Abas primárias

Ilíada e Odisseia - Teatro escolar completo

Livros - São Paulo, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$5.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 14/09/2020.

Recompensas

Pequeno Teatro da Ilíada e Odisseia - Teatro completo para o ensino fundamental

 

POR QUE ADAPTAR UM CLÁSSICO PARA O TEATRO JUVENIL?

Os clássicos permitem que pessoas se identifiquem com outras pessoas, de outras épocas, que por mais diferentes que sejam, sempre, sempre existirá um ponto de contato, uma conexão que permita ao leitor / ator/ espectador se colocar na posição de um corajoso Aquiles, um charmoso Paris, um nobre Heitor, um esperto Odisseu ou um reto Eneas; uma bela Helena, uma poderosa Afrodite, uma ciumenta Hera, um coração partido de uma Circe ou uma Penélope apaixonada.
 
Quanto mais contato com os clássicos mais habilitado o jovem estará em treinar a sua criatividade e a vivenciar situações imaginárias que escapam ao seu cotidiano. Conforme as ações dos personagens e o desenrolar das narrativas ele tornar-se-á capaz de presenciar (imaginativamente) situações plenas de amor, drama, ódio e compaixão; felicidade e tristeza extremas; exemplos de esperança, coragem e temperança coletivas... quanto mais personagens o jovem conhecer, maiores as possibilidades dele combiná-los para entender um novo personagem fictício ou uma nova pessoa real. Além de ampliar a sua capacidade de empatia, de compreender o próximo e não julgar o diferente, ele absorve as características em seu imenso repositório imaginativo para enfrentar as próprias situações cotidianas.
 

 
 
Os clássicos servem de substrato comum à humanidade, unificando o inconsciente coletivo por meio das ideias imemoriais que eles transmitem: os mesmos saberes, as mesmas crenças e os mesmos valores, transmitidos de geração a geração, por muitos milênios. É através da leitura dos clássicos que temos contato com as mesmas virtudes que levaram Alexandre (o Grande, discípulo de Aristóteles) a disseminar a cultura Helenística pelo mundo, cinco séculos depois de Homero. Exatamente as mesmas virtudes que esse projeto visa valorizar, vinte e quatro séculos depois do próprio Alexandre Magno.
 
 ~
 
“Homens fortes, intrépidos e belos de alma, de mente e de corpo. E mesmo que não tenham sido assim, da maneira como queria a fantasia humana naqueles antigos e míticos tempos, de qualquer modo eles existiram, pois sempre houve e sempre haverá heróis. Enquanto houver covardia, haverá também bravura; enquanto houver maldade, haverá também virtude; e enquanto houver mesquinhez, haverá também grandiosidade. O mal gera o bem assim como o inverno traz a primavera. Os homens simples adoram os heróis, acreditam neles e com isso adquirem força. Essa é a força que impele para frente as gerações humanas.”

Menelaos Sthepanides

 

 

 

CONCEPÇÃO DO PROJETO - Teatro Completo!

Indistintamente das demais obras listadas acima, que adaptaram ou reproduziram os livros individualmente, ou até de outras publicações que unificaram as duas obras, esse livro organiza o enredo em 38 cenas, divididas em 3 partes distintas, que lhe dão forma e corpo, permitindo uma compreensão completa da trama: PROÊMIO, ILÍADA e ODISSEIA.

Em PROÊMIO o leitor encontrará as razões originárias para a trajédia troiana: o ciúme de Hera que levou à maldição de Ate, a sobrevida de Paris e o seu juízo na contenda do Pomo, o papel de Odisseu no destino de Helena e a escolha de Aquiles, bem como o início da guerra, propriamente dito.

O Ato ILÍADA abarca todo o final da Guerra de Troia, com as aventuras, desavenças e mortes que lhe são protagonistas. Nesse ato estão representadas as principais "paixões" humanas: ódio e compaixão, bravura e covardia, egoísmo e humildade.

O último ato, ODISSEIA, retrata as aventuras sem fim de Odisseu ao tentar retornar para o seu lar em Ítaca, para junto de sua amada Penélope. Representa principalmente os valores mais caros da civilização: hospitalidade, justiça, coragem, perseverança, tradição, gratidão e lealdade.

 

 

ORGANIZAÇÃO INTERNA DO LIVRO

Divisão dos 3 Atos e das 38 Cenas, intercalados por algumas amostras de encenações escolares (sempre) "de partes ou trechos" da Ilíada e/ou Odisseia:

 

Ato Primeiro

PROÊMIO

Cena I_____ Monte Olimpo
Cena II____ Héracles de Tebas
Cena III___ A Fundação de Troia
Cena IV____ O Que Não Deveria Ter Nascido
Cena V_____ O Pomo da Discórdia
Cena VI____ A Bela Helena
Cena VII___ O Rapto de Helena


Cena VIII__ O Astuto Odisseu
Cena IX____ A Sina de Aquiles
Cena X_____ Pirra, a Ruiva
Cena XI____ Evitando corvos e abutres

Cena XII___ A primeira vitória
Cena XIII__ Tróilo deve morrer

 

