Abas primárias

Brasil nos Jogos Mundiais Special Olympics 2019

Esportes

O objetivo desta campanha é viabilizar a participação da delegação brasileira da Olimpíadas Especiais Brasil, composta por 100 pessoas, nos Jogos Mundiais de verão da Special Olympics em ABU DHABI. Contribuindo para que atletas com deficiência intelectual possam descobrir novas habilidades, desenvolvam sua auto-estima e se tornem indivíduos mais ativos e integrados à sociedade.

Participando assim, da missão de fazer do desporto um direito de todos e que os benefícios do incentivo fiscal estejam ao alcance de todos os brasileiros.

 

Special Olympics é um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.

Assim, é um movimento:

  • Centrado no atleta
  • Focado na família
  • Conduzido por voluntários

Tem como missão proporcionar treinamento e competições esportivas durante todo o ano em diversas modalidades olímpicas, dando oportunidade para que desenvolvam suas aptidões físicas, demonstrem coragem, tenham momentos alegres e compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo com suas famílias, outros atletas da Special Olympics e a comunidade em geral.

A filosofia deste movimento é dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade.

No Brasil a Special Olympics atua em 7 estados, e promove uma média de 75 eventos por ano.

Qualquer valor faz uma grande diferença para que nossos atletas participem das Olimpíadas Especiais.

 

Aproveito o espaço e reproduzo o a mensagem que dei no evento UNICEF no RJ onde fomos convidados a participar:

Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre o nosso movimento e como a Special Olympics é um player significativo no campo do Desenvolvimento através do Esporte

Nelson Madela, que foi embaixador da Special Olympics, nos disse uma vez 

“O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma maneira que poucas coisas conseguem. “

E ele não poderia estar mais certo

O Esporte foi reconhecido pelas Nações Unidas e outras importantes organizações como uma poderosa ferramenta para se conseguir mudanças sociais. Pode agir como catalizador para a saúde e prevenção de doenças, construção da paz, educação, inclusão social e desenvolvimento econômico.

Por causa da popularidade universal do esporte, ele age como ponte entre divisões sociais, unindo e engajando pessoas das mais diversas origens num campo de jogo nivelado. Deste modo o ESPORTE é uma excelente plataforma para diversos objetivos de desenvolvimento.

O Esporte tem demonstrado ser uma força especialmente forte para promover os direitos de pessoas com deficiências.

A Special Olympics foi fundada em 1968 sob liderança de Eunice Kennedy Shriver. Naqueles tempos, pessoas com Deficiências Intelectuais eram internadas ou escondidas da sociedade. A Special Olympics criou uma oportunidade única de engajamento em atividades esportivas relevantes.

Nossa missão é: Proporcionar TREINAMENTOS e COMPETIÇÕES ESPORTIVAS durante todo o ano em diversas modalidades de ESPORTES OLÍMPICOS, a crianças e adultos com deficiência intelectual, dando-lhes a OPORTUNIDADE de desenvolver suas APTIDÕES FÍSICAS, demonstrar CORAGEM, viver momentos alegres e compartilhar seus VALORES, HABILIDADES e AMIZADE com suas famílias, amigos e comunidade.

A Special Olympics foi revolucionária ao permitir o treinamento e competições nacionais e internacionais para atletas com deficiência intelectual, abrindo a porta da participação no esporte em uma sociedade altamente segregada.

Com a progressão do Movimento a Special Olympics cresceu geograficamente e nos seus programas. A organização expandiu de suas raízes Norte Americanas para uma organização global.

Hoje são 4 milhões de atletas em 170 países participando de programas da Special Olympics.

A comunidade de atletas cresceu e mudou. Os programas da Special Olympics evoluíram também. As necessidades dos atletas vão além do campo de jogo e variam de Programa para Programa dependendo de do clima cultural e sócio-econômico de cada país.

Existem aproximadamente 200 milhões de pessoas com deficiência intelectual atualmente no mundo.

