Um Olhar para a liberdade

Livros – Serra, ES

O link de confiança

Trecho do livro:

Fiquei impressionada com sua habilidade. Ao final de cada sessão, eu perguntava como ele se sentiu durante as intervenções e o que gostaria que fosse mais explorado. Ele pensava, sorria, pedia o lápis e escrevia alguns nomes de músicas, para eu levar as letras na próxima sessão. Quando eu chegava em casa e escutava as músicas, percebia que a letra fazia associação com tudo que tinha sido explorado na terapia.

A ideia de escrever um livro.

A vontade de escrever um livro surgiu em uma conversa com a melhor amiga e colega de trabalho Leila Landgraf, através de um Projeto realizado pela ONG e executado por elas dentro de uma Unidade Socioeducativa no ES.
A autora relata com emoção, sua primeira experiência em avaliar, atender e desenvolver treino de habilidades sociais em um sistema de socioeducação, onde geralmente a visão externa é distorcida da realidade.
A socioeducação nas unidades do ES possuem uma estrutura com técnicos e uma logística organizada. Vivenciar essa realidade e ter a oportunidade de narrar esse trabalho tem sido uma experiência encantadora. Encontrar um adolescente em medida socioeducativa, avaliar com TEA - Transtorno do Espectro Autista, encaminhar para diagnóstico, analisar toda trajetória de sua vivência comportamental, resgatar a história para entender um comportamento que o levou ao ato infracional, e desenvolver treino de habilidades sociais após o alvará, objetivando sua inserção social e profissional, impulsionou a autora e a encorajou a escrever o livro.

O que você vai ler neste livro é o relato de uma vivência entre um socioeducando com vontade de fazer uma trajetória diferente e uma psicóloga com experiência em psicoterapia com autista e treino de habilidades sociais. Uma psicóloga curiosa do comportamento humano, que conseguiu olhar além do ato infracional do adolescente e enxergar um ser humano com muitas dificuldades de se entender e entender o mundo que o cerca.

Um livro diferente, mas com relatos reais e com ilustrações de pessoas autistas que contextualizam de forma simples, única e expressiva o sofrimento de quem vive à margem da sociedade.
Uma abordagem simples e emocionante. Capítulos escritos com sentimentos de frustrações, de amor, de credibilidade, momentos relatados com choro e muitas vezes pensamentos que tiravam sorrisos da autora.

Habilidades ...

O protagonista do livro ossui habilidades de desenho.

Mudança de crenças

Esse desenho faz parte de um dos capítulos do livro sobre autismo. Desenho realizado por uma adolescente com habilidades de desenho.

Primeira prova da capa do livro.

O que você vai ler neste livro é o relato de uma vivência entre um socioeducando com vontade de fazer uma trajetória diferente e uma psicóloga com experiência em psicoterapia com autista e treino de habilidades sociais. Uma psicóloga aprendiz e curiosa do comportamento humano, que conseguiu olhar além do ato infracional do adolescente.

Um livro diferente, mas com relatos reais e com ilustrações de pessoas que conseguem entender de forma única, o sofrimento de quem vive a margem da sociedade.

Uma abordagem simples e emocionante. Capítulos escritos com sentimentos de frustrações, de amor, de credibilidade, momentos relatados com choro e muitas vezes pensamentos que tiravam sorrisos da autora.

Um livro para contribuir e auxiliar, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, agentes e pessoas com a essência de transformação através de possibilidades.