Abas primárias

Expansão Projeto OCA Reabilitação

ONGs - Rio de Janeiro, RJ
kicks
Arrecadados da meta de R$65.000,00
ONG Amiga
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 06/08/2017.

Recompensas

Nós do Projeto Oca Reabilitação lutamos ininterruptamente há 19 anos para minimizar o impacto das deficiências físicas de crianças. Atualmente atendemos pouco mais de 50 pequenos, mas com sua colaboração construiremos novos espaços de aproximadamente 70 a 100 m2 o que nos permitirá o atendimento a mais famílias. Faça parte!

Colabore agora para prestarmos mais apoio à crianças com deficiência física → → →

Nós da Oca Reabilitação lutamos todos os dias para dar futuras oportunidades de inclusão social para as crianças, principalmente sabendo que muitas famílias abandonam os filhos somente pelo fato delas portarem algum tipo de deficiência física. Isso nos corta o coração, por isso contamos muito com sua colaboração para manteremos o que já possuímos e ampliaremos cada vez mais a OCA, levando mais felicidade e esperança para as famílias dessas pobres crianças.

Clique ao lado para ampliarmos o atendimento às crianças com deficiência e garanta recompensas exclusivas → → →

NOSSAS RECOMPENSAS

Camisa Oca Autismo

Camisa Oca 

Camisa Oca Festa Junina 

Camisa Oca Outubro Rosa

 

KIT dia dos Pais da OCA

 

Copo Twister personalizado da OCA

Copo Drink personalizado da OCA

Caneca personalizada da OCA

O PROJETO OCA REABILITAÇÃO

A OCA tem um histórico na habilitação de crianças e adolescentes com retardo mental ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e déficit cognitivo; atuamos nos últimos 07 anos nesta área, tempo em que desenvolvemos uma metodologia em que buscamos a integração das crianças nas famílias, a habilitação das crianças e adolescentes e o amparo socioeconômico dos atendidos.             

HISTÓRICO 

A OCA – Organização Cultural Alternativa iniciou suas atividades em 11 de janeiro de 1998, estamos funcionando, initerruptamente, há 19 anos. No início de suas atividades a Organização ocupou um vácuo no desenvolvimento e formação de quadros na área da cultura na Zona da Leopoldina, região rica de quadros, mas ao mesmo tempo, excluída do Circuito Cultural da cidade. Destacamos, por relevante, que a OCA desenvolvia trabalhos voltados para as áreas da cultura e arte, como: artes cênicas e circenses, advindo daí, e da inspiração da música “Sociedade Alternativa”, do saudoso Raul Seixas, o nome OCA – Organização Cultural Alternativa.    

COMO ATUAMOS

A OCA Reabilitação atua através de protocolos de Estimulação Precoce das crianças de 0 a 7 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, compomos uma rede de serviços de habilitação e reabilitação física; nossos atendidos, em sua maioria, são encaminhados pelas enfermarias de obstetrícias dos seguintes hospitais públicos:  Hospital Federal dos Servidores  do Estado (HSE) - http://www.hse.rj.saude.gov.br/  e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ - http://www.hucff.ufrj.br/.

A OCA é uma organização especialista em estimulação precoce, atuamos com microcefalia em casos, que em sua maioria, advindos de sequelas do citomegalovírus; assim, constituímos um corpo técnico, seja como voluntários ou profissionais do quadro, que atua de forma multi e interdisciplinar nas áreas de neurologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e psicopedagogia.

Estamos alinhados e respeitamos um preceito pétreo de estimulação precoce, no caso: a unicidade de atuação. É importante conhecer o desenvolvimento típico para poder identificar possíveis desordens presentes. Nesse ponto, o papel da equipe multidisciplinar é muito importante, pois para efetividade da estimulação precoce é necessário o auxílio de todas as demais áreas na realização de seu trabalho de prevenção e reabilitação 

OS IMPACTOS DO PROJETO OCA REABILITAÇÃO PARA A SOCIEDADE

Segundo dados do IBGE relativos às Pessoas com Deficiências nos revelam a necessidade de ampliação contínua da Rede de Atendimento às Pessoas Com Deficiência – PCD; neste contexto, o Projeto OCA Reabilitação une-se aos esforços de criação de uma Rede de Atendimento com ênfase não só na entrada do atendido, mas principalmente na saída, em busca de uma Pessoa com Deficiência com autonomia e inserção social. Apresentamos os dados e a desagregação na Região de atuação da OCA.O que significa, infelizmente, cerca de 45,6 milhões de pessoas com deficiência - Fonte: IBGE – Censo 2010. Transpondo tais parâmetros para o município do Rio de Janeiro e tendo como base metodológica os parâmetros do Instituto Pereira Passo – IPP – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro teríamos o total de 564.000 pessoas com deficiencia. 

Segundo a reportagem do Jornal O Globo de 11 de janeiro de 2016 famílias estão abandonando os filhos portadores de paralisia cerebral e microcefalias, vejamos:

" O estado provoca graves dificuldades motoras, com atrofia e entortamento dos membros, dificuldades respiratórias, epilepsia e algum grau de atraso intelectual. Em alguma medida, todos eles compreendem o mundo ao redor e têm as interações limitadas pelos problemas de fala e de visão que resultam das lesões neurais. A paralisia cerebral pode acontecer associada à microcefalia - situação em que as crianças nascem com cérebros menores ou não o desenvolvem com o passar do tempo - em uma interação ainda pouco explicada pela ciência. O atendimento de cada criança na Cruz Verde é complexo e custa R$ 4 mil por mês.

— As mães que abandonam as crianças não têm qualquer estrutura econômica, social ou familiar para fazer frente ao desafio de cuidar delas. Além do preconceito, da rejeição, essas mães normalmente já foram abandonadas pelo pai da criança. Algumas são usuárias de drogas, não têm família e já têm muitos filhos — afirma a assistente social do hospital Jéssica Pereira da Silva."

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/familias-abandonam-criancas-com-microcefalia-paralisia-cerebral-18447204#ixzz49o9MgLVk 

O projeto OCA REABILITAÇÃO tem como objetivo minimizar os impactos das deficiencias fisicas e mentais como Autismos, sindrome de down, dentre outros disturbios cognitivos na fase adulta das crianças e adoslescente tratadas pelo nosso projeto, dando oportunidades no futuro de inclusão na sociedade e com capacidades laborativas. No Brasil já estamos com mais de 2.400 casos de microcefalia confirmados, na grande maioria derivado do zika virus. 

ATENDIMENTO AS FAMILIAS 

O projeto OCA REABILITAÇÃO realiza o trabalho com as familias dos assistidos como: acompanhamento de assistente social, participação em eventos culturais e oficinas. vejamos:

Contação de Estoria dia das Crianças 2016

Dia das Crianças 2016

 


A hora é agora! Contribua com
Expansão Projeto OCA Reabilitação

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | oca organização cultural alternativa

Conheça quem está à frente desta campanha

Andre Nogueira
  Andre Nogueira
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.