Abas primárias

GBioS: procure nossa campanha ativa no kickante

Educação - Piracicaba, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$10.000,00
Encerrado!
Campanha flexível

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 13/05/2017.

Quem somos?

Nós, alunos de graduação e pós-graduação, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), considerada a quinta melhor escola em Ciências Agrárias em nível mundial, queremos representar o Brasil em uma competição internacional de Biologia Sintética. Gostaríamos de mostrar ao mundo nossas ideias inovadoras nas áreas de Ciências Agrárias e Biológica, apresentando um projeto de agricultura sustentável, que poderá impactar de maneira positiva a todos.

 

O grupo Grupo de Estudos em Biologia Sintética (GBioS) foi criado em 2016, na Escola Superior de Agricultura” Luiz de Queiroz”, com o intuito de propiciar aos estudantes de graduação um ensino mais aprofundado sobre as técnicas de Biologia Molecular mais modernas, incluindo a Biologia Sintética. Devido ao intenso desempenho e interação dos alunos com o programa, surgiu a ideia de expandir o grupo, visando sua participação em uma competição internacional de Biologia Sintética, a iGEM.

 

Objetivando a organização de um grupo mais estruturado e competitivo, alunos de graduação e pós-graduação receberam o apoio de professores dedicados para auxiliá-los nesta missão. Desde o início de 2017, o grupo vem se preparando para consolidar uma equipe forte e capaz de representar o Brasil no cenário científico internacional. Outras equipes brasileiras já participaram da competição nos anos anteriores, porém nossa equipe será a primeira do Brasil a demonstrar a importância da ciência de ponta na agricultura, e desta forma evidenciar que a tecnologia pode ser a chave para a criação de um agrossistema mais sustentável.

 

Pensando no aumento da sustentabilidade da produção agrícola, um dos obstáculos é a diminuição da utilização de fertilizantes minerais, que são os responsáveis por grande parte dos custos da produção de alimentos, além de causarem danos ao meio ambiente. Assim, temos como objetivo produzir um bioinoculante, a partir da utilização de um micro-organismo isolado da biodiversidade amazônica, já relatado como promotor de crescimento vegetal em culturas como a cana-de-açúcar, milho e soja. Nosso projeto visa aumentar a capacidade de produção de fitormônio que este micro-organismo apresenta, obtendo assim um bioinoculante mais eficiente, que seja capaz de aumentar a produtividade de diferentes culturas.     

 

 

Afinal o que é iGEM?

 

https://cooper.edu/sites/default/files/uploads/assets/engineering/files/...

 

 

A International Genetically Engineered Machine (iGEM) é uma fundação ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que visa uma competição científica, voltada para estudantes que são apaixonados por Biologia Sintética.

 

A iGEM é uma das maiores competições internacionais na área de Biologia Sintética e tem ocorrido desde 2004. Em 2016, reuniu 300 grupos de vários países, e duas equipes da USP foram agraciadas com medalhas de prata (USP-Unifesp) e bronze (USP-EEL) (http://jornal.usp.br/universidade/projetos-da-usp-ganham-prata-e-bronze-em-competicao-do-mit/).  Esta será a primeira participação da ESALQ/USP na IGEM!

 

Por que precisamos da sua ajuda?

 

 

Somos um grupo de alunos de uma Universidade Pública, sem apoio governamental para a realização deste projeto. Necessitamos da colaboração dàqueles que apoiam as iniciativas científicas no Brasil, como forma de estimular novas ideias e inovar em um setor historicamente negligenciado em nosso país. Precisamos de sua colaboração financeira para mudar esse tipo de visão em nossa sociedade.

 

Todas as doações serão destinadas ao pagamento da inscrição do grupo no torneiro, que custa US$ 5.000,00, e para a compra de passagens aéreas para Boston, MA, onde ocorrerá a iGEM 2017 - Giant Jamboree.

 

O Brasil precisa deixar de ser apenas o país do futebol e começar a ser levado mais a sério no cenário mundial. São pequenas atitudes como essas que podem levar a grandes mudanças futuramente. Por favor, não deixe de colaborar!

 


A hora é agora! Contribua com
GBioS: procure nossa campanha ativa no kickante

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook

Conheça quem está à frente desta campanha

GBioS ESALQ
  GBioS ESALQ
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.