Abas primárias

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA NATAL 2019

Meio ambiente, RN
kicks
Arrecadados da meta de R$135.000,00
Encerrado!
Campanha flexível

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 21/09/2019.

FAÇA PARTE DA MAIOR AÇÃO CÍVICA MUNDIAL#WORLDCLEANUPDAY #DIAMUNDIALDALIMPEZA

 

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's DoIt!” ou “Vamos fazer isso!” www.letsdoitworld.org, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo. No Brasil, o movimento Let’s do It! Iniciou em 2011 – pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It!www.limpabrasil.org, e, em 2018 todos os países se uniram para a realização do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza - www.worldclenupday.org. No Brasil, www.diamundialdalimpeza.com.br conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde www.teoriaverde.com.br.

Considerada a maior ação cívica da história, uniu em 2018, mais de 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro).No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. Em 2019, a edição será realizada no dia 21 de setembro e sua PARTICIPAÇÃO ÉFUNDAMENTAL!

Quais resultados obtidos na Estônia? Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo.

 

O Dia Mundial da Limpeza no Brasil

 

A meta é mobilizarmos 1000 cidades no Brasil e mais de 500 mil voluntários para participarem dos mutirões e de ações educativas ao longo da semana (16 a 21/09).

Como a sua cidade pode participar da ação? O Dia Mundial da Limpeza organizado pela rede Let’s do it! tem como principais atores os voluntários e suas cidades. Os atores podem ser pessoas e organizações como, por exemplo, a comunidade local, ONG, instituto, cooperativa, OSCIP, associação, dede que seja a política, e tenha valores que combinem com o Let´s do it! e vontade de cooperar com a causa.

O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.

 

Destaque nacional e internacional

 

O apoio da prefeitura é muito importante por meio das Secretarias de Educação, Limpeza Urbana e Meio Ambiente, Saúde e Comunicação, para que os resultados sejam ainda melhores. O conteúdo gerado com informações da ação, assim como seus resultados, estará na rede Let´s do It no Brasil e no mundo. É muito importante mostrar que o município está preocupado com esse problema.

 

O Dia Mundial da Limpeza em Natal

 

21 de setembro de 2019 será o Dia Mundial da Limpeza, nossa cidade estará realizando a segunda edição dessa ação, ano passado fizemos bonito e nos destacamos do resto do Brasil, o desafio este ano será ainda maior, pois nessa data também lançaremos o projeto para tornar nossa capital a mais limpa do país. Em Natal atuaremos de Ponta Negra a Redinha e mais 04 pontos distribuídos entre os bairros do Alecrim, Centro e duas praças de nossa cidade. Esses locais serão os principais alvos dessa ação, mas diante do grande desafio que está por vir, teremos um papel ainda maior, educar, conscientizar e engajar os moradores da nossa linda cidade. Preparem-se para participar aonde quiserem atuar, porém da maneira certa, com equipamentos e materiais necessários para a coleta do lixo, como também escolher o local e destinar os resíduos coletados em pontos oficiais da Urbana para que esses materiais não tenham um destino inadequados. Para a ação que iremos fazer a cobertura, ao longo de toda a orla marítima e os demais pontos de concentrações, contaremos com aproximadamente 5.000 voluntários de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros. Natal irá participar desta ação pela segunda vez, mostraremos para o Brasil e ao mundo que estamos juntos, com o objetivo único de conscientização ambiental, firmamos o apoio da Prefeitura do Natal, com os seguintes órgãos: Urbana, STTU, Secretaria de Comunicação, entre outros; como também de empresas privadas.

Essa ação será apenas um início de um grandioso trabalho. A NOSSA META É TORNAR NATAL A CAPITAL MAIS LIMPA DO BRASIL, vamos mobilizar todos os habitantes incansavelmente, até que cada um se conscientize da importância que é manter o meio ambiente limpo, tanto para a natureza como para todos os seres vivos. E que preservar e não sujar seja um hábito de cada cidadão.


A hora é agora! Contribua com
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA NATAL 2019

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

INSTAGRAM

Conheça quem está à frente desta campanha

Instituto Cidade Limpa
  Instituto Cidade Limpa
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.