Abas primárias

"Maré de Agosto" livro de Mateus Morbeck

Meio ambiente - São Paulo, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$35.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 28/11/2020.

Recompensas

O PROJETO

“Maré de Agosto” é o primeiro livro de Mateus Morbeck. Nele, o fotógrafo retrata o derramamento de óleo no litoral Brasileiro, ocorrido a partir de agosto de 2019, com maior impacto nas praias do Nordeste. Iniciamos o projeto exatamente 1 ano depois do aparecimento das primeiras manchas de óleo nas praias. Ainda hoje não se sabe a origem, a exata quantidade derramada e nem a extensão dos danos causados.

 

100 exemplares do livro serão doados para escolas das regiões atingidas.

 

O LIVRO

Para que não se esqueça, o fotógrafo traz em seu livro diferentes visões para expressar o que sentiu e mostrar o que aconteceu. Um de seus trabalhos, “Noves Fora”, reflete sobre a tragédia causada não apenas pelo óleo, mas pelo descaso e omissão, antes, durante e depois do desastre. Esse trabalho traça um mapa conceitual a partir de reflexões visuais em que cada um dos nove estados nordestinos é representado por uma fotografia das manchas de óleo nas praias, conectadas por cores e formas. Para criar a paleta de cores desse trabalho, Morbeck parte da data do aparecimento da primeira mancha de óleo em cada estado e suas coordenadas geográficas. Já o seu trabalho “Guardiões”, parte de retratos dos voluntários que ajudaram na limpeza das praias. E no ensaio “116”, o autor utiliza uma única técnica: “óleo sobre papel”, literalmente, ressignificando a tragédia.

“Maré de Agosto” é um livro híbrido, que traz tanto seus trabalhos mais artísticos e autorais, como seu trabalho documental, mas que tem apenas um objetivo: não nos deixar esquecer do maior desastre ambiental em extensão que se tem notícia no Brasil.

 

SOBRE O AUTOR

Mateus Morbeck, nascido em Salvador, BA, teve seu primeiro contato com a fotografia em 2009, mas foi em 2017 que se deparou com a fotografia artística e, desde então, vem se dedicando à prática e ao estudo das artes visuais. Em seu trabalho, o autor busca pelo desdobramento da imagem em camadas de significado e percepção, oferecendo diversas possibilidades de interpretação ao observador. Seu trabalho jornalístico/ documental já foi publicado em grandes veículos da imprensa e do mundo, como: O Globo, Folha de São Paulo, The Guardian, El País, Clarin, Le Monde, BBC entre outros. Participou de diversas exposições coletivas, foi finalista de vários concursos, inclusive com diversos trabalhos premiados .

 

ESPECIFICAÇÕES DO LIVRO

Formato: 16x21 cm

96 páginas

Papel do miolo: Couche Fosco 170g e Pólen Bold 90g

Capa dura com laminação fosca

Tiragem: 700 exemplares

 

QUEM PUBLICA

A Editora Origem publica livros de arte/fotografia especializados em Brasil desde 2011. Fundada por Valdemir Cunha para a viabilização de seus projetos, hoje a Editora tem mais de 60 títulos publicados, seja por leis de incentivo fiscal ou crowdfunding. Enxergamos como nosso papel sempre retornar nosso trabalho para a sociedade, seja com doação de livros para bibliotecas e escolas, palestras e oficinas de fotografia gratuitas para jovens de escolas públicas, ou exposições em espaços de grande circulação. Nosso objetivo é fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso ao livro e seu conteúdo. Sendo assim, também somamos a nossa estrutura, uma livraria itinerante especializada em fotografia brasileira - com mais de 300 títulos do país inteiro - que percorre os principais eventos de fotografia do país.

http://editoraorigem.com.br

 

CRONOGRAMA

Durante 90 dias estaremos com essa campanha no ar. Fazendo toda a divulgação do projeto nas redes socias e, também, fazendo a revisão final do nosso livro. Após essa etapa, o arquivo será fechado e encaminhado para a gráfica, onde farão a equalização e tratamento das imagens para a impressão.

O livro tem lançamento nacional previsto para o Festival de Tiradentes em março de 2021. Todas as pessoas que colaborarem nesta campanha, receberão suas recompensas a partir de janeiro de 2021.

 

MAIS INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para nos contatar pelo meio que preferir:

Facebook: http://fb.com/origemeditora

Instagram: @editoraorigem

Email: [email protected]

Facebook do autor: http://www.mateusmorbeck.com

Instagram do autor: @mateusmorbeck_fotografia

Email do autor: [email protected]


A hora é agora! Contribua com
"Maré de Agosto" livro de Mateus Morbeck

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Instagram | Site

Conheça quem está à frente desta campanha

Editora Origem
  Editora Origem
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.