CRÔNICA HISTÓRICA E SENTIMENTAL DE BELÉM

Livros – Belém, PA
Iran de Souza 4 anos

Mesa literária em Ribeirão Preto

Olá,

Tenho uma boa para lhe contar em off, como dizemos em jargão jornalístico.

É algo que ainda não posso divulgar enquanto os detalhes não forem finalizados.

A campanha de financiamento coletivo da "Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará", que você está apoiando, já está dando outros frutos.

Pois é, esta campanha foi vista, juntamente com algumas notícias sobre o livro, por curadores do Sesc de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde está sendo organizado um evento sobre o Pará.

E adivinhe só: eles me convidaram para uma mesa literária em março, na qual falarei sobre o meu trabalho, sobre a cidade e sobre a cultura paraense em geral.

Obviamente, estou me sentido honrado pelo convite.

Vou lá; não poderia deixar de ir; e espero representar bem a cidade, juntamente com outros escritores, artistas, intelectuais e produtores culturais que também estarão presentes.

É isto o que tenho para lhe contar hoje.

O livro continua no prelo.

A gente vai se falando.

Um abraço,

Iran de Souza

Iran de Souza 4 anos

O NOSSO LIVRO ESTÁ NO PRELO

Bom dia!

Faltam 22 dias para o encerramento da nossa campanha.

E é muito bom que você, largando na frente, adquiriu antecipadamente o seu exemplar ou exemplares.

Obrigado, mais uma vez, pela sua participação em nosso financiamento coletivo.

Apenas para mantê-lo informado, a 'Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará' já está no prelo, isto é, está em processo de finalização na editora.

Em breve vamos informá-lo a respeito do lançamento.

E não esqueça: divulgue o livro, fale sobre ele para seus amigos, parentes, colegas de trabalho.

Um abraço,

Iran de Souza - autor
Sergio Bastos - ilustrador

Iran de Souza 4 anos

OUTRAS PESSOAS ESTÃO SEGUINDO O SEU EXEMPLO

Bom dia!

É com muita alegria que, passado o Natal, verificamos a participação de mais pessoas na campanha para a edição da 'Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará'.

Logo, logo, isto é, no primeiro semestre de 2016, o livro estará em suas mãos.

Mais uma vez, obrigado; obrigado por sua afinidade e sua cumplicidade com a nossa proposta de repassar a história da cidade em linguagem leve, dinâmica e acessível para leitores de todas as idades.

Compreender o nosso próprio lugar é, no fim das contas, compreender o mundo. Você não acha? Pois é, esta foi a certeza que nos moveu neste projeto.

E, se a nossa animação para empreendê-lo já era grande, com a sua participação ficou ainda maior.

Divulgue o nosso livro. Fale dele para outras pessoas.

Um grande abraço,

Iran de Souza

Iran de Souza 4 anos

ADIANTADA, A 'CRÔNICA' EM BREVE VAI PARA O PRELO

Olá,

Você já deu a sua contribuição para a publicação da 'Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará', e eu estou muito grato por isso, mas muitos de seus amigos, parentes e conhecidos não.

Então volto a lhe sugerir que fale do livro para eles e do quanto é importante que apoiem o projeto de sua publicação.

O projeto da 'Crônica' está bem adiantado, viu? Nesta semana fechei os originais e enviei para a editora, que já começou a trabalhar no projeto gráfico, isto é, a definir seu visual da da capa à contracapa. Depois o livro vai entrar no prelo.

Após ouvir dois excelentes consultores - o historiador Geraldo Mártires Coelho, um grande especialista em história do Pará e da Amazônia, e o escritor e pesquisador João Meirelles Filho, autor de livros importantes sobre a nossa região -, eu ajustei alguns detalhes dos meus textos, selecionei todas as imagens juntamente com o ilustrador, meu colega Sergio Bastos, e dei o trabalho por terminado.

Não é fácil chegar nesse ponto. A 'Crônica' demandou cerca de um ano de trabalho. A maturação do projeto, que na verdade remonta a uma entrevista que fiz em 2007, levou tempo; a pesquisa foi extensa e a escrita, trabalhosa. Como se diz em linguagem popular, um parto. E um parto difícil. Aqui para nós, houve textos escritos, reescritos, mexidos e remexidos por mim cerca de trinta vezes. Não todos, é claro, mas alguns especialmente trabalhosos.

Ver o livro se encaminhar para a publicação, como eu vejo agora, dá até um frio na espinha. Em breve ele estará em suas mãos e finalmente vou poder compartilhar com você o meu passeio histórico e sentimental pela cidade que foi o marco inaugural da Amazônia brasileira. Como você já deve saber, o livro fala um pouco da geografia da cidade, de sua história, de seu processo político, do sangue derramado e multiplicado para a sua formação, dos olhares e percepções que atraiu de viajantes e naturalistas, dos lugares emblemáticos de seu perímetro urbano e suburbano, da religiosidade de sua gente e dos elementos e personagens pitorescos de sua cena contemporânea.

Como digo no video postado no Kickante, o livro me ensinou muito sobre Belém, a Amazônia e o mundo. E minha felicidade em compartilhar esse aprendizado com você é enorme.

O Natal está vindo aí. E eu já ganhei vários presentes. O melhor deles foi a sua contribuição para a 'Crônica Histórica e Sentimental de Belém'. Muito obrigado mesmo! A gente se vê em breve no lançamento.

Iran de Souza

Iran de Souza 4 anos

JÁ TEMOS AS PRIMEIRAS CONTRIBUIÇÕES

Olá,

Em menos de 24 horas já temos 7 contribuições para a publicação da "Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará".

Obrigado a você que é um desses contribuintes. É muito legal saber que você está apoiando o projeto do meu livro.

Em breve ele estará em suas mãos.

Agora fale do livro para os seus amigos também.

Vamos aproveitar esse momento em que a cidade completa 400 anos para pensar e repensar Belém do Pará, a Amazônia e o país.

Um grande abraço,

Iran de Souza