Abas primárias

Livro "O MSX-DOS Revelado".

Tecnologia - Rio de Janeiro, RJ
kicks
Arrecadados da meta de R$2.750,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 10/10/2020.

Recompensas

Como surgiu a ideia desse livro?

Certa vez, conversando com um amigo, ele me falou de uma pessoa que comprou para o seu MSX uma interface IDE, e o perguntou sobre o que fazer agora, já que ele não sabia nada de MSX-DOS. Vi ali uma lacuna, que é a falta de conhecimento a respeito do MSX-DOS. Muitas pessoas estão conhecendo o MSX pela primeira vez agora. Muitos outros estão voltando ao universo MSX. Seja por nostalgia, curiosidade ou pelo desafio de desbravar algo novo… Tem gente nova chegando na comunidade. E gente nova sempre é bem-vinda. Mas muita gente esqueceu os comandos do MSX-DOS. Outros não sabem como ele funciona.   Logo, este livro vem para preencher uma lacuna, que é uma documentação bem explicada em português sobre o sistema operacional mais usado dos microcomputadores MSX (aquele que é o mais mágico dos microcomputadores).

Sobre o livro.

O livro começa tratando de vários conteúdos a respeito de sistemas operacionais: O que é um sistema operacional, sistemas de arquivos, partições, setores, clusters, extensões da BIOS do MSX... Daí ele passa para a história dos sistemas - e com isso trabalha também com a própria história do padrão MSX. O livro segue numa análise de cada comando, cada parâmetro, trazendo exemplos e detalhes sobre o funcionamento do sistema, explorando variáveis de ambiente, funções internas, falando das versões disponíveis, entre muitas outras informações. O livro também fala do MSX-DOS Tools, o célebre pacote de utilitários da ASCII para o MSX-DOS, num material bem detalhado, no nível do manual original do pacote - que está em japonês. Certamente o melhor material sobre o MSX-DOS Tools em uma língua que não seja a japonesa. E ainda discorro sobre diversos utilitários para uso do usuário entusiasta e fã do padrão MSX.

O desenhista que criou a personagem MSX-DOS-tan (tanu_kino) autorizou o uso da imagem dela nas capas do livro. Quando vi a imagem que está na capa, disse para mim mesmo que esta era a imagem que eu queria. No contato (mediado pelo Google Translator) com o autor, ele ficou muito feliz do meu pedido e me autorizou a usar as imagens. Convenhamos, existe imagem melhor para a capa e a contracapa? Eu tenho certeza que não.

Para quem é o livro?

Este livro é para usuários iniciantes, intermediários e avançados. Ele cobre tudo a respeito do MSX-DOS 1, do MSX-DOS 2, do Nextor, o MSX-DOS Tools, as extensões do BASIC para uso de drives (o Disk-BASIC 1.0, 2.0 e 3.0), os utilitários do sistema, além de ter dicas e macetes para um melhor uso do seu MSX. Certamente este é o livro mais completo sobre o MSX-DOS feito no mundo, e é um livro para ser colocado do lado do micro e usá-lo. Eu o escrevi sendo o livro que eu gostaria de ler a respeito.

Características do livro.

Serão seis capítulos e um apêndice, num total de 220 páginas. Ele será impresso em offset 90g, e capa colorida em couchê 300 g, encadernado em lombada quadrada e costurada. Ele também terá uma versão em formato digital (e-book), para quem preferir ler no seu tablet, smartphone ou leitor de e-books favorito.

Sobre o autor.

o autor.
Bem, eu sou Ricardo. Sou MSXzeiro desde o tempo do Plano Cruzado, do Sarney. Sempre houve pelo menos um MSX na minha vida desde 1986 (hoje em dia, algumas dezenas). Na formação acadêmica, sou matemático, mestre em computação, professor de matemática e informática. Leciono há pouco mais de 20 anos, e um dos locais por onde passei foi uma empresa de hospedagem de sites, onde trabalhei por pouco mais de oito anos. Meu trabalho lá foi redigir documentação, e desenvolvi uma técnica nada ortodoxa, de escrever sobre assuntos técnicos para gente não técnica. Redigi muito texto, inclusive nove e-books para esta empresa.

