Abas primárias
Ópera, Bastien und Bastienne - Mozart
Ópera Bastien und Bastienne, Mozart
Bastien und Bastienne é uma das primeiras obras de Mozart - quea compôs aos 12 anos de idade - baseada na peça de Jean Jaques Rousseau,Le Devin Du Village. É um Singspiel (obra musical cantada com diálogosintercalados, de origem germânica), em ato único com libreto de F. W.Weiskern, J. H. Müller e J. A. Schachtner, inspirado em M. Favarat e H. deGuerville. Bem recebida pelo público, esta pequena peça impulsionou opequeno Mozart para seus trabalhos posteriores.
O espetáculo será apresentado nos dias 14 de julho de 2018 às 20h eno dia 15 de julho de 2018 às 19h no Teatro de Câmara das Cidades das Artes,Barra da Tijuca, com duração máxima de 70 minutos. Com montagem daAtlantis Opera Orchestra e produção da Kether Arts terá, como inspiraçãoprincipal na sua apresentação, a ambiência do fim do século XVIII e iníciodo século XIX no Rio de Janeiro.
Sinopse
O enredo trata das desventuras de Bastienne, uma jovem camponesaque perde seu amado, Bastien, para uma nobre dama. Desesperada, ealmejando reconquistar seu grande amor, ela recorre à ajuda do MagoColas. A trama se desenvolve em torno dos conselhos dados pelo feiticeiro,tanto para Bastienne como para Bastien.
Personagens
Bastien, jovem camponês. Tenor
Bastienne, jovem camponesa. Soprano
Mago Colas, bruxo da região. Baixo
Concepção do espetáculo
O singspiel Bastien und Bastienne de Mozart, montagem daAtlantis Opera Orchestra e produção da Kether Arts terá, como inspiraçãoprincipal na sua apresentação, a ambiência do fim do século XVIII e iníciodo século XIX no Rio de Janeiro.A ideia é da designer e historiadora Miriam Carvalho, designer demoda e historiadora com especialização em História Militar Brasileira, e dodiretor musical e regente Evandro Rodriguese. Eles pretendem mostrar aopúblico uma experiência de sentidos múltiplos: a obra em si escrita eestreada em 1768 em Berlim é apresentada aqui com toda a ambientação deuma outra época, como se as personagens estivessem no Rio de Janeiro dofim do século XVIII.O processo criativo da profissional para a execução do projeto é feitoprincipalmente por meio de extensa pesquisa de História Brasileira e deIndumentária, área na qual ela é especialista, inclusive desenhandofigurinos históricos para cinema, sempre embasados em profundo processode pesquisa. A inspiração principal são as aquarelas do luso-‐italiano CarlosJulião e do alemão Johann Moritz Rugendas, feitas entre 1760 a 1830, queretratam com detalhes a vida e o dia a dia dos cariocas, principalmente oque vestiam à época.
Embora pouco divulgado, a cidade do Rio de Janeiro no final doséculo XVIII e início do XIX foi bastante pródiga em eventos teatrais,oferecendo uma vida cultural rica dentro das possibilidades de infra-estrutura da época. Pesquisadores brasileiros têm se debruçado em material rico e relevante sobre nosso passado, trazendo “janelas” para a esfera cultural contemporânea, por onde possamos observar esse passado.
As representações iconográficas dos pintores supracitados fornecem umabase riquíssima de cor, criatividade, costumes e sentido de nacionalidadejá relevante na época. Tecidos leves como algodão, seda, linho, floridos elistrados revelam a preferência de tecidos confortáveis, o que já era a opçãodas mulheres da época. Brim, seda e linho para os homens tambémdemonstra que o universo masculino carioca se mantinha confortável epareado com as tendências de moda vindas de França e Inglaterra.
