Perguntas frequentes sobre crowdfunding

O que significa o financiamento coletivo (crowdfunding)?

O financiamento coletivo, traduzido do inglês “crowdfunding”, descreve o simples e poderoso ato de arrecadar dinheiro na internet para campanhas diversas, como: filantropia, cultura, ONGs, caridade, pequenos negócios, ativismo, artes, games, entre outros.

Por que crowdfunding?

Muitas vezes, projetos inovadores e de ótima qualidade, que poderiam mudar as nossas vidas, não vão para frente por conta da falta de patrocínio ou até por conta da burocracia que enfrentamos para conseguir um empréstimo bancário e/ou financiamento através das leis de incentivo. Na Kickante, tudo é mais fácil. Você apoia campanhas fascinantes de financiamento coletivo ou lança sua própria campanha online seguindo passos super simples, e começa a dar vida aos seus sonhos em poucos minutos!

Como funciona a Kickante?

Contribuir com uma campanha é muito fácil!

  • Busque campanhas em que acredita na nossa listagem geral ou use nossos mecanismos de busca para achar uma campanha relacionada ao seu interesse;
  • Leia sobre a campanha, visite a página deles no Facebook, Twitter, ou o site do criador da campanha;
  • Decida o valor que quer doar com base nas suas possibilidades ou na recompensa que quer receber;
  • Pague com seu cartão de crédito, boleto, PayPal e caso esteja com a grana apertada parcele sua contribuição em até 6 vezes (para valores acima de 50 reais)!
  • Ajude o criador da campanha a movimentá-la compartilhando a campanha com seus amigos e conhecidos. Aqui, quem faz o sucesso da campanha é você!

Criar a sua campanha é também muito simples e tudo acontece online em 7 passos. 

  • Elabore seu vídeo ou escolha uma foto criativa que represente sua campanha;
  • Conte a sua história;
  • Ofereça recompensas criativas, e se for enviar algo por correios, não se esqueça de incluir os custos da entrega no valor final;
  • Forneça a conta MoIP/PayPal onde devemos enviar os valores arrecadados;
  • Compartilhe sua campanha com família, amigos, colegas de trabalho e redes sociais;
  • Fique ligado e siga nossas dicas de como agitar sua campanha;
  • Receba o valor arrecadado diretamente na conta que você compartilhou conosco – nosso lema é: burocracia ZERO.

A Kickante oferece uma plataforma completa e super profissional para sua campanha:

  • Campanhas Tudo ou Nada e Campanhas Flexíveis. Quem decide é você!
  • Contribuição por cartão de crédito, boleto ou carteira digital (PayPal)
  • Pagamento da contribuição parcelado, mas você recebe o valor integral ao término da campanha!
  • E muito, muito mais. Veja aqui “Como lançar sua campanha” 

Quais tipos de campanhas podem ser lançadas?

Acreditamos na diversidade, e acreditamos na pluralidade de interesses. Também temos certeza que nesse Brasil enorme existem mais ideias e sonhos do que poderíamos jamais imaginar. Desde que a sua campanha tenha um objetivo claro, lícito, real e ético, pode lançar, que está cheio de gente boa nesse país querendo lhe apoiar!

O que motiva as pessoas a contribuírem em uma campanha?

Nossos kickadores contribuem para as campanhas por diversas razões, mas normalmente isso acontece porque eles querem estar envolvidos no que as campanhas estão tentando alcançar, ou porque desejam as recompensas que fazem parte da campanha. 

Contribuir com um projeto é muito mais do que doar dinheiro para alguém, é acreditar em um sonho e torná-lo possível. Não importa qual a motivação ao doar; participar e ajudar a construir esse mundão em que vivemos, é bom demais!

Quero lançar uma campanha. O que mais preciso saber sobre as campanhas?

Há dois tipos de campanhas, a “Flexível” e “Tudo ou Nada”. Na “Flexível”, o criador da campanha mantém os valores arrecadados mesmo que não atinja o seu objetivo final. Já na “Tudo ou Nada”, o criador da campanha só recebe os valores arrecadados se atingir ou superar a meta estabelecida, caso não atinja, as contribuições são devolvidas para os contribuidores. Todos nossos projetos tem um objetivo de arrecadação e metas específicas (01 e 60 dias), que não poderão ser alterados uma vez submetidos. E temos um Baú de ideais, cheinho de informação para te ajudar a lançar sua campanha e fazê-la um sucesso. Simples assim!

