Abas primárias

Orientação de Carreira com Princípios Cristãos

Educação - Piracicaba, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$30.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 09/07/2021.

Recompensas

A PLATAFORMA NÓS – COMO TUDO COMEÇOU

Temos muitos amigos que são pais de adolescentes e que partilhavam da mesma preocupação: o que vai ser dos nossos filhos quando chegar a época da escolha da faculdade e da carreira? E se eles perderem a fé quando forem para a universidade?

Trabalhando com adolescentes em acampamentos, palestras e aulas, a gente percebia uma grande preocupação deles, um medo gigantesco de errar nessa escolha e desapontar seus pais ou a Deus. 

Um dia, o Rodolfo me chamou para desenvolver um conteúdo para ajudar esses pais, mas logo percebemos que a proposta não era exatamente o que a gente acreditava. Tínhamos a grana de um investidor, mas não era a resposta que queríamos oferecer. Saímos do projeto, mas o projeto nunca saiu de nós. Meses depois dessa tentativa frustrada, chamamos outros amigos e começamos de novo.

Nossa paixão era orientar pais e adolescentes com um conteúdo que pudesse prepará-los a partir da cosmovisão cristã para a faculdade e o mercado de trabalho. Mostrar que carreira e fé tem tudo a ver e que esse é o segredo que eles estão buscando, mas não encontram quem lhes mostre o caminho. 

Fizemos pesquisas, contatos, entrevistas, leituras, reuniões e investimos os últimos dois anos nessa ideia. Nesse tempo todo, não tem um único dia (incluindo fins de semana e feriados!) em que não nos falamos ou pensamos sobre esse assunto.

Juntamos uma equipe excepcional de amigos, profissionais cristãos, de várias áreas (professores, consultores, empresários, educadores, líderes de adolescentes, entre outros). Todos eles acreditam, como a gente, que Deus está muito interessado em todas as áreas da nossa vida, inclusive a profissional. 

Nós sabíamos que existia uma angústia, um aperto no peito de pais e filhos cristãos e não podíamos ficar de braços cruzados.  Eles queriam acertar com a vontade de Deus, mas nem sempre conseguem entender a relação que pode existir entre sua fé cristã e a carreira profissional. Esses dois assuntos quase nunca se conversam. Eles precisavam ter essa orientação segura, mas não sabia a quem recorrer.

Adolescentes estão prestes a tomar a decisão de suas vidas e têm medo de errar, de decepcionar a si mesmos e a seus pais. 

O QUE FAZER?

Com o auxílio do Sebrae, começamos a tirar esse sonho da cabeça e colocá-lo no papel. Dentro do programa ALI de inovação, fomos ensinados a ouvir nosso público. 

Fizemos uma pesquisa com adolescentes de 14 a 17 anos  que demonstrou que a escolha da carreira e universidade está entre as duas maiores preocupações de um estudante de Ensino Médio. 95% dos adolescentes ouvidos afirmou que a maior preocupação deles é não errar, não decepcionar os pais ou não se encontrar no curso escolhido.

Outra pesquisa feita com pais de adolescentes perguntou quem estava orientando seus filhos nessa decisão. Mais de 90% responderam que é a internet, a escola, os professores ou orientadores de carreira. Quando perguntados sobre por que não a igreja, a maioria respondeu que a igreja não fala sobre esse assunto.

Por isso, acabam terceirizando uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa, que vai impactar diretamente as próximas 3 ou 4 décadas de suas vidas.

Nossa proposta era promover um espaço, uma comunidade, uma “tribo” de gente com as mesmas dores e dilemas, que que conseguisse juntar essas duas pontas soltas da vida e atá-las num NÓ que desse informação, segurança e orientação para que nossos filhos e netos não precisem passar pelo que a gente passou na nossa época de tomar decisões sobre nossa própria carreira.  Imagine um lugar que ofereça mais do que uma simples orientação vocacional, mas uma orientação missional, baseada em princípios e valores cristãos?

Já imaginou ver nossos filhos tentando escalar com as unhas uma super montanha, só para chegar lá e descobrirem que estavam subindo a montanha errada?

E se você, como pai, ainda tivesse a oportunidade de ser orientado para que sua própria carreira tivesse sentido e propósito e, assim, você conseguisse ser essa mão a guiar seus filhos a decisões sensatas, maduras e espirituais sobre suas vidas profissionais?

Então, é disso que se trata a PLATAFORMA NÓS. Agora, estamos prontos para dividir o que descobrimos e desenvolvemos com a pessoa mais importante do projeto: você!

QUEM SOMOS NÓS -  OS CARAS POR TRÁS DA IDEIA

Rodolfo Santos é administrador de empresa, mora em Petrópolis/RJ, trabalha no Rio de Janeiro/RJ, casado com a Riane, com quem tem duas lindas gêmeas de 7 anos. Apaixonado por Jesus e por empreender.

