Abas primárias

Livro de fotografia "A Curvatura do Olhar"

Artes - Porto Alegre, RS
kicks
Arrecadados da meta de R$15.000,00
Tudo ou nada

Esta campanha só será financiada se arrecadar pelo menos R$15.000,00 até 30/12/2018.

Recompensas

Fui ao Acre após a ECO-92, ou seja, quatro anos após o assassinato de Chico Mendes, para tentar entender o que significa ser um seringueiro, morar na floresta e viver e conviver com a floresta. Encontrei o Projeto Seringueiro de Saúde e Educação que foi a base da revolução silenciosa feita por Chico Mendes e seus companheiros dentro da floresta. Alí dentro foi implantado um projeto educativo que foi a base da organização social e política e que gerou o entendimento por parte dos seringueiros da questão ambiental. Foi o Projeto Seringueiro que uniu o conhecimento empírico do Seringueiro com a comunidade científica criando uma das maiores propostas de desenvolvimento sustentável do planeta. A foto dos seringueiros na floresta, todos com uma lamparina coroando suas cabeças é a imagem símbolo de todo esse processo. A laparina chama-se Poronga e foi criada para auxiliar o seringueiro no trabalho da coleta do látex para feitura da borracha nativa. Esse trabalho começa de madrugada, enquanto a temperatura na floresta ainda é fresca e não coagula o látex. A poronga ilumina o caminho do seringueiro dentro da floresta. A cartilha do Projeto Seringueiro de Educação tem o nome de Poronga, "para iluminar as idéias e o pensamento nosso, assim como a Poronga ilumina nosso caminho na floresta", (extraído da tese de Doutorado da Antropologa Mari Allegretti) nas palvras de um seringueiro aluno do Projeto.

Em 22 de dezembro de 2018, completam-se 30 anos do assassinato de Chico Mendes. O livro é uma forma de retribuir tudo que me foi oferecido pelos seringueiros ao longo do meu trabalho de documentação, mas mais do que isso, é uma forma de homenagear todas essas pessoas que propuseram um novo olhar sobre as florestas tropicais. O nome A Curvatura do Olhar, deseja dar aos seringueiros e aos povos da floresta a mesma dimensão de pessoas que tiveram e têm um olhar além do horizonte próximo. Que enxergam na curvatura do espaço ao nosso redor, a vida e a arte. Que colocam o significado da palavra Cultura em um patamar de experiência pessoal a ser distribuída à todos. É um livro pessoal, o meu primeiro livro. Mas é antes de tudo, uma homenagem.

Este projeto é para viabilizar a impressão em tiragem pequena. Será impresso na gráfica Ipsis que vem se destacando com a série de livros sobre a fotografia brasileira contemporânea, e será publicado pela Editora Madalena, especializada em livros de fotografia e Fotolivros.

O lançamento está previsto para o mês de dezembro, com data incial para o dia 15, podendo mudar em função de  todo o processo de produção para a impressão.

 

 


A hora é agora! Contribua com
Livro de fotografia "A Curvatura do Olhar"

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Twitter

Conheça quem está à frente desta campanha

Carlos Carvalho
  Carlos Carvalho
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.