 

 

 

Day 6 and 7

 

 

Return to Anand Lok - 2 days

Yoga practicies every morning

we will make an evaluation about the work.

Ganga bath

Meditation on sages Vashista and Arundathi Caves near Ganges

village walk

Havan- Fire ritual

 

 

 

 

Rishikesh - 5 days

 

accommodation at Parmath Niketan

 

 

Morning  Yoga classes and meditation.

 free days for  visiting ashram and temples, buy books and ayurvedic medicines. suggestion: ayurveda treatments with Dr Maurya in his clinic.

Every evenings: Arati and Havan at Ganges

 

 

 

 

Varanasi - 3 days

 

 

Day 1

 

Boat ride at dawn

Walk Old Town

 

Day 2 

Sarnath

-city where Buddha gave his first teachings after iluminated.

 

 

Day 3

-Walk through the old market

- Evening Indian classical music presentation

 

 

 

 

 

Delhi – 2 days

 

 

Day 1

- Lotus Temple

or   

-Rajpath a noite

 

Day 2

-Free

Suggestions shopping

-Connaught Place

-Paharganj Old Delhi

 

 

 

 

Return to Brazil

 

 

 

 

 

 

 

 

Brazillian Team

From Amazon:

 

03 village children and 01 responsible from Instituto Amor

 

 

 

 

- Marcello Casoni

Love Institute coordinator

 

-Indigenous woman school coordinator

 

 

-Wise woman

Dalva

 

From São Paulo and Brasília:

 

 

-Karunananda Saraswati /Claudia Ruschel Lima:

project creator and coordinator

 

-Sonia Goulart

management and education adviser

 

- Brazilian Musician

 

 

-1 psicologist and  educator

 

 

-01 photografer

photos and vídeo documentary

 

 

 

 

 

Indian Team

 

Rohit Parihar-

 

 

Pauri School Project coordinator and staff

 

Indian guests or some guests already in India for one day or two class or experience: 

 

Dr Rugue or Dr Lele ,Dr Barathi or Dr Suckmar. And Dr Sandheep.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A hora é agora! Contribua com
Brasilindia,entrelaços de Almas~ClauKarunananda

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook

Conheça quem está à frente desta campanha

Claudia Karunananda Ruschel Lima
  Claudia Karunananda Ruschel Lima
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.