Desde 2005, Riane e eu trabalhamos com adolescentes e hoje já temos o privilégio de trabalhar  com jovens que foram nossos alunos e tiveram sua vida impactada a começar no relacionamento com Deus, seus pais, suas carreiras e até casamento.

Percebemos que fomos um referencial na vida dos adolescentes e, de fato, impactar a vida e prestar um serviço que muitas vezes é feito por professores, influenciadores e amigos que em muitos casos não são critãos.

Tivemos a oportunidade de auxiliá-los em decisões fundamentais na sua vida, como salvação, família e trabalho, além de fazê-los entender que o Senhor está preocupado com todas as partes da nossa vida.

Mas como alcançar mais e mais jovens? Como amplificar o alcance e sair apenas do contexto de nossa igreja local? Foi aí que surgiu a ideia de construir a Plataforma Nós, e chamei meu amigo Marcos para essa jornada. 

Marcos Senghi Soares é fundador e diretor do Instituto Alvo, escritor e orientador de carreira. Casado com a Léia, pai de Beatriz e Carolina, sogro do Émerson. Ama a Deus, livros e ajudar pessoas a se desenvolver integralmente.

Há 15 anos desenvolvo mentorias de Vida e Carreira, baseado na Cosmovisão Cristã. Quer dizer, eu falo para as pessoas sobre propósito e planejamento de carreira, mas trazendo o foco para a Eternidade. Ajudo as pessoas a perceber que ninguém vai encontrar realização no trabalho, mas no Deus que criou o trabalho. 

Aí descobri que os pais não dão conta de orientar seus filhos… simplesmente porque eles também estão perdidos! Sabe a história do cego que guia outro cego e caem os dois no buraco? Pois é.  

Mas tem que existir um jeito de sair dessa roda. Afinal, somos cristãos. A gente não tem todas as respostas, mas conhece quem tem! E tem sido incrível ver os resultados desses princípios e conceitos internalizados nas pessoas e colocados em prática. LIBERTADOR! 

Quando o Rodolfo me chamou para estender essa experiência para adolescentes e líderes, não pensei duas vezes. É aí mesmo que eu quero estar. Não posso perder a chance de participar de um movimento transformador desses para a minha geração.  

ONDE ESTAMOS AGORA

Criamos um site, validamos a ideia num protótipo com pais, líderes e adolescentes de várias partes do Brasil. Para que isso gere escala e alcance milhares de pessoas, precisamos agora de recursos para contratar mais gente capaz que nos ajude a desenvolver e formatar conteúdos que alcance nosso público alvo (pais, líderes, adolescentes, igrejas, escolas, entidades estudantis) que estão procurando orientação segura para suas carreiras profissionais, como parte de sua vida de fé. 

A gente acredita que estamos prestes a iniciar um grande movimento que tem um potencial de impacto para toda uma geração. Muitos pais cristãos temem que seus filhos percam a fé na faculdade. Criamos o Nós para demonstrar que não apenas eles podem passar pelo tempo da faculdade ainda mais convictos da verdade,como poderão ser a influência que o mundo acadêmico e o ambiente de negócios precisa. 

Mal podemos esperar quando esses meninos e meninas se tornem os profissionais que vão ajudar a aumentar o CAPITAL ESPIRITUAL do nosso país. 

QUANTO VALE ESSA IDEIA?

Muito mais do que dinheiro! Nosso projeto pretende ser autossustentável no médio prazo. Mas para decolar, precisamos de pessoas, equipamentos e recursos de tecnologia que nos permitam produzir nosso conteúdo da forma mais excelente que conseguirmos. 

Se você acha que não podemos perder mais tempo e que precisamos começar isso ONTEM, nós concordamos e estamos juntos! Queremos te convidar para fazer parte dessa história. Seremos parceiros na orientação de uma  das gerações mais talentosas e promissoras da História, mas que ainda não percebeu isso.

Sabe aquela pesquisa da Chistianity Today que a gente citou no começo, que 60% dos jovens perdem a fé no tempo da faculdade? A gente não precisa fazer parte dessa estatística, desde que saiba preparar nossos filhos adequadamente para a vida. Eles não precisam se desesperar, não precisam ter medo de errar ou de nos decepcionar. É muito melhor que eles tenham uma vontade GIGANTE de agradar a Deus do que fazer o que a gente sonha para eles. 

O grande pregador D.L. Moody disse:

"O mundo ainda está por ver o que Deus pode fazer com, para, através, em e pelo homem que lhe seja totalmente consagrado". 

SEU FILHO PODE SER ESSA PESSOA! 

O próximo passo pode ser acertar na escolha da sua faculdade e carreira.

Então, literalmente: JUNTE-SE A NÓS!

 


A hora é agora! Contribua com
Orientação de Carreira com Princípios Cristãos

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Plataforma Nós

Conheça quem está à frente desta campanha

Marcos Senghi Soares
  Marcos Senghi Soares
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.