Abas primárias
Devolvendo peixes-bois da Amazônia à natureza
NOSSA HISTÓRIA
Devido a caça ilegal e a captura acidental em redes de pesca, filhotes órfãos de peixes-bois da Amazônia são resgatados e levados para reabilitação no cativeiro em Manaus, Amazonas.
Desde 2008, mais de 30 peixes-bois reabilitados já foram soltos e monitorados na natureza. Em agosto de 2020, outros 10 peixes-bois terão a chance de viver novamente nos rios e lagos da Amazônia Brasileira.
Seu apoio é muito importante! Junte-se a nós hoje e faça parte dessa campanha!

POR QUE MONITORAR PEIXES-BOIS DEVOLVIDOS À NATUREZA?
O monitoramento pós-soltura dos peixes-bois é extremamente importante para avaliar o sucesso na adaptação dos animais às condições do ambiente natural.

Estudar peixes-bois da Amazônia requer paixão e determinação. Esses animais são discretos e vivem em amplo meio aquático e de águas escuras, no qual é impossível ver o que fazem embaixo da água.
Antes da soltura, um cinto transmissor VHF é adaptado no pedúnculo caudal do peixe-boi. Esse cinto pesa 800g e dura em média 500 dias e não altera o comportamento natural dos animais.
O monitoramento utiliza um pequeno barco de alumínio motorizado. É feito diariamente por comunitários treinados (ex-caçadores), promovendo o empoderamento local e um senso de responsabilidade das comunidades ribeirinhas com a proteção dessa espécie ameaçada de extinção e exclusiva da Amazônia.
Além disso, o monitoramento possibilita:
- Oportunidade única para obter informações biológicas sobre o comportamento e deslocamento dos animais. Estes dados são fundamentais para apoiar políticas públicas e outras decisões de manejo e conservação do peixe-boi em diversas regiões da Amazônia.
- A recaptura de alguns animais algum tempo após a soltura para avaliar o estado de saúde. Para nossa alegria, constatar a gravidez de uma de nossas fêmeas, como ocorreu em 2019. Este resultado confirma o enorme sucesso do Projeto.
O QUE SERÁ FEITO COM O SEU APOIO
O valor arrecadado será usado para cobrir os custos de monitoramento de cinco peixes-bois da Amazônia devolvidos à natureza. Esse custos incluem a compra de combustível para a embarcação e pagamento de assistentes de campo (comunitários da Reserva Piagaçu-Purus), durante um período de seis meses, em 2020.

Se ultrapassarmos a meta: sucesso! O tempo de monitoramento dos animais será ampliado, melhorando nossa avaliação sobre a adaptação dos animais e aumentando a coleta de informações ecológicas para a conservação da espécie.
Caso a meta não seja alcançada, diminuiremos o tempo de monitoramento dos animais.
O PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA
É um mamífero aquático, herbívoro, e a única espécie de peixe-boi a viver exclusivamente na água doce. Foi intensamente explorado no passado, e atualmente, mesmo protegido por lei, continua sendo caçado para comercialização ilegal de sua carne nos mercados populares da região amazônica. Por conta disso, a espécie encontra-se ameaçada de extinção.
QUEM SOMOS
A Associação Amigos do Peixe-boi - AMPA, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há 20 anos, promove a conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia, por meio de ações socioambientais, apoio à pesquisa cientifica e construção de políticas públicas.
Esperamos que esta campanha estimule nas pessoas o sentimento de encantamento e o desejo de participar da preservação do carismático peixe-boi da Amazônia.

_______________________________________________________________________________
Regulamento para escolha de nomes para peixes-bois da Amazônia
-
A Campanha "Devolvendo Peixes-bois da Amazônia à Natureza" é promovido pela Associação Amigos do Peixe-boi - AMPA, inscrita sob o CNPJ nº 04.212.442/0001-52, estabelecida na rua Jaú, 17, Vila Balbina, Presidente Figueiredo-AM, CEP 69736-000.
-
A Campanha tem caráter cultural e a participação é voluntária. Está vinculada a modalidades de pagamento, vinculada à doação financeira de diferentes valores para a aquisição de brindes e/ou recompensas.
-
Esta Campanha é dirigida ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas, que sejam brasileiros ou que possuam CPF (Cadastro de Pessoa Física) e que estejam aptos a contribuir na plataforma de doação Kickante.
-
Para participar da Campanha na modalidade de “escolha o nome do filhote órfão de peixe-boi da Amazônia”, o participante deve acessar o site www.kickante.com.br/devolvendo-peixes-bois-da-amazonia-natureza e doar o valor que corresponde à escolha do nome para o animal, R$1.000,00 ou R$5.000,00. A doação poderá ser anônima, se for da escolha do participante.
-
O prazo limite para doação será até às 00h do dia 20 de abril de 2020.
Avaliação e Julgamento
-
Ao fim do período de doações no Kickante, um grupo formado pela equipe da AMPA irá avaliar se o nome se enquadra nos critérios estabelecidos.
-
Os nomes aceitos serão postados em matéria no site e nas redes sociais da AMPA ao fim da Campanha.
-
Os filhotes órfãos de peixe-boi devem ser nomeados com nomes que privilegiam e homenageiam a cultura nativa ancestral do Brasil. São opções válidas nomes de rios, etnias indígenas, expressões em línguas nativas do Brasil e frutas locais.
-
Caso o nome escolhido já tenha sido utilizado em outro animal, o doador será avisado por e-mail para que outro nome seja sugerido.
-
A escolha do nome fica a cargo do doador obedecendo aos critérios estabelecidos no item 8 e só será aceito o envio do formulário pelo contato cadastrado pelo doador.
-
A recompensa coletada com a doação é individual e intransferível, não passível de troca e não poderá ser convertida em dinheiro.
Informações legais
-
Ao participar, o doador concorda automaticamente com todos os termos deste Regulamento.
-
O doador autoriza a utilização do seu nome e imagem pela AMPA em qualquer mídia existente, incluindo redes sociais e sites de internet.
-
Este regulamento poderá ser alterado pela AMPA sempre que necessário, sendo que a divulgação de uma nova versão deste Regulamento será feita imediatamente por meio dos canais que a AMPA julgar necessários.
-
Por ser uma Campanha realizada pela internet, a AMPA não tem como garantir que a plataforma Kickante estará livre de interrupções ocasionadas por eventos internos ou externos.
-
A AMPA reserva-se o direito de, a qualquer momento e por critérios exclusivos, interromper e/ou cancelar essa modalidade de recompensa na Campanha. Caso isso seja necessário, não há obrigação por parte da AMPA de reparar ou indenizar qualquer participante.
-
Todos os casos omissos ou não previstos neste Regulamento serão analisados e decididos pela AMPA.
Outras informações pelo telefone (92) 3236-2739 / [email protected] .
Saiba mais sobre o criador desta campanha:
Facebook | Website | Instagram | Colabore com a campanha. Clique aqui!Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.