Livro "Play 2" (play along para bateristas)

Música – São Paulo, SP
Christiano Rocha 6 dias

POST 9 DO PLAY 2

Olá, pessoal!

O ISBN, que é uma espécie de RG de um livro, saiu!
No início da semana que vem o livro vai para a gráfica.
Outra boa notícia: presenças confirmadas de Fabio Santini Quartet, Debora Gurgel e Adriana Godoy no show de lançamento do livro, dia 13 de junho, às 19h, no auditório da EM&T. Vai rolar música AO VIVO também!
Enquanto isso, a Hudson Music colocou em seu catálogo os livros "Play!" e "Bateria Brasileira"! Boas chances de acontecer o mesmo com o "Play 2".
Semana boa...

Obrigado a todos e um forte abraço!

Christiano Rocha 1 semana

POST 8 DO PLAY 2

Olá, pessoal!

Duas coisas:
1) Quem adquiriu um dos combos com ingresso para o lançamento do livro vai GANHAR mais um! Por favor, me mandem o nome do(a) acompanhante para meu e-mail christianorocha@terra.com.br.
2) O prefácio do Carlos Bala ficou pronto! Nesta porcaria de blog não cabe muito texto, então vou colocar o que der.

"Fiquei honrado com o convite para escrever algumas palavras sobre o livro e confesso que é a primeira vez que faço isso.
Só para situar você, morei em São Paulo entre 1977 e 1985. Quando mudei para o Rio de Janeiro, em 1985, o Christiano ainda não era profissional (ele começou a tocar profissionalmente em 1987).
Ao longo do tempo fui acompanhando sua trajetória. Eis que pela metade da década de 2000, o Chris lançou seu primeiro livro, Bateria Brasileira. Chamou minha atenção a maestria na elaboração do livro. Daí percebi o potencial do autor como músico e educador.
Tempos depois, ele lançou o DVD Um Par de Baquetas e uma Câmera em Barcelona, para o qual tive o prazer de fazer um depoimento em vídeo.
Play 2, assim como seu antecessor Play!, é um livro muito bem pensado, pois não se trata só de ensinamento teórico, e sim de um material prático, vasto e rico de informações sobre música e como tocar.
O livro apresenta diversos ritmos e estilos com a execução impecável do Chris, que disponibilizou várias maneiras de como tocar os play alongs (com e sem click, por exemplo), com comentários detalhados de cada música, feitos de uma maneira leve e descontraída, o que torna o estudo ainda mais prazeroso.
Destaco, além da performance do Chris, as composições e a generosidade de convidar um amigo — o grande músico e educador Vlad Rocha —, que tocou bateria na música “Funkadélia”.
Aliás, falando das músicas, gostaria de fazer algumas considerações. Todas têm particularidades, porém algumas se destacam pela forma como foram pensadas e colocadas musicalmente com bom gosto. A primeira, “Até Aqui” (composição do Fábio Santini), é um funk que tem um ótimo groove com um detalhe que eu chamo de “casca de banana”, em que o Chris manda um deslocamento superlegal.
“O Lobo do Homem” (Fran Papaterra) é um rock progressivo cheio de detalhes. Destaque para a criatividade do Chris no 7 por 4.
Atenção especial na composição “Rhythm Changes” (Fábio Santini)...".

O resto vocês verão no livro!

Muito obrigado!

Christiano Rocha 1 semana

POST 7 DO PLAY 2

Boa tarde, pessoal!

A campanha já ultrapassou a meta, faltando ainda 11 dias para o seu encerramento!
A revizão... Ops, a REVISÃO do livro está sendo finalizada.
Mais uma vez agradeço a TODOS vocês pela confiança e pela torcida.
Vou continuar postando - no Facebook (Christiano Rocha [perfil I]) e no Instagram (christianorocha_ritmismo) - trechos com as músicas do livro, para que o pessoal tenha uma boa ideia do material.
Também continuarei com as Lives. Segundas e quartas no Facebook, terças no Instagram. Participem e, se possível, divulguem a campanha.

MUITO OBRIGADO!!!

Um forte abraço!

Chris

Christiano Rocha 2 semanas

POST 6 DO PLAY 2

Boa noite, pessoal!

Seguinte: TODOS que adquiriram o ingresso para o lançamento do livro "Play 2" podem levar um acompanhante!
Só preciso que me informem o nome dele/dela por e-mail (christianorocha@terra.com.br) ou pelo Whatsapp (11 996189494).

Obrigado e boa semana!

Christiano Rocha 2 semanas

POST 5 DO PLAY 2

Boas novas, mas primeiro um pouco de história.
Em 1982, Rob Wallis (que comprou a escola Drummers Collective no início da década de 1980, escola que tive a oportunidade de estudar em 1996, juntamente com meu amigo Giba Favery) e Paul Siegel fundaram a DCI Music Video, que produzia – “na mão”, inicialmente sem muitos recursos – vídeo-aulas em VHS, como a do Steve Gadd, Peter Erskine, Dennis Chambers, Simon Phillips, Jaco Pastorius e dezenas de outras, inclusive “Zildjian Day in New York”, que foi quando me encantei com um cara esquisito chamado Vinnie Colaiuta.
Eu comprei dezenas de vídeo aulas. E não era barato. Essas fitas de vídeo foram, certamente, uma de minhas maiores inspirações. E a de muitos bateristas de minha geração (detalhe: na época não havia internet).
Enfim, em 1998 eles (Rob e Paul) criaram a Hudson Music, que lançou MUITO material didático com músicos excelentes, a começar pelos DVDs. Alguns dos nomes do catálogo de DVDs: Neil Peart, Mike Portnoy, Benny Greb, Steve Smith, Jojo Mayer, Aquiles Priester, Victor Wooten, os festivais da Modern Drummer etc.
A Hudson – que adentrou no universo digital em 2009 – também lançou excelentes livros (Steve Smith, David Garibaldi, Tommy Igoe, Stanton Moore, Todd Sucherman, Mark Guiliana, Pete Lockett, Benny Greb, Thomas Lang, Dom Famularo, Vera Figueiredo etc.), inclusive o livro do meu caro amigo Ramon Montagner (“Imaginação Rítmica”).
Certo, mas o que eu tenho a ver com isso?
Hoje, 2 de abril de 2019, a versão digital do livro “Play!” começa a ser vendida pela Hudson Music. Agora o livro “Play!” está oficialmente no catálogo da Hudson Music
É o reconhecimento de um trabalho árduo, feito ao longo de muitos anos. “Na mão”.
Gostaria de agradecer ao Daniel Gohn (que acaba de lançar, juntamente com o Jayme Pladevall o excelente livro “No Mundo da Bateria”). Foi o Daniel que, generosamente, me apresentou ao Rob, que, por sua vez, gostou dos meus livros “Bateria Brasileira” e “Play!”. O contrato foi assinado em fevereiro (ambos os livros), mas somente agora estou divulgando a notícia, pois hoje o livro “Play!” está na home do site da Hudson Music (https://hudsonmusic.com/about-hudson-music/) e também disponível – na versão digital – para venda no mundo todo.
Hoje, às 19h30, farei uma live no Instagram e no Facebook para dar a notícia, mas antes quis avisar a todos vocês, que acreditaram e apoiaram meu trabalho.
A vocês, deixo aqui o meu mais sincero MUITO OBRIGADO!