Abas primárias
ELEAS - Exposição Fotográfica

Desde o ano de 2002 eu tenho me interessado pelo universo afro-brasileiro, quer seja ligado à história do Brasil, ou do campo das artes ou do reforço da identidade étnico-racial de nosso povo.
A partir do extinto Portal Casting Black, o meu olhar sobre o universo afro tem se aflorado cada vez mais, através de palestras, livros, blogs, mundo virtual e de eventos, feiras e comemorações.
As fotografias que faço, em eventos sociais e manifestações culturais, sempre permeiam as pessoas e gentes ligadas à africanidade e identidades étnico-raciais.
Este é um dos grandes assuntos aos quais me interesso e me dedico cada vez mais, com mais propriedade e afinco.
O Projeto da Exposição ELEAS surgiu desta necessidade de mostrar, através de minhas lentes, o olhar, o rosto, a cultura e a formação do povo negro brasileiro. ELEAS é sobre eles, ELEAS é sobre elas.
É uma exposição que parte do individual para o coletivo, da busca para a conquista e, consequentemente, do invisível para a cena da própria identidade.
Ser negro no Brasil é um grande desafio.
Creio que a exposição ELEAS será também, uma nova voz que a minha fotografia revela ao povo brasileiro sobre o individual, sobre o invisível, sobre a cultura e a formação do homem e da mulher negra no Brasil.
A Exposição ELEAS terá sua inauguração no final do mês de junho e acontecerá na cidade de São Paulo, no Espaço Refúgio, no Belenzinho, tradicional casa paulistana dedicado ao samba!(www.espacorefugio.com.br)
São, ao todo, 20 fotografias emolduradas no tamanho 30 x 40cm.
O valor arrecadado desta campanha é para a revelação e ampliação das imagens, a aquisição dos quadros, a montagem, divulgação, banners, sites, noite de abertura e para as palestras e talks que acontecerão durante o processo.
Ajude-nos a espalhar arte por São Paulo.
Muito obrigado pela sua contribuição.




Colaborando com 30,00 você terá seu nome listado no banner de apoiadores do projeto durante a Exposição
+
Nome na Lista de Apoiadores na Página Oficial do Projeto.

Colaborando com 50,00 você ganhará:
1 E-book com as fotos e textos da Exposição,
Agradecimento na página oficial e redes sociais,
Terá seu nome listado no banner de apoiadores do projeto durante a Exposição.

Colaborando com 75,00 você ganhará:
1 fotografia da exposição ELEAS no tamanho 20x30cm*, autografado pelo fotógrafo;
1 convite para presença vip num bate-papo**, somente para contribuintes, na pré-estréia da Exposição.
1 E-book com textos e fotografias da Exposição;
Nome listado no Banner do Projeto durante a Exposição;
Nome na página oficial do projeto na lista de apoiadores.
* A ser retirado (a combinar)
** A ser agendado em São Paulo

Colaborando com 100,00 você ganhará:
1 Mini-Pôster de uma das fotografias no tamanho 30x45cm*, autografado pelo fotógrafo;
1 convite para presença vip num bate-papo**, somente para contribuintes, na pré-estréia da Exposição.
1 E-book com textos e fotografias da Exposição;
Nome listado no Banner do Projeto durante a Exposição;
Nome na página oficial do projeto na lista de apoiadores.
* A ser retirado (a combinar)
** A ser agendado em São Paulo

Colaborando com 200,00 você ganhará:
1 Convite para participar de um Rolê Fotográfico no Centro de São Paulo;
1 Quadro/Moldura* com 1 das fotografias da Exposição*, autografado pelo fotógrafo;
1 convite para presença vip num bate-papo**, na pré-estréia da Exposição.
1 E-book com textos e fotografias da Exposição;
Nome listado no Banner do Projeto durante a Exposição;
Nome na página oficial do projeto na lista de apoiadores.
* A ser retirado (a combinar)** A ser agendado em São Paulo

O fotógrafo Marcos Rogério da Silva, em artes Marcos Rogério Meneghessi, está no campo das artes e multimídia desde o ano de 2002 onde atuou como fotógrafo oficial do extinto Portal Casting Black que desenvolvia atividades culturais dedicadas à comunidade negra em São Paulo e outros estados até o encerramento de suas atividades em 2009.
No Colégio de São Bento em São Paulo entre 2004 e 2008 foi professor na área de oficinas multimídias desenvolvendo atividades como jogos educativos, animações em Stop Motion, Fotografia para Web Sites e produção de vídeos institucionais.
No campo teatral atuou entre 1998 e 2012 como técnico de iluminação e light designer para grandes companhias teatrais de São Paulo, destacando o Teatro Folha, o Espaço Parlapatões, a Cia Le Plat du Jour entre outros tendo como função principal a utilização da luz cênica em interação com atores e cenários.
Desde 2010 vive na cidade de Itanhaém e em 2012 após ter feito mais de 400 fotografias da cidade, iniciou um movimento de criação do COFIT – Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém que há 6 anos vem desenvolvendo diversas atividades culturais na cidade como exposições, workshops, palestras, PhotoTracking e outros eventos. O fotógrafo Marcos Rogério foi eleito presidente do COFIT em 2012 e renovado sua eleição em 2017 onde esteve à frente também de atividades para a criação do Dia Municipal da Fotografia comemorado em 18 de abril em Itanhaém e também participou das 3 edições da Semana da Fotografia na cidade que recebeu mais de 150 fotógrafos de todo o estado e contou com palestras, mostras fotográficas e com a presença dos renomados Araquém Alcantara, Juca Varella e Nair Benedicto.
Atuou em diversas exposições coletivas promovidas pelo COFIT e registra desde 2012 todas as edições da tradicional e folclórica Festa do Divino que acontece em Itanhaém há mais de 300 anos.
Em 2015 inaugurou sua exposição Narrativa Caiçara com 48 obras fotográficas retratando a região da baixada santista e litoral sul paulista. Esta exposição teve seu início em Itanhaém no Espaço Gabinete de Leitura e desde 2016 percorre, ainda ativa, outros espaços culturais, destacando no mês de março de 2016 suas obras expostas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Marcos Rogério é considerado um incentivador das artes fotográficas na região, sendo destacado pelas suas palestras e atividades como também na criação do site Esporte Foto, dos podcasts Falatudo Fotografia e Photographês e recentemente, como fundador do Instituto Fotografia para Todos.
Recentemente teve obras de sua autoria no Festival Mosaico Santista em Santos e também obras selecionadas na Mostra Brasil Afro-2018 de Sorocaba.
Em 2019 autou como professor de fotografia móbile do SENAC São Paulo, na unidade de Taboão da Serra e realiza palestras e workshops sobre Mobgrafia.

No orçamento da Exposição ELEAS não há nenhum valor dedicado ao meu trabalho como fotógrafo, todo o valor arrecadado está sendo destinado à montagem dos quadros, da exposição, à taxa Kickante e manutenção do site da Exposição!
É uma alegria realizar este sonho de colocar as minhas fotos em uma Exposição própria e em São Paulo. Muito obrigado!

Saiba mais sobre o criador desta campanha:
Facebook | Twitter | InstagramVocê acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.