Quanto custa para participar?

Nada. É 100% grátis criar uma conta ou até lançar uma campanha conosco. Só recebemos se você receber. E mais, nós cobramos uma taxa administrativa de apenas 17,5% para as Campanhas Flexíveis que não alcançam seu objetivo. E o melhor? Caso sua campanha atinja seu objetivo (seja ela Flexível ou Tudo ou Nada), diminuímos ainda mais o valor da nossa taxa, e baixamos a mesma para 12% do valor arrecadado! Essa é nossa maneira de dizer: parabéns pelo esforço aplicado! No caso das campanhas Tudo ou Nada que não alcancem o objetivo, devolvemos todo o valor arrecadado para os contribuidores e não cobramos nada ao criador da campanha, já que você não recebe a doação, achamos justos que nós também não recebamos nossa taxa administrativa. E se você arrecadar mais que sua meta? Não aumentaremos jamais os 12% de taxa administrativa. Somos parceiros em todos os sentidos! Clique aqui para saber mais sobre taxas e pagamentos.

O que acontece depois que o prazo do projeto termina?

Quando o prazo de arrecadação acabar, os valores arrecadados serão repassados para o criador da campanha, que deverá contatar todos os contribuidores, para acertar o envio das recompensas, se for o caso.

No caso de uma campanha “Tudo ou Nada” que não atingir a sua meta de arrecadação estabelecida, todas as colaborações financeiras serão reembolsadas aos contribuidores.

A Kickante enviará um e-mail com as informações da campanha para todos contribuidores, mas é importante que você como criador da campanha ou contribuidor, esteja sempre acessando a página da sua campanha. 

Quando/Como será a transferência do valor arrecadado na campanha, para seu criador?

Após o término da campanha, "Flexível" ou "Tudo ou Nada" (bem sucedida), a transferência do valor arrecadado, é realizada automaticamente pela Kickante entre 2 e 4 semanas após o encerramento da sua campanha. Isso porque, o MoIP e PayPal (processadores financeiro da sua campanha) normalmente repassam os valores 14 dias após o término da campanha, tempo para processar todas as contribuições, e mais 14 dias para fazermos o processo interno da transferência. Quando o valor é repassado, já são descontadas as taxas da plataforma. Planeje sua campanha e recompensas levando esse tempo de processamento administrativo em consideração.

Lembramos sempre, que sua conta MoIP e/ou PayPal deverá estar verificada, para estar apta a receber os fundos arrecadados. Saiba mais aqui, como configurar sua conta MoIP e PayPal para evitar atrasos!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente através do e-mail: falecom@kickante.com.br.

Na regra do Tudo ou Nada, em que momento o dinheiro é cobrado ou estornado?

Os valores são cobrados no ato da contribuição. Caso no final do prazo estabelecido, a campanha Tudo ou Nada não atinja sua meta, o valor será estornado por inteiro aos contribuidores, como estabelece nosso Termo de Uso. Veja mais em estornos.

É necessário ter uma conta MoIP ou PayPal para lançar uma campanha?

Não. A inclusão da sua conta MoIP se dará após o lançamento da campanha. Você receberá um e-mail solicitando o preenchimento da sua conta MoIP (obrigatório para recebimentos nacionais - boletos e cartão). Caso não receba esse e-mail, basta preencher o campo de informação da sua conta MoIP na aba "Dados financeiros". Sua campanha poderá ir ao ar mesmo que sua conta ainda não esteja verificada*, porém solicitamos que complete essas informações até o final da sua campanha, para que possamos efetivar a sua transferência sem atrasos.

Oferecemos também, como forma de aumentar suas chances de arrecadação, a opção de receber fundos através do PayPal, neste caso também solicitamos que sua conta esteja verificada*. O PayPal é uma alternativa para recebimentos de contribuições estrangeiras, visto