FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA DO POVO HUNI KUI

Causas – Rio Branco, AC

Tadeu Siã Txana Huibei apoia a Fephac

Tadeu Siã Txana Huibei apoia a Fephac - Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre e pede apoio ao amigos pelo mundo.

No estado do Acre, os Huni Kuin são a maior p opulação indígena, vivendo atualmente em doze terras ao longo de sete diferentes rios: Purus, Envira, Murú, Humaitá, Tarauacá, Breu e Jordão.

Esse é um momento em que o povo Huni Kuin precisa se organizar de forma independente e a ajuda de cada um é fundamental!!!

Para fazer assembéias para juntar o povo e trabalharem na política Huni Kuin requer muito esforço.
VAMOS APOIAR! VAMOS APOIAR!

Assista- https://bit.ly/2Gy9qkK

POVO HUNI KUI GUARDIÕES DA FLORESTA E RIOS

POVO HUNI KUI GUARDIÕES DA FLORESTA E RIOS

Como povo originário deste território, temos dado as nossas contribuições para o planeta e um dos maiores exemplos de proteção e preservação da floresta amazônica com toda a sua Bio diversidade. São espaços que para a nossa historia é sagrado, que neste momento para por ameaças nas mídias pelos novos governantes políticos do Brasil, estamos preocupados com o futuro de nossas gerações, por isso precisamos do seu apoio para realizar esse grande encontro de nossos líderes. Conto com você.

Ninawa Inu Huni Kui
Presidente Huni Kui da FEPHAC

A beleza e a força do povo huni kui do acre

".... para nós huni kui, a autonomia e o protagonismo são palavras com profundo significado e muito bem compreendido pelo meu povo, e presentes no senso de liberdade, no uso de nossos direitos, de como compreendemos esses conceitos e de podermos tomar nossas próprias decisões. Permanecemos seguindo na trilha dos nossos ancestrais, de onde provem a nossa força espiritual, os conhecimentos tradicionais da medicina sagrada, da cura, dos kene, desenhos símbolo de nossa identidade cultural, o que confere os huni kui serem reconhecidos como os Guardiões da floresta e protetores da mãe terra. Estamos juntamente com outros povos indígenas lutando para asseguramos a continuidade da demarcação e manutenção dos territórios onde vivemos.
Desde jovens somos orientados pelos mais velhos a respeitar e cuidar das florestas e tudo que nela vive reconhecendo com um presente da mãe terra, para prover a sobrevivência humana seja indígena e não indígena. Assim nos reconhecemos como huni kui que significa homem verdadeiro. ..."

Ninawa InunHuni Kui