Apesar de declarações de direitos, como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências, pessoas com deficiência intelectual permanecem como uma das parcelas da população mais marginalizadas do mundo.

Estigma severo e isolamento social criam disparidades no acesso a tratamentos de saúde, educação e vida normal dentro de suas comunidades.

Estes problemas são exacerbados nos países em desenvolvimento e onde os estigmas são mais proeminentes e os recursos mais limitados.

Hoje, 70% dos atletas da Special Olympics residem em países em desenvolvimento e para atender as necessidades dessa nova demografia de nossos atletas, criamos uma robusta plataforma de esportes para o desenvolvimento.

Como o maior centralizador de pessoas com deficiência intelectual no mundo, a Special Olympics usa poder agregador e inclusivo do esporte, não só para garantir o acesso ao esporte para o deficiente intelectual, mas para promover os direitos humanos e necessidades de desenvolvimento para essas pessoas na SAÚDE, INCLUSÃO NA SOCIEDADE e EDUCAÇÃO.

A Special Olympics tem uma estratégia unificada que junta pessoas com e sem deficiência intelectual, pois quando se conectam nossos atletas com outros, corações e mentes se abrem e a incompreensão e as atitudes negativas desaparecem.

Nós, basicamente, juntamos as pessoas através do esporte. Nós implementamos essa estratégia nas escolas e comunidades mundo afora, criando lideres e unindo gerações, que criarão um mundo de respeito e inclusão para àqueles com deficiência intelectual.

A Special Olympics implementa a estratégia de colaboração nas escolas e comunidades para engajar a juventude com e sem deficiência intelectual.

A combinação de liderança jovem, Esportes Unificados da Special Olympics ou esportes inclusivos, e o engajamento de toda a escola é uma estratégia que rompe barreiras e cria um ambiente escolar mais propício para a inclusão social.

A Special Olympics e a UNICEF compartilham uma vibrante parceria global desde 2008 dedicada ao apoio da inclusão social de crianças com deficiências intelectuais e de desenvolvimento e suas famílias.

Com ativa colaboração em mais de 30 países e crescendo, ambas essas organizações demonstraram um forte alinhamento estratégico e programático que trouxe apoio e conscientização à sua Causa pelo mundo e, em particular, no hemisfério sul.

Aproveito a oportunidade para informar que a Special Olympics se tornou um membro ativo da nova iniciativa da UNICEF, a Parceria Global para as Crianças com Deficiências, com os Mensageiros Globais da Special Olympics  apresentando e divulgando o objetivo de INCLUSÃO que este grupo almeja nos programas e estratégias de desenvolvimento.

Hoje a Região América Latina da Special Olympics se orgulha de: 

  • Contar com mais de 318 mil atletas
  • Estar presente em 20 países da região
  • Oferecer 28 modalidades olímpicas de esporte
  • Organizar mais de 5.700 competições por ano
  • Ter 60 mil voluntários
  • e mais de 20 mil Técnicos

No Brasil somos:

  • 44.000 Atletas
  • 10.100 Voluntários
  • 2.000    Técnicos

Temos:

  • 9   Esportes
  • 73 Eventos por ano
  • Em 7 Estados

A Special Olympics e UNICEF estão fazendo a diferença na inclusão de crianças com deficiências e suas famílias, MAS ainda temos muito trabalho pela frente no sentido de buscar um maior engajamento de governo nacional e regional, para que se posicionem assertivamente a exemplo do que o  comprometimento compartilhando demonstrado pela parceria UNICEF e Special Olympics pôde conseguir para essa parcela tão vulnerável de nossa sociedade.

Para finalizar, peço a todos aqui presentes para continuar trabalhando para o bem estar de nossas crianças e jovens, especialmente aquelas que são “especiais”.

Vamos todos jogar esportes JUNTOS e viver JUNTOS. -  (Let´s us all Play Unified and Live Unified.)

 


A hora é agora! Contribua com
Brasil nos Jogos Mundiais Special Olympics 2019

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Site

Conheça quem está à frente desta campanha

George Millard
  George Millard
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.