Abas primárias

Publicação ABCD Encantado da Infância

ONGs - São Paulo, SP

A Aliança pela infância acredita que o espírito da infância necessita de proteção e cuidados, pois é parte essencial da existência de cada pessoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2001, a Aliança pela Infância chega ao Brasil para consolidar um movimento que já encampava nos Estados Unidos e países da Europa. Ao longo de todos esses anos, acumulou experiência e articulação dezenas de ações no campo da infância. 

Desde 2015, vem trabalhando o “ABCD Encantado da Infância” como o eixo norteador de seu propósito: a defesa do tempo da infância em suas questões mais essenciais – aprender, brincar, comer e dormir. Existem ações fundamentais e por trás de cada uma dessas ações (ABCD) e nosso olhar está voltado a cada uma delas, buscando que todos possam “reencantar o olhar do adulto sobre a infância”, a partir desses quatro atos tão cotidianos da criança.

A publicação ABCD Encantado da Infância será uma contribuição da Aliança para que os mais de 30 núcleos independentes, parceiros e todos que têm relação direta com infância - pais, educadores, organizações da sociedade civil, escolas - possam se aprofundar em discussões e reflexões sobre o Aprender, o Brincar, o Comer e o Dormir na infância.

Diversos pensadores e pesquisadores já estiveram envolvidos com o trabalho da Aliança e a proposta é que contemos com suas contribuições nesta publicação. Da antropologia da infância aos estudos do sono, queremos dialogar e, assim, convidar o leitor também a entrar nesta conversa. Ute Cramer, Soraia Chung, Ricardo Guelman, Fernando Lousada, Gandhi Piorsky, Sidarta Ribeiro, Stela Barbieri, entre outros, serão convidados a refletir sobre os temas e compartilhar suas visões com o leitor. 

Faça parte!

DOE e nos ajude a contribuir para que pessoas de todo o Brasil tenham acesso a uma publicação inédita e repleta de discussões sobre cada um dos eixos do ABCD, artigos dos pensadores e também sugestões de "inspirações" e "experiências" para desenvolver na prática.

 

Nosso desejo é criar um material que dispare eventos multiplicadores, como grupos de estudos, rodas de conversa, mudanças de hábitos. Assim, estaremos aprimorando nosso olhar e também nossa prática.

 

 

A Aliança pela Infância

A Aliança pela Infância surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2001, é um movimento contínuo, como o tempo da infância. Um movimento vivo, dinâmico e criativo, articulado por uma rede de pessoas comprometidas com a infância. Suas iniciativas são orientadas por uma inspiradora Carta de Princípios elaborada no início do movimento.

Atuamos em rede, e em geral, a atuação dos membros dessa rede é voluntária. Um voluntariado exercido com engajamento e alegria. Assim, cada adulto que colabora com a construção da Aliança torna-se um “aliançado”. No Brasil, a rede que dá suporte à Aliança possui uma estrutura multinuclear. Isto é, os seus 32 núcleos espalhados pelo país têm autonomia de ação, sempre respeitando a Carta de Princípios.

 


A hora é agora! Contribua com
Publicação ABCD Encantado da Infância

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Site

Conheça quem está à frente desta campanha

Aliança pela Infância
  Aliança pela Infância
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.