Abas primárias

Apoie a beatificação de Marcelo Câmara!

Crenças e Religião - Florianópolis, SC
kicks
Arrecadados da meta de R$97.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 05/03/2020.

A Associação Marcelo Henrique Câmara recebe com alegria a notícia da aprovação, pelo Vaticano, do início do processo de beatificação do jovem Marcelo Câmara, o primeiro candidato nascido em Florianópolis que poderá ser declarado beato, e, depois, santo!

Busca pela Santidade

 

A Associação Marcelo Henrique Câmara - AMHC, canonicamente uma Associação Privada de Fiéis, e civilmente uma Organização Religiosa, está há 2 anos trabalhando incansavelmente para a divulgação da vida e do testemunho do jovem leigo Marcelo Câmara, ao mesmo tempo em que trabalha para a abertura do processo de beatificação. No dia 14 de novembro de 2019, foi emitido pelo Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o documento NIHIL OBSTAT, o qual declara que, da parte da Santa, Sé nada obsta a sequência da causa de beatificação.

A partir do recebimento desse documento, o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, marcou a abertura do processo diocesano para a beatificação do Servo de Deus Marcelo Câmara para o dia 8 de março deste ano, motivo de júbilo para a comunidade católica da Arquidiocese.

A abertura do processo envolverá uma série de questões eclesiásticas, jurídicas e civis que necessitarão de um aporte financeiro envolvendo a contratação de equipe de postulador credenciado junto à Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, e de notário que atuará no tribunal eclesiástico, custos de deslocamentos e diárias, além dos custos de material e infraestrutura necessária para esta etapa da causa.

Frente a este desafio, a Associação está buscando formas de levantar, até o dia 1º de março, o valor necessário, o qual foi estimado em aproximadamente R$97.000,00. Acreditamos firmemente que a abertura do processo de beatificação do jovem Marcelo Câmara será uma grande obra de evangelização, que vai além-fronteiras. Por isso, contamos com a sua colaboração generosa para alcançarmos o montante necessário.

Qualquer valor será bem-vindo!

Conforme documento para administração dos bens da causa de beatificação e canonização da Congregação para a causa dos Santos de 07/03/2016, “o fundo criado para uma causa de beatificação e canonização, proveniente de ofertas de pessoas físicas e jurídicas, é considerado, devido à sua natureza particular, fundo de causa piedosa", e será administrado dentro das boas práticas e com todo o zelo pela Associação.

A doação poderá ser feita por depósito bancário na conta da Associação Marcelo Henrique Câmara (Banco Brasil – Ag 4428-8 – Cc 18.051-3 – CNPJ 32.188.231/001-67), ou através da campanha de crowdfunding na Kickante. 

Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.

Associação Marcelo Henrique Câmara.

 

"Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para seres humanos, sabendo que é o Senhor que vos recompensará, fazendo-vos seus herdeiros. Ao Cristo e Senhor é que estais servindo." (Col 3, 23-24)  

Abertura processo

Papel de carta AMHC

 

QUEM FOI E POR QUE SEU TESTEMUNHO É IMPORTANTE:

Marcelo Henrique Câmara, nascido em Florianópolis em 1979, foi chamado ainda cedo para viver a juventude no seguimento de Cristo, abraçando com fé e amor à Santa Cruz. Conheça mais a história deste jovem a partir do site www.marcelocamara.org.br

Marcelo oferece um testemunho de vida incrível para os tempos atuais. Jovem, leigo, estudante de Direito, professor e promotor de justiça, ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e catequista de jovens e adultos, deixou esta vida em 20 de março de 2008 com fama de santidade após enfrentar de forma heroica sua enfermidade. Em apenas 28 anos de existência, deu testemunho exemplar de vida cristã, vivendo de modo extraordinário os momentos ordinários da vida.

No começo deste terceiro milênio, em meio a tantos desafios deste mundo, Marcelo nos confirma que a santidade é possível, e é um chamado para todos os estados de vida. 

https://www.youtube.com/watch?v=rbx5RDUyEng

https://www.youtube.com/watch?v=ms6FmZryxHk

Há notícias de pessoas que alcançaram graças mediante sua intercessão, sendo colocadas placas de agradecimento em seu túmulo. Está sepultado no cemitério São Francisco de Assis (Itacorubi), em Florianópolis, Alameda E, sepultura 28. 

Marcelo Henrique Câmara, presente de Deus para as pessoas que com ele conviveram e para toda a Igreja, foi, pela completa correspodência à Graça, uma presença de paz e alegria de Deus na terra. Na confiança de que se encontra junto de Deus, sem com isso querer antecipar o juízo da Igreja, que se recorra privadamente à sua intercessão.

Oração para devoção privada e novena: http://marcelocamara.org.br/relicario-de-inspiracoes/

 

FAÇA UMA DOAÇÃO:

Se você desejar contribuir com a causa, a Associação Marcelo Henrique Câmara está recebendo doações em qualquer valor para cobrir os custos do processo canônico. 

