Plante Conhecimento com o Cine Taquara

ONGs – Rio de Janeiro, RJ

Como tudo começou...

Em setembro de 2017, Gleyser pensou em criar um cineclube de rua em sua região, zona Oeste do Rio, pra ajudar a despertar o senso crítico e instigar reflexões socioambientais com a comunidade local.
Como não tinha dinheiro para comprar os equipamentos necessários, Gleyser passou a pedir contribuição às pessoas nos BRTs enquanto trabalhava vendendo doces com poesias nas ruas e transportes públicos da cidade, e além disto; criou uma vakinha online para pedir apoio dos amigos da internet para comprar o projetor, que era o instrumento mais caro e necessário para dar início a um cine-clube.
Por sorte, Tabata, uma super artista e professora de dança da Zona Norte, viu sua publicação e disse à Gleyser que poderia doar seu projetor que não estava sendo usado até o momento para nada tão grandioso quanto um centro cultural de rua. Elas se encontraram, trocaram ideias de filmes que poderiam ser exibidos... E assim nasceu o esqueleto do Cine Taquara!
7 de outubro de 2017, foi nossa primeira edição! Voltada exclusivamente para o público infantil seguindo o tema: Infância, Sustentabilidade e Consumo Consciente. Com oficina de cultivo de alimentos em garrafas pet ministrada por Gleyser, contação de histórias por Mattteus Dias e é claro: exibição de filmes em animações. Ainda rolou só alimentos veganos como: suco natural de erva-cidreira e de capim-limão, bolos, salgados e muuuita pipoca! Para desincentivar o consumo de alimentos industrializados.
Foi uma edição com poucas pessoas, cerca de 20 ao longo do evento; porém imensamente forte para todos os participantes.
Enquanto exibíamos Ilha das Flores, algumas crianças dispersaram sua atenção, e neste momento elas criaram espontaneamente uma peça teatral sobre a importância da coleta de lixos para a reciclagem.
Imagine começar um projeto cultural assim! Esta experiência nos deu mais força e fé na arte como ferramente de transformação social.
Mesmo sem verba, Gleyser e Tabata continuaram firmes e fortes e hoje somos um coletivo de 5 pessoas: Gleyser, Tabata, Celso, Thainara e Nelson. ♥ Faça parte desta família!