Abas primárias
Ciência Livre: ecologia e bioestatística para todos!
Nós somos a equipe do Laboratório de Ecologia Quantitativa da Universidade Federal de Alagoas: o professor Marcos Vital e diversos alunos de graduação e de mestrado, todos ligados às áreas de biologia e meio ambiente (saiba um pouco mais sobre nós visitando nosso site!).
Nós acreditamos que o conhecimento científico é algo que deve estar ao alcance de todos, e que saber ciência nos muda: nos torna mais críticos, nos faz refletir mais, pensar mais – e isto, finalmente, pode ajudar a mudar o mundo. Por isso, nós queremos ajudar a formar bons cientistas e a divulgar este conhecimento para todos, dentro e fora das universidades.
Queremos trabalhar em várias frentes. Dentro do laboratório, queremos formar bons cientistas: pessoas dedicadas e apaixonadas pela ciência, que aprendam a usar as ferramentas necessárias para realizar pesquisas científicas e que lidem com questões importantes para o mundo. Do laboratório para as universidades por aí afora, atingindo outros cientistas em formação, queremos construir e divulgar material didático gratuito em uma área que mais gera dificuldade em alunos de biologia e áreas afins: a bioestatística. E, finalmente, do laboratório para além das universidades, queremos criar e manter um blog de divulgação científica, que possa ser lido por qualquer pessoa com ou sem formação científica, e que ajude a divulgar nossas pesquisas, as pesquisas de colegas e a ciência de uma maneira geral.
Se tivermos o ambiente de trabalho e equipamento necessário, temos certeza de que o resto irá acontecer! O nosso laboratório tem pessoas com muita vontade de trabalhar, e um bocado de coisas já estão acontecendo mesmo sem termos os recursos que precisamos. O prof Marcos já mantém um blog que ajuda as pessoas a usar o programa R, que é um ótimo programa para bioestatística (mas que mete medo em muita gente!), e começou um canal do youtube que com o tempo estará recheado de tutoriais sobre diversos temas e ferramentas de pesquisa. E os alunos estão a todo vapor; para vocês terem só alguns exemplos: a Gracielle está avançando com sua dissertação de mestrado, pesquisando sobre a riqueza de espécies na Mata Atlântica; a Waltyane está começando seu mestrado com um projeto para saber mais sobre a recuperação da população da baleia Jubarte no Atlântico sul; o Arthur já tem seu próprio blog de divulgação científica, e junto da Hellen está fechando um projeto de iniciação científica super bacana sobre conservação de abelhas. E a lista continua, fica difícil falar de tudo. Se estamos conseguindo fazer isso com recursos escassos (computadores pessoais, mesas e cadeiras usadas doadas por colegas), imagine como vai ser se tivermos mais recursos?!
Nós já temos a coisa que é de longe a mais importante de todas: um professor coordenado e vários alunos super empolgados! O que falta? Nós acabamos de ganhar um espaço físico legal, mas ele precisa urgentemente ser equipado com as ferramentas que precisamos para o nosso trabalho. Depois contamos mais, mas resumindo bastante, precisamos de bons computadores para fazer tudo acontecer.
Independente de quanto você decidir contribuir, terá a nossa gratidão eterna! As recompensas estão em dois grandes grupos, dependendo do seu perfil, do que você quer e de com qual valor pode contribuir. Se você for alguém que precisa de ajuda com bioestatística e/ou R, temos recompensas nas quais vamos te ajudar a resolver seus problemas! Se não for este o caso, ainda assim temos várias maneiras de te agradecer: você pode ter o seu nome e foto nas nossas paredes e equipamentos, ser homenageado nas redes sociais, ter textos de divulgação científica especialmente dedicados a você ou ter espaço privilegiado nas nossas publicações como nosso patrocinador! Confira mais detalhes na barrinha ao lado.
Além de você, muitas outras pessoas se beneficiarão com o nosso projeto! Veja só:
Nós achamos que, mesmo de maneira pequena, o nosso projeto pode mudar o mundo, porque acreditamos no poder que a ciência e o conhecimento científico tem para mudar as pessoas. Venha nos ajudar a tornar a ciência mais livre e acessível para todos. Nós já temos as pessoas, a motivação e o espaço: e agora só falta a sua contribuição para que tudo isso possa acontecer!
leq.ufal [em] gmail.com
leq.ufal
leq.ufal
Saiba mais sobre o criador desta campanha:
Facebook | Twitter | Laboratório de Ecologia Quantitativa | Cantinho do RVocê acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.