Abas primárias
Manihotipia para todos
Um dos problemas no inicio da fotografia era a composição da emulsão, um produto que fosse transparente, que fosse permeavel a agua suficientemente para permitir a ação do revelador mas que não se dissolvesse na agua levando embora a imagem, o primeiro produto a cumprir esse papel foi o colodio, uma resina usada até hoje na industria de tintas que é obitida atravez da nitrificação da celulose com acido nitrico e sulfurico concentrados. Dos anos 40 do seculo 19 aos anos 70 do mesmo seculo essa tecnologia dominou o mercado fotografico até o surgimento da gelatina para subistituir o colodio.

O lance é que o colódio tem carecteristicas proprias e as placas umidas de colodio fascinam muitos fotografos seja pelo visual seja dificuldade, infelizmente o colódio não é vendido no Brasil forçando quem quer experimentar essa tecnica se ariscar com acidos concentrados para produzir colodio ou importando, mas nada disso é barato ou facil.
Por um acaso do destino tive uma ideia e me parece que ele funciona, essa ideia consiste em fazer uma emulsão usando polvilho de mandioca no lugar do colódio, embora eu acredite que não seja uma subistituta 100% ao colódio, a manihotipia( como eu batizei essa tecnica) tem potencial como uma nova forma de se registrar imagens. Ja consegui alguns resultados promissores e acredito estar proximo de apresentar as bases de um processo novo e inovador que permitirá a muitos explorar uma estetica bem proxima dos ambrotipos e tintypes de uma forma muito mais simples e barata.

Assim conto com a ajuda de quem tiver interesse em contribuir para que eu possa continuar com os testes da manihotipia. Esse projeto é totalmente sem fins lucrativos e me comprometo a divulgar todos os detalhes do projeto de forma gratuita a todos.
Segue um link de um video no youtube mostrando passo a passo o processo do colódio.
Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.