ENCONTRO DOS SÁBIOS E SABERES GUARANI

ONGs – São Paulo, SP

COLABORE COM A CAUSA INDÍGENA!

Seminário
"Encontro dos Sábios e Saberes Guarani"
06 a 11 de Novembro

A aldeia Tekoa Payau, está localizada próximo ao Pico do Jaraguá no município de São Paulo. Atualmente conta 125 famílias, com uma população de aproximadamente 700 indígenas, dos quais quase 400 são crianças.

A FORMAÇÃO

A formação continuada será realizada durante uma semana e será tratada em eixos temáticos da cultura. Para isso, serão convidados sábios e sábias do Povo Guarani, etnia Mbyá, de diversos locais do Brasil para serem os mentores dessa formação e também serão levados em consideração aspectos formais de formação de educadores para intercalar com a sabedoria dos mais velhos.

ATIVIDADE

2º dia
MEDICINA TRADICIONAL/ PLANTIO

Neste eixo será discutida com a visão dos mais velhos, a prática do plantio, qual melhor época para a realização da mesma e como deve ser esse plantio para preservar os costumes. Também será abordado o uso diário das ervas medicinais, e a questão dos cuidados relacionados ao uso de remédios industrializados que podem não fazer bem a saúde, em especial a saúde da mulher.

Este tema se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

- ODS 2 "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável";
- ODS 3 "Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades";
- ODS 6 "Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.";
- ODS 15 "Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.";

ACREDITAMOS QUE COM SUA AJUDA E DE OUTROS DOADORES CONSEGUIREMOS MANTER A CULTURA GUARANI VIVA!

CONTAMOS COM SEU APOIO!
AJUDE-NOS NA DIVULGAÇÃO!

A cauda indígena é de todos nós!

Bom dia Pessoal,

Nossa campanha segue firme!!! Precisamos arrecadar 28mil reais para conseguirmos viabilizar o Seminário Indígena que pretende reunir em 6 dias os indígenas mais velhos das aldeias espalhadas pela região sul e sudeste do Brasil.

No primeiro dia, no olhar dos sábios e sábias, será abordado: O Aquecimento Global. A preocupação que as comunidades indígenas vem sofrendo com esta questão, como amenizar esses impactos na cultura e qual o papel que os educadores devem desempenhar junto às crianças, jovens e adolescentes.

Este assunto é de interesse mundial e está alinhado com o Objetivo 13 dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ONU) cujo tema é: "Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*)
(*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.

Acreditamos que este seja um momento histórico de muito aprendizado, trocas e de difusão desta imensa e rica cultura entre os indígenas que, assim como todos nós, luta pela preservação de um mundo mais equitativo e humano.

Colaborem e contamos com vocês para nos ajudar nesta divulgação!