Abas primárias

Restaurando - Carmo de Belo Horizonte

Crenças e Religião - Belo Horizonte, MG

A Construção do Carmo de Belo Horizonte - 1940

A construção da Igreja do Carmo e do Convento anexo, teve inicio em 1940 com a chegada à capital mineira dos frades carmelitas. Com trabalho intenso e muita colaboração do povo mineiro, foi construido um dos maiores e mais belos templos de todo o Estado de Minas Gerais. Com capacidade para cerca de 1000 fiéis, a construção da Igreja somente foi concluida 23 anos depois, em 1963.

A arquitetura do edíficio religioso

O Carmo de Belo Horizonte, tem uma das maiores superficies de vitrais de Minas Gerais, os altares e o piso são de mármore de carrara. Uma peculiaridade é o fato da igreja não ter pinturas, mas somente mosaicos. Diante do desafio da necessidade de um edificio tão grande ter uma boa acustica, foi construida atrás do altar um grande concha acustica, posteriormente revestida de mosaicos pelo artista italiano Mucci. A torre de Igreja marca a paisagem da capital mineira e abriga um dos maiores carrilhões do Brasil com 39 sinos, fundidos na região da Limburg, no sul da Holanda. O conjunto de sinos permite tocar todas as notas musicais em diversos tons e pode ser acionado por um pianola que está no coro da Igreja. 

Transformando a geografia da capital mineira, o bairro foi batizado de Carmo e a Avenida recebeu o nome de Nossa Senhora do Carmo. Belo Horizonte, Minas Gerais e o Brasil merecem que esta preciosidade de arquitetura e fé seja restituida ao seu original esplendor.

A restauração da Mesa de Comunhão

Nos anos 70, foi retirada a mesa de comunhão, também feita de marmore de carrara esculpido em Belo Horizonte segundo um desenho especifíco. O primeiro passo deste projeto de restauração deverá ser a restauração e recolocação destas peças no seu lugar original. Temos uma longa estrada pela frente, mas todo caminho começa com o primeiro passo.


A hora é agora! Contribua com
Restaurando - Carmo de Belo Horizonte

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Site da Igreja do Carmo

Conheça quem está à frente desta campanha

Igreja do Carmo Belo Horizonte
  Igreja do Carmo Belo Horizonte
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.