Abas primárias

Apoie a Olimpíada Brasileira de Linguística

Educação
kicks
Arrecadados da meta de R$150.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 12/05/2019.

Recompensas

Assim como você, valorizamos a educação e queremos preparar nossos jovens para o futuro. Só com a sua ajuda haverá oportunidade para todos. Juntos levaremos estes jovens para competir na Coreia. Colabore!

 

Acreditamos que o mundo tem as pessoas e a tecnologia necessárias para resolver qualquer problema. Queremos ser o catalisador dessas soluções no âmbito da educação e do conhecimento, conectando professores a alunos, a curiosidade ao saber, a escola ao mundo e para isso contamos com a sua ajuda. Entre as principais atividades do Instituto Vertere está a promoção de olimpíadas de conhecimento e hoje apoiamos 7 olimpíadas nacionais, dentre elas a Olimpíada Brasileira de Linguística.

A Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) existe desde 2011 utilizando puzzles (enigmas) e desafios investigativos envolvendo línguas, linguagem, cultura e cognição. Fazendo convergir estruturas lógicas e cognitivas com a diversidade de culturas e falares do mundo humano, os problemas a serem resolvidos não contam com nada além do raciocínio, da intuição linguística e do conhecimento de mundo dos falantes.

 

Temos 3 metas para este projeto:

1) transformar a etapa Brasil da Olimpíada de Linguística na maior do mundo (já multiplicamos o evento por 5 e conseguimos sair das últimas posições para a vice-liderança mundial em número de participantes);

2) fazer com que alunos da rede pública participem e se classifiquem para a etapa mundial (desde que iniciamos o projeto, sempre tivemos alunos da rede pública dentre os melhores do país); e

3) disseminar o estudo da linguística e fomentar o multilinguismo entre os alunos participantes (vários se encantam pelo estudo de idiomas e não é raro ver alunos falando mais de 10 línguas com bastante fluência)

Por conta da crise econômica, uma das empresas patrocinadoras cancelou o patrocínio deste ano e estamos no meio da Olimpíada e não podemos pará-la (primeira fase foi no segundo semestre de 2018 e a segunda fase acontece entre abril e julho). Conseguimos atrair muitos alunos carentes da rede pública de ensino, que não teriam como arcar com os custos e queremos encontrar recursos para manter o evento gratuito.

Qualquer valor é bem-vindo. Contribua hoje com a OBL 2019 e ainda ganhe recompensas incríveis!

 

Desde 2015, o Instituto Vertere tem apoiado a OBL, buscando soluções e maneiras de fomentar o alcance da olimpíada ao mesmo tempo que respeita e incentiva a total liberdade de cátedra dos linguístas e professores que formam sua comissão organizadora. Nossa contribuição para a OBL foi principalmente nos seguintes aspectos:

1. Desenvolvimento de plataforma web, banco de questões e aplicativos para Android e iOS, que permitiram à OBL fazer uma primeira fase online, em que qualquer estudante do Brasil pode se inscrever. Na primeira edição em que a fase online aconteceu, a olimpíada ampliou radicalmente o seu alcance geográfico, com alunos inscritos de 24 dos 27 estados do país.

2. Apoio na comunicação e na divulgação da competição, o que permitiu com que a página na OBL se tornasse uma das mais populares de linguística nas redes sociais e aparecesse em veículos nacionais e regionais de mídia e TV.

3. Apoio jurídico e financeiro, uma vez que a OBL não possuía, até então, uma estrutura jurídica formal própria. A estrutura do Instituto Vertere facilitou a estruturação formal da competição, liberando a comissão organizadora dos entraves burocráticos para que ela pudesse fazer o que faz melhor: cuidar das atividades olímpicas e do contato direto com os estudantes. Por meio desse apoio, o Instituto viabilizou a Escola de Linguística de Outono, a participação dos estudantes finalistas da etapa nacional na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), dentre outras coisas.

4. Na comunicação institucional, o Instituto Vertere tem somado esforços com a comissão organizadora da OBL na costura de conexão com departamentos de linguística de diferentes universidades, com diferentes escolas pelo Brasil e com setores da iniciativa privada, permitido que a olimpíada amplie suas atividades.


A hora é agora! Contribua com
Apoie a Olimpíada Brasileira de Linguística

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Instagram | Site OBL | Site Instituto Vertere

Conheça quem está à frente desta campanha

Instituto Vertere
  Instituto Vertere
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.