As doações regulares ajudam-nos também a pagar os custos de estudo e divulgação da história do Marcelinho. 

Vamos contribuir para a causa do Marcelinho, e para a divulgação de um modelo de vida cristã, de um jovem leigo e contemporâneo?

 

COMO?

As doações podem ser feitas diretamente em valores depositados em conta corrente, ou através do crowdfunding na Kickante. 

Associação Marcelo Henrique Câmara | CNPJ 32.188.231/0001-67

BB Ag 4428-8 | CC 18.051-3

Doação bancária

 

A CAUSA:

No dia 28 de setembro de 2017, Maria Zoê Bellani Lyra Espindola – autora da biografia de Marcelo Henrique Câmara, Eduardo Espindola, Nilo Momm, Marizete Polli, Michelle Biz e o vigário geral Pe. Vitor Feller, estiveram reunidos com o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, para tratar sobre a publicação da biografia do jovem promotor de justiça.

A comissão formada por representantes do Movimento de Emaús e da Opus Dei, em Florianópolis, apresentou ao Arcebispo o fruto do trabalho de cinco anos de coleta de depoimentos, documentos e entrevistas, que embasaram o conteúdo da biografia, e o Arcebispo, além de autorizar sua publicação no intuito de que Marcelo sirva de modelo para os fiéis na busca pela santidade, presidiu a missa de 10 anos de falecimento de Marcelo Câmara, realizada no dia 20 de março de 2018, na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

 

A ASSOCIAÇÃO:

A Associação Marcelo Henrique Câmara foi criada para divulgar a vida e a obra de Marcelo Câmara como modelo de vida cristã, e para ajudar a custear o estudo de sua biografia e o processo de beatificação e canonização.

Pelo ardente desejo que os pensamentos, virtudes e ações vividos por Marcelo Henrique Câmara sejam divulgados, bem como para promover seu processo de beatificação, um grupo de leigos abraçou o desafio de compreender o chamado à santidade como uma vocação para todos, um dom oferecido gratuitamente por Deus a cada um de nós, e fundou em 4 de outubro de 2018, dia de São Francisco de Assis, a Associação Marcelo Henrique Câmara, para manter viva a história de um jovem que, em plena virada do século XXI, compreendeu essa “novidade” com coragem e vigor.

A Associação Marcelo Henrique Câmara é, canonicamente, uma Associação Privada de Fiéis, e, civilmente, uma Organização Religiosa, pessoa jurídica de direito privado prevista no Art. 44, IV, da Lei Nº 10.406/2002, que adota a forma de estruturação, organização e funcionamento à luz do Direito Canônico, em consonância com o § 1º do mesmo Art. 44 do Código Civil e do Art. 3º e respectivos parágrafos do Decreto Nº 7.107/2010, que promulgou o Acordo Internacional celebrado entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé.

Uma Associação Privada de Fiéis é uma instituição eclesiástica regida pelas normas canônicas que lhe são aplicáveis (Cân. 298-311 e Cân. 321-326 do Codex Iuris Canonici). Assim, a Associação Marcelo Henrique Câmara rege-se, pois, pelas normas de direito brasileiras e canônicas.

A Associação foi reconhecida como Associação Privada de Fiéis, e seu estatuto foi aprovado pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, pelo decreto assinado na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, em 12 de outubro de 2018 (Prot. Nº 282/18 L. 23). 

Como Organização Religiosa, seu estatuto está registrado no 1º Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Florianópolis/SC sob o Nº 51216, fls. 239, do Livro A-183.

Conforme o art. 3º de seu estatuto, a Associação Marcelo Henrique Câmara tem por finalidade:

a)  divulgar, promover e fomentar o chamado à santidade no mundo atual, imbuindo de espírito cristão a ordem temporal;

b) promover os processos de beatificação e canonização de Marcelo Henrique Câmara, bem como de outros fiéis cujo testemunho de vida e de fé seja compatível com o espírito do Evangelho;

c)  incentivar seus associados a encontrarem na vida exemplar do Marcelo Henrique Câmara uma inspiração para a vivência do próprio cotidiano, buscando recursos, pensamentos, orações, práticas que auxiliem cada um a dar sua resposta pessoal no caminho da santidade;

d) publicar e divulgar o chamado à santidade e o culto aos santos no mundo atual, através de livros, palestras, cursos e materiais gráficos (seja em meio digital, seja em meio físico), eventos e obras de caridade.

Qualquer pessoa pode se associar e colaborar através doações e/ou trabalho voluntário. 

Benfeitores e Associação

 

ENTENDA O PROCESSO CANÔNICO: 

http://marcelocamara.org.br/processo-canonico/

 


A hora é agora! Contribua com
Apoie a beatificação de Marcelo Câmara!

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Marcelo Câmara site oficial | Instagram Marcelo Câmara

Conheça quem está à frente desta campanha

AMHC - Associação Marcelo Henrique Câmara
  AMHC - Associação Marcelo Henrique Câmara
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.