Abas primárias

Conexão Suricato Itália

Educação - Belo Horizonte, MG
kicks
Arrecadados da meta de R$65.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 04/06/2018.

Recompensas

Diálogos com a loucura

#conexaosuricatoitalia

 

  • A Suricato

A Suricato é uma Associação de Trabalho e Produção Solidária de inclusão social para portadores de sofrimento mental num projeto pioneiro no Brasil há 15 anos.

A Suricato nasce num contexto de liberdade e respeito aos direitos dos cidadãos em sofrimento mental, onde a necessidade de sua inclusão social é uma premissa do modelo assistencial da saúde mental em Belo Horizonte.

Esta associação se harmoniza com os princípios do associativismo, do cooperativismo e da economia solidária e tem como referência as cooperativas sociais italianas.

  • Nossa História

A Suricato surgiu a partir da formulação de uma demanda dos usuários da rede de saúde mental que foi acolhida nos espaços democráticos do Fórum Mineiro de Saúde Mental que desenvolveu uma estratégia promotora de direitos com vistas à inserção das pessoas no mundo dos contratos sociais, ao realizar com os interessados, cursos de qualificação profissional, no período entre 1999 a 2004.

Hoje somos quatro núcleos de produção e um núcleo de serviço: Mosaico, Costura, Culinária, Marcenaria e o Espaço Cultural onde apresentamos à sociedade o que fazemos em parceria com artistas da música, do teatro, da dança, da poesia. Nesse lugar marcamos presença no circuito cultural da cidade e nele imprimimos nossa diferença. Esse trabalho produz sujeitos desejantes, livres e criativos num ambiente acolhedor. Cerca de 50 pessoas entre 20 e 70 anos protagonizam esta experiência

  • Nosso Sonho

Desde o final do ano de 2015, associados, trabalhadores e apoiadores da Suricato acalentam o sonho coletivo de ir à Itália, para ver de perto a experiência das Cooperativas Sociais ali organizadas, pensando a ampliação  do seu espectro  de possibilidades...

Para esse intento, temos nos articulado às organizações italianas aqui em Belo Horizonte, tais como Associações de Imigrantes, o Consulado e as Organizações Culturais para aproximação da língua e da cultura italianas. Esse ousado projeto requer o envolvimento, desejo e parcerias com o objetivo de levantar recursos e demais condições para realização deste sonho construído coletivamente. Esta atividade tem como objetivo localizar potencialidades pela troca de experiências e o intercâmbio de saberes na diversidade das práticas, bem como a convivência na pluralidade dos participantes, promovendo o enriquecimento e o amadurecimento do trabalho que empreendemos.

Este projeto, construído coletivamente é a oportunidade de conhecermos o fazer italiano no que se refere à inclusão produtiva dos usuários da saúde mental e à organização das cooperativas sociais, bem com os serviços e seu funcionamento. Para nós significa avanço, crescimento, uma conquista.

Consideramos importante esta interlocução com a Itália, berço revolucionário onde teve início as formulações e a realização da desconstrução dos manicômios, afirmando que a loucura é uma experiência humana com todos os seus direitos, dentre eles, o trabalho que nos aponta um sentido e uma identidade.  

Em tempos de contabilizáveis riscos e retrocessos na democracia, esta oportunidade conquistada significa a afirmação da Reforma Psiquiátrica brasileira ao conectar-se à experiência italiana nos 40 anos da inspiradora referência Basagliana.

“E o vento experimenta o que irá fazer com sua liberdade” (Guimarães Rosa)

Junte-se a nós e faça parte de um grupo seleto de pessoas que tiram projetos fantásticos do papel, tornando o mundo melhor e fazendo o bem. Precisamos e contamos com a sua ajuda! Eu acredito em mim, eu acredito em você, eu acredito em nós para a concretização desse grande sonho!


A hora é agora! Contribua com
Conexão Suricato Itália

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Twitter

Conheça quem está à frente desta campanha

Suricato Associação de Trabalho e Produção Solidária
  Suricato Associação de Trabalho e Produção Solidária
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.