Abas primárias

Voa, Vitinho! - Doutorado na Inglaterra

Educação - São João da Boa Vista, SP

Oi, eu sou o Vitor, em 2016, me formei em Física na Unicamp, onde também me tornei mestre em Física mais recentemente. Sempre fui daqueles que questionam incansavelmente como as coisas funcionam e se perguntam diariamente: como o Universo é o que é? Durante a minha graduação, me encantei por duas das teorias mais lindas da Física: a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. A primeira descrevendo um mundo incrivelmente pequeno e a segunda explicando a dança incansável dos planetas, estrelas e galáxias. Dediquei meu mestrado a estudar essas duas teorias em conjunto e agora me preparo para dar meu próximo passo na carreira científica: o Doutorado.

Em 2013, com uma bolsa financiada pelo Governo brasileiro, estudei por um ano na Universidade de Pisa, na Itália, onde aprendi muito sobre a vida acadêmica e cresci ainda mais como pessoa. Ao entrar em contato com minha atual área de pesquisa, me apaixonei, e sigo desde então estudando fenômenos quânticos em sistemas gravitacionais. Junto do meu orientador, o Prof. João Paulo Pitelli (Unicamp), e colaboradores, publicamos 5 artigos científicos, dos quais sou o primeiro autor em três. No segundo semestre de 2018, financiados por bolsas do Governo estadual, eu e meu orientador tivemos a oportunidade de trabalhar no grupo de pesquisa de um dos mais importantes pesquisadores da nossa área, o Prof. Robert Wald, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em agosto de 2019, defendi meu Mestrado e pretendo continuar pesquisando!

Já em 2019, recebi a notícia de que havia sido aprovado para começar o Doutorado em Outubro de 2019 na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, para trabalhar no Laboratório de Gravitação Quântica com a Prof.ª Silke Weinfurtner. Lá, vou estudar como simular efeitos quânticos em Buracos Negros utilizando experimentos que podem ser realizados aqui na Terra. A ideia é encontrar semelhanças em sistemas que fazem parte do nosso cotidiano, como a água escoando por um ralo (se quiser saber mais, um dos professores do meu grupo de pesquisa fala mais sobre isso nesta entrevista: uol.com.br/buracos-negros-em-um-tanque-dagua).

Ganhei duas bolsas da Universidade de Nottingham: uma para cobrir as taxas universitárias pagas por imigrantes no Reino Unido, e outra como salário durante 3,5 anos de doutorado. Como só começo a receber a bolsa após chegar na Inglaterra, tenho que cobrir muitos gastos até lá por conta. Eles incluem o Visto (Taxa Consular) e a Sobretaxa de Saúde para Imigrantes, que é obrigatória e, sozinha, corresponde à mais da metade do total. Além disso, preciso comprar a passagem aérea de São Paulo até Londres, que é onde está o aeroporto mais próximo. (A planilha detalhada encontra-se no link no final da página.)

Os gastos são altos, mas graças ao apoio de amigos e familiares incríveis que tenho, consegui arrecadar uma parcela do total através de outras formas, como várias aulas particulares, doações de algumas pessoas e até uma Pizzada do Doutorado. Mesmo assim, ainda falta um tantinho e preciso da sua ajuda para arrecadar o que falta!

Vou dar meu melhor para representar o Brasil com excelência durante este Doutorado! Ainda temos muito a descobrir sobre o Universo e seus segredos, e espero contribuir para o melhor entendimento dos Buracos Negros. Quem sabe as aplicações e descobertas que teremos pelo caminho? Estou ansioso para encontrá-las!

Toda e qualquer contribuição é muito bem vinda e sou muito grato por sua ajuda, seja como doação, seja compartilhando o link pra esta campanha! Como recompensa farei um sorteio de livros no final do período de arrecadação, a cada R$30,00 doados, você irá receber um número para o sorteio!

 

Tem alguma dúvida? Sugestão? Ou só quer bater um papo? Entra em contato comigo através das minhas redes sociais!

 


A hora é agora! Contribua com
Voa, Vitinho! - Doutorado na Inglaterra

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Instagram | Documentos e Planilha

Conheça quem está à frente desta campanha

Vitor Barroso Silveira
  Vitor Barroso Silveira
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.