Sou um dos membros da equipe que mantém e faz o site e o podcast Retrocomputaria, onde falamos de retrocomputação, e muito MSX, claro. Tem também a organização da MSXRio, da RetroRio... O currículo é meio comprido. Mas eu também sou articulista da revista Clube MSX, onde escrevi uma série de artigos que se tornaram a base desse livro.

Por quê você deve colaborar?

Esta campanha existe para patrocinar a revisão, diagramação e impressão desse livro. Se você é MSXzeiro e quiser colaborar com essa iniciativa, ajude-me patrocinando este projeto e receba uma das nossas recompensas. Quem comprar o livro aqui receberá o livro em primeira mão, com dedicatória (caso queira) e o frete já incluso! Tenho certeza que você irá adorar a leitura! E quem comprar a edição em papel receberá também a versão digital, e seu nome constará na seção de Agradecimentos, no final do livro.

Meus compromissos.

Comprometo-me a enviar as recompensas até o dia 31 de dezembro de 2020. As outras recompensas (caneta, cordão de crachá, camisa) estão disponíveis em estoque, e não é difícil repô-las, caso seja preciso. Os livros em formato digital (e-books) serão remetidos após o envio das recompensas impressas.

O frete será pelos Correios, nas opções impresso normal ou PAC, dependendo da recompensa: Recompensas de um livro, mesmo se somado a eles um cordão de crachá, caneta ou ambos, seguem por impresso normal, para ter mais segurança e menor custo. Recompensas que envolvam um grande volume de livros (3 ou 5 edições) ou camisas, seguem por PAC. Todos os participantes receberão o número de rastreamento das suas encomendas e serão comunicados por e-mail a respeito do andamento da campanha e das postagens.

O prazo é dilatado, justamente para dar tempo de fazer tudo com calma e garantir que todos os participantes recebam suas devidas recompensas.

Um pedaço do livro para você!

Já que você chegou até aqui, no link abaixo você poderá clicar e receber algumas páginas do capítulo 1 do livro! Você poderá ler das páginas 9 a 20. Assim você terá como avaliar o material. Ele não está ótimo?

Agora... E se eu não comprar o livro agora, posso comprar depois?

Cordões de crachá e de pendrive.
Camisa preta com logo vermelho - MSX.
No futuro, após a entrega de todas as recompensas e o encerramento desta campanha de financiamento coletivo, é possível que o livro esteja disponível para venda direta, tanto em meio impresso quanto em digital. O preço será mais alto do que a campanha, então se eu fosse você, garantiria logo agora. E a sua cópia ainda vai com dedicatória, caso você queira.

As outras recompensas.

Nos pacotes mais completos, você pode adquirir, além do livro, uma camisa, um cordão de pendrive (ou de crachá), uma caneta com o logo do MSX, ou tudo junto! As fotos estão disponíveis aqui na página da campanha.

Camisa azul do boot.
Camisa preta com o logo MSX.

 

 

 

 

 

 

 

Todo o dinheiro arrecadado com estes itens será repassado ao grupo MSXRio, e é usado para patrocinar os encontros, pagar a hospedagem do site, entre outras despesas. Logo, ao fazer o pedido, avise qual cordão (crachá ou pendrive), e/ou camisa e tamanho que você deseja.

E se você gostou dessa campanha...

Convido-lhe a apoiar uma outra campanha, a do baralho retro, de micros e videogames clássicos. Ela também está aqui no Kickante, e tenho certeza, você irá adorar!


A hora é agora! Contribua com
Livro "O MSX-DOS Revelado".

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Twitter | MSXRio | Retrocomputaria | Blog pessoal

Conheça quem está à frente desta campanha

Ricardo Pinheiro
  Ricardo Pinheiro
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.