Ato Segundo

ILÍADA

Cena I_____ A Cólera de Aquiles
Cena II____ Duelo por Helena
Cena III___ Navios em chamas
Cena IV____ Eneas encara Aquiles
Cena V_____ A morte de Heitor


Cena VI____ Ódio, amargura e compaixão
Cena VII___ A morte de Aquiles
Cena VIII__ O cavalo de madeira
Cena IX____ Queda de Troia

 

Ato Terceiro

ODISSEIA

Cena I_____ Os Lotófagos
Cena II____ O Cíclope Polifemo
Cena III___ A Frota é Destruída
Cena IV____ Os Homens-Porco
Cena V_____ O Canto das Sereias


Cena VI____ Cila e Caribdes
Cena VII___ A Ira de Hélio
Cena VIII__ Cativo de Calipso
Cena IX____ A Princesa Nausíca
Cena X_____ Odisseu em Ítaca
Cena XI____ Retorno de Telêmaco
Cena XII___ Pai e Filho Tramam
Cena XIII__ Penitência de Penélope
Cena XIV___ Desafio dos Doze Machados
Cena XV____ O Massacre
Cena XVI___ Paz Enamorada

 

 

 

TRECHOS DO LIVRO

Abaixo, uma amostra das três primeiras cenas (I, II e III) com seus diálogos integrais, referentes ao início do Ato Segundo - ILÍADA, já em plena guerra de Troia.

Nessa sequência, Aquiles retira-se da batalha após ser ofendido por Agamemnon e os troianos avançam, aproveitando-se da ausência do guerreiro. Pátroclo pede as armas de Aquiles para lutar, indigando com a postura do amigo, e acaba sendo morto pelo heroi Heitor, despertando a ira descomunal de Aquiles e as próximas ações na guerra...

 

 

 

 

COMO EU POSSO PARTICIPAR DO PROJETO?

Clicando no botão laranja Quero Contribuir ou em uma das Recompensas do lado direito do site, você poderá escolher dentre as diversas formas de participar do projeto deste livro. Você escolherá entre receber um ou mais exemplares autografados do livro (para presentear um amigo), receber os dois volumes da Coleção Pequeno Teatro autografados, ILÍADA e ODISSEIA + CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL (imagem abaixo) ou uma quantidade maior de livros para presentear um grupo, uma turma de alunos, ou até uma série inteira!

 

Livros da Coleção Pequeno Teatro: IlÍada e Odisseia - Civilização Ocidental

 

Há ainda uma categoria especial: o MECENAS. Seu intuito é o de abrir a possibilidade de um patrono custear a publicação de uma quantidade extra de exemplares, que serão entregues em 100 escolas públicas do ensino fundamental, na região que ele(a) indicar ou à seu critério. 

Veja como ajudar no menu lateral e todas as opções de recompensas disponíveis. Caso queira tirar alguma dúvida sobre as opções envie um email para [email protected]ok.com.br

 

 

QUEM ESTÁ POR TRÁS DO PROJETO?

O livro ILÍADA E ODISSEIA é o segundo volume da Coleção Pequeno Teatro, de autoria do Geógrafo Dennys Andrade, elaborado para a Editora BKCC. Essa parceria surgiu justamente pensando na responsabilidade de se estimular o imaginário juvenil através do fomento literário,  visando o renascimento do gênero teatral escolar

 

 

Seguindo a trilha bem-sucedida do primeiro livro da coleção, o Pequeno Teatro da Civilização Ocidental, o segundo volume será integralmente financiado pela campanha no site da Kickante.

O foco da coleção é a adaptação teatral dos cânones literários universais, tornando  acessíveis aos alunos do ensino fundamental as bases clássicas, tão fundamentais quanto negligenciadas, e transmitir novamente às gerações seguintes os mitos, os grandes feitos heróicos, a coragem e os princípios que inspiraram a civilização ocidental às conquistas e  àos sentimentos mais elevados.

A Editora BKCC é um projeto de cunho pessoal, cujos livros são feitos com muito esmero e cuidado, repletos de referências históricas e bibliográficas e que não visam lucro; Aspiram a um objeto maior que é a reabilitação cultural brasileira no longo prazo, garantindo acesso dos jovens àos cânones literários universais.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

Formato:  14,0 cm x 21,0 cm.

Capa: Papel Supremo 250 g/m² 4x0 cores, fosco, com orelha.

Miolo: Papel Off Set 75 g/m² branco.

Páginas: 109.

Acabamento: PUR + Shrink Individual.

Tiragem:  Sem tiragem estipulada. A quantidade de exemplares será determinada pelo próprio crowdfunding (vaquinha virtual). O valor alvo baseia-se na aproximação do total realizado na campanha do primeiro volume da coleção: CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL, cuja primeira tiragem teve 500 exemplares e custou R$8.860,00, porém, todo ilustrado. O projeto da ILÍADA e ODISSEIA privilegia o conteúdo, quase 40% maior, e o menor custo, ampliando as possibilidades de  disseminação entre os estudantes.

 

 

 

 


A hora é agora! Contribua com
Ilíada e Odisseia - Teatro escolar completo

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Twitter | Blog BKCC Livros | Instagram BKCC Livros

Conheça quem está à frente desta campanha

BKCC Livros
  BKCC Livros
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.