Não apenas a inspiração brasileira para o figurino de Bastien undBastienne surge como algo interessante em um universo de óperaseuropeias, mas o entorno, a ambientação do drama também é a paisagemcarioca do final dos séculos XVIII e XIX, que auxiliará o espectador a setransportar no tempo para uma cidade com ares bucólicos e imperiais, umacidade que não conhecemos mais. O uso de painéis gigantes, comreproduções de artistas das missões francesa e austríaca, é a opção daequipe artística para visualmente transportar o espectador ao passado. Asaquarelas do artista holandês Pieter Godfred Bertichen, feitas na localidadedas Águas Férreas em Laranjeiras, onde havia uma fonte de águaferruginosa -‐ local preferido para passeio dos cariocas – é um dos exemplos de inspiração a serem usados na ambientação.
A apresentação da obra neste formato permitirá ao espectador, quefor à Cidade das Artes no Rio de Janeiro, experimentar não apenas agenialidade de Mozart quando compôs Bastien und Bastienne aos 12 anos,mas também permitirá ser levado a um túnel do tempo por seus sentidosatravés dos auxílios visuais mencionados, onde poderemos experimentaruma encenação de habitantes cariocas dos séculos XVIII/XIX, como seestivéssemos, todos nós, dentro dos camarotes do Teatro São João, o maiorteatro de ópera brasileiro do século XIX, no Centro do Rio. Não o bastante,a experiência é ampliada quando ela acontece dentro de uma das maismodernas instalações culturais da cidade.Diante de toda essa concepção de figurino e cenário,homenagearemos os primeiros imigrantes germânicos que vieram ao Brasildurante a fase acima citada, para tentar uma vida melhor, viver uma novaaventura ou a estudos científicos.
Os experientes cantores atuarão nos seguintes papéis: RodrigoSammarco, tenor, como Bastien, Chiara Santoro, soprano, como Bastiene Rafael Siano, barítono, como Mago Colas. Além destes três personagens,originais da ópera, teremos um ator mirim, com carreira em ascensão emteatros e novelas da TV, fazendo o papel de Mozart aos 12 anos de idade,realizando uma conectividade educacional com a plateia.Segundo ideia do diretor cênico, Manuel Thomas, a ópera se iniciarácom o jovem Mozart tendo um sonho: sem saber que estava no futuro, vemao Brasil numa exposição de aquarelas do pintor holandês Pieter GodfredBertichem, que retratam o Rio de Janeiro do século XIX. Ao acordar,maravilhado com tamanha beleza, o pequeno Wolfgang vai imediatamenteà sua escrivaninha e começa a compor uma de suas primeiras óperas,Bastien und Bastienne. Pouco a pouco as cenas vão surgindo à medida emque ele vai brincando de fazer música. Uma licença poética em forma dehomenagem ao gênio imortal da música clássica, ao Rio de Janeiro e a todosos artistas que, de alguma forma, ajudaram a divulgar, através de sua arte,a Cidade Maravilhosa.
FICHA TÉCNICA
Direção Musica e Regência: Evandro Rodriguese
Direção Cênica: Manuel Thomas
Pianista Preparadora: Eliara Puggina
Elenco
Bastien: Rodrigo Sammarco, tenor
Bastienne: Chiara Santoro
Mago Colas: Rafael Siano
Mozart: Vittório Gava
Equipe Criativa
Tradução: Kristina Michahelles
Legenda: Loren Vandal
Figurino: Mia Carvalho
Execução dos figurinos: Raphael Almeida
Iluminação e produção executiva: Julia Requião
Cenografia: Maria Isabel Magalhães
Assessor de Imprensa: George Patiño
Atlantis Opera Orchestra
I Violino: Kelly Davis Moura
II Violino: Sarah Cesário
Viola: João Reis
Violoncelo: Diogo Moura
Contrabaixo: Matheus Tabosa
Oboé: Ruan Pablo Ribeiro
Trompas: Jhonatas Oliveira, Felipe Alves.
Produção: Kether Arts
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