Abas primárias

Clube do Livro Maringá Histórica

Educação - Maringá, PR

O Clube do Livro Maringá Histórica é uma ação inédita para a preservação da história da cidade de Maringá. Por meio desse projeto, vamos republicar seis (6) livros raros ou inéditos que são fundamentais para conhecer mais sobre o nosso passado.

Com a autorização dos detentores de seus direitos autorais, agora você terá acesso a esses livros, que são verdadeiras preciosidades devido a sua escassez e informações abordadas. Os conteúdos serão digitalizados, rediagramados (quando necessário), tratados e republicados em uma coleção inédita.

Os que aderirem a essa campanha de financiamento coletivo, além dos livros, também integrarão discussões exclusivas que serão realizadas com autores ou pesquisadores que possuem aprofundado conhecimento acerca de cada um de seus conteúdos.

Ao adquirir seu acesso ao Clube do Livro Maringá Histórica, você receberá em sua casa* a cada bimestre, a partir de fevereiro de 2021, um desses livros. Em um mês você lê o livro e no outro você participa de um debate exclusivo para membros do clube**.

Confira os clássicos que você receberá a cada dois meses:

TERRA CRUA

Escrito por Jorge Ferreira Duque Estrada, é considerado o primeiro livro a versar sobre a história local. Foi escrito em 1957 e publicado, originalmente, em 1961.

O JORNAL DO BISPO

Apenas publicado em formato on-line, seu autor, o jornalista Antonio Roberto de Paula, faz um relato inédito sobre um dos veículos de comunicação mais importantes da cidade: a Folha do Norte do Paraná, que era de propriedade do bispo Dom Jaime Luiz Coelho.

MARINGÁ: ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Escrito pelo historiador Arthur Andrade, o livro foi publicado apenas em 1979, e trata de temas históricos, estatísticos e sociais. O autor ainda faz uma análise daquele final de década sobre os movimentos econômicos da cidade, bem como projeções do desenvolvimento local.

DA ARTE DE VOTAR E SER VOTADO

Produzido a partir de extensa pesquisa de um dos mais renomados historiadores da cidade, Reginaldo Benedito Dias, o livro faz uma abordagem ampla sobre a formação e a consolidação partidária na cidade, bem como os bastidores de corridas eleitorais realizadas desde sua emancipação política.

O FENÔMENO URBANO NUMA ZONA PIONEIRA: MARINGÁ

De autoria da historiadora France Luz, que foi fruto de sua dissertação de mestrado defendida em 1980, é uma das raras obras de indispensável leitura àqueles interessados em conhecer a história de formação e consolidação de Maringá.

SALA DOS SUPLÍCIOS: O DOSSIÊ DO CASO CLODIMAR PEDROSA LÔ

Trata-se de uma investigação profunda acerca do caso mais impactante da história de Maringá: o assassinato do garoto Clodimar Pedrosa Lô, ocorrido em 1967, e os ecos que se propagam até os dias de hoje. Esta será a 3ª edição do livro, que é de autoria do pesquisador Miguel Fernando.

 

Ainda, cada livro será encaminhado em uma caixa exclusiva e com sobrecapa da coleção deste projeto. Ambas as artes serão elaboradas pelo artista plástico maringaense, Paolo Ridolfi. Colocar sua coleção na prateleira fará ainda mais sentido!

Quem é Paolo Ridolfi?

Paolo Ridolfi nasceu em Maringá e iniciou sua carreira artística na década de 1980, em São Paulo. Desde então, realiza exposições individuais e coletivas em galerias e instituições culturais do país, entre as quais destacam-se O Estado da Arte (2010) e Experiências Contemporâneas (2009).

Críticos de arte e curadores como Agnaldo Farias, Arthur do Carmo, Fernando Cocchiarale, Leda Catunda e Mariana von Hartenthal já escreveram sobre o trabalho de Ridolfi. Sua obra integra acervos institucionais como o do Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e a Coleção Marcantônio Vilaça.

Em 2020, Ridolfi recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná.

---------------

Mas quanto tudo isso custará? Bem, não há custo, mas sim valor!

Você pode ter acesso ao Clube do Livro Maringá Histórica pela bagatela de apenas 6x de R$ 59,90 (você também pode pagar à vista ou em parcelamento menor).

É ISSO MESMO! Cada livro, com todos os extras, terá o valor de apenas R$ 59,90!

Não fique de fora! A participação no clube é limitada para apenas 200 pessoas.

Sobre o Maringá Histórica:

O projeto Maringá Histórica surgiu em 2004, por meio do pesquisador Miguel Fernando, com o objetivo de reunir vídeos antigos do Norte e Noroeste do Paraná, em especial da cidade de Maringá. Contudo, a proposta ganhou uma esfera maior do que o esperado e se transformou em Blog no ano de 2009. Em 2015, ganhou página no Facebook, onde tem mais de 14 mil curtidas, além de ter iniciado a produção de vídeos para o Youtube com conteúdos sobre pontos e estruturas da história local, onde contabiliza mais de 20 mil inscritos. No Instagram conta com mais de 20 mil seguidores. Com essas importantes ferramentas, a história local se tornou acessível ao grande público (www.maringahistorica.com.br).

Atualmente, o projeto Maringá Histórica se transformou no maior acervo histórico virtual independente do Brasil. São mais de 2,6 mil publicações com arquivos imagéticos, documentos, textos e depoimentos sobre a cidade de Maringá.

 

* Exclusivo para endereços situados em Maringá-PR. Para despachos fora dessa localidade, será cobrada a taxa de envio conforme tabela dos Correios.

** Os debates sobre os livros ocorrerão presencialmente. Salvo em condições adversas de pandemia ou orientações legais. Nesse caso, o mesmo se dará em formato on-line.

*** Os livros serão produzidos com medida de 15,5x22,5 cm, com papel Pólen Bold de 90 gramas e capa com cartão tríplex de 300 gramas.


A hora é agora! Contribua com
Clube do Livro Maringá Histórica

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Maringá Histórica | Canal no YouTube

Conheça quem está à frente desta campanha

Maringá Histórica
  Maringá Histórica
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.