Abas primárias

GBioS - a ESALQ rumo a uma jornada científica

Educação - Piracicaba, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$3.000,00
Encerrado!
Campanha flexível

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 19/07/2017.

Recompensas

  • R$50,00

    Inscrição em Workshop sobre Biologia Sintética na ESALQ - valor integral
    No dia 05 de outubro, ocorrerá um workshop sobre Biologia Sintética para interessados na área. O evento acontecerá no departamento de genética. Logo logo disponibilizaremos mais informações. Obrigado!
    Entrega estimada em 05/09/2017

Quem somos?

 

Grupo de Estudos em Biologia Sintética (GBios), sediado no Departamento de Genética da ESALQ/USP e tutorado pela Profa Maria Carolina Quecine Verdi, foi idealizado em 2016 durante a disciplina de graduação Genética Molecular. O principal objetivo do grupo é propagar para os alunos os princípios de Biologia Sintética, disciplina atualmente embrionária no Brasil, e seu potencial de aplicação na área agro-florestal, formando profissionais diferenciados. Atualmente, o grupo conta com 19 participantes, dentre eles estudantes de graduação (Engenharia Agronômica e Florestal) e pósgraduandos de diferentes departamentos da ESALQ/USP, um docente do CENA/USP, Antônio Vargas de Oliveira Figueira, além de uma pesquisadora do Instituto de Inovação em Biossintéticos do SENAI, Dra Aline Romão Dumaresq. Nesse ano, o grupo irá participar da competição do iGEM (http://2017.igem.org/Main_Page), que ocorrerá em novembro, em Boston, nos Estados Unidos.

 

O que é iGEM?

 

 

A iGEM (International Genetically Engineered Machine), ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é uma das maiores competições internacionais na área de Biologia Sintética e ocorre desde 2004. Em 2016, reuniu 300 grupos de vários países, sendo duas equipes da USP agraciadas com medalhas de prata (USP-Unifesp) e bronze (USP-EEL). A edição iGEM 2017 será a primeira a contar com participação de um time da ESALQ/USP. O incentivo aos acadêmicos na participação de competições como a iGEM é fundamental para o desenvolvimento da área de Biologia Sintética do país. 

 

Nosso projeto: SuperBacc

 

Para participar da competição iGEM 2017, o GBios irá desenvolver um projeto para obtenção de um bioinoculante para plantas, denominado SuperBacc. Bioinoculantes são insumos biológicos para substituição de agroquímicos. A ação deles permite, por exemplo, disponibilizar nutrientes naturalmente presentes no solo ou ar e a produção de hormônios de crescimento, e com isso reduzir a necessidade de adição de fontes externas de nutrientes. Particularmente, o alto custo energético para a produção de fertilizantes nitrogenados e as reservas limitadas de fósforo mineral, fazem com que alternativas para o uso desses fertilizantes sejam de extrema relevância para a sustentabilidade da agricultura brasiliera. O projeto SuperBacc visa otimizar o papel benéfico de uma rizobactéria proveniente da biodiversidade brasileira. A linhagem de estudo, Bacillus sp. (RZ2MS9), é uma forte candidata a bioinoculante por seu efeito benéfico, previamente descrito, sobre o desenvolvimento de uma ampla gama de culturas, incluindo milho, soja, cana-deaçúcar e tomate. Testes laboratoriais mostraram resultados positivos para a interação dessa bactéria com plantas, incluindo efeitos benéficos como a solubilização de fosfato inorgânico, a fixação biológica de nitrogênio, e a produção de sideróforos e fitormônios. Assim, o projeto visa utilizar as ferramentas da biologia sintética para engenheirar o metabolismo dessa rizobactéria, e com isso potencializar os benefícios na promoção de crescimento vegetal e solubilização de fosfato, dando origem à SuperBacc, um super Bacillus bioinoculante para plantas. O nosso projeto será o primeiro do Brasil na competição iGEM a demonstrar a importância da ciência de ponta na agricultura e, desta forma, evidenciar que a biologia sintética pode ser a chave para a criação de algumas alternativas viáveis para o estabelecimento de agrossistemas mais sustentáveis, com a redução no uso de agroquímicos. 

 

 

Em busca do Ouro para o nosso país!!!


A hora é agora! Contribua com
GBioS - a ESALQ rumo a uma jornada científica

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook

Conheça quem está à frente desta campanha

GBioS ESALQ
  GBioS ESALQ
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.