Abas primárias

Fábrica de Árvores dos Meninos de Araçuaí

Meio ambiente - Araçuaí, MG
kicks
Arrecadados da meta de R$50.000,00
Encerrado!
Campanha flexível

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 09/01/2016.

Recompensas

  • R$100,00

    Flamboyant (sementes)
    A Delonix regia, conhecida por flor-do-paraíso, flamboyant, flamboaiã e acácia-rubra. É nativa da ilha de Madagáscar e da África tropical. Apesar de estar ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental.Para germinar, basta lixar as laterais da semente alguns milímetros com uma lixa número 150 encontrada em Material de construção (não lixe as pontas ), após o lixar, deixe as sementes na água limpa por 24 horas, plante na terra e regue todos dias até germinar.
    5 pessoas kickaram.
    Entrega estimada em 10/02/2017

 

 

"Todas as crianças de Araçuaí têm direito de tomar banho de rio"

 

 

 

Nosso objetivo é recuperar a mata ciliar do Rio Araçuaí nos limites do município de Araçuaí - MG, para que o rio fique protegido e para que nossas crianças possam nadar nas águas desse rio que é símbolo da cidade.

Araçuaí significa, em Tupi Guarani, “Rio das Araras Grandes”... Queremos vestir o rio Araçuaí com roupa verde, bordar uma floresta em torno dele, para que assim, talvez as araras (que andam sumidas) voltem a morar nas margens desse rio.

Para isso, construiremos uma espécie de "Fábrica de Árvores": um viveiro de mudas que irá produzir e abrigar plantas nativas necessárias para a arborização das margens do rio. A ideia inicial é manter o viveiro em atividade por um período de 5 anos, tempo que um ipê demora para florir... 

Queremos envolver o máximo de pessoas nos cuidados com o rio e com as árvores, desde a produção de mudas até o plantio. E já há, felizmente, muita gente reunida em torno dessa causa!

Do ponto de vista técnico, a recomposição da mata ciliar irá evitar a erosão das margens e o consequente assoreamento do rio, além de contribuir para a preservação da biodiversidade.

O trabalho de recomposição da mata será fundamentado no Código Florestal Brasileiro (Lei n.°4.777/65), que considera a mata ciliar uma Área de Preservação Permanente (APP). Pelo artigo 2º do Código Florestal deve-se respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio. No caso do rio Araçuaí, que tem entre 10 e 50 metros de largura, a preservação deve ser de no mínimo 50 metros de largura em cada margem.

O dinheiro arrecadado será usado para: construção do viveiro de mudas, sistema de irrigação, compra de equipamento e ferramentas para o plantio.

E pra começar a brincadeira, a meta inicial é plantar 50 mil árvores... vem com a gente?

 

Bora lá Criançada!

 

Imaginação:

Imagine as margens do rio Araçuaí cheias de árvores , flores e frutos!

Imagine...

 

 

 

Conheça um pedacinho da história desses meninos:

Matéria do programa Globo Cidadania sobre os Meninos de Araçuaí e o "Projeto Ser Criança" que nos inspira e dá sentido às nossas vidas...

 

 

Recompensa:


A hora é agora! Contribua com
Fábrica de Árvores dos Meninos de Araçuaí

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Twitter

Conheça quem está à frente desta campanha

Yuri Miranda
  Yuri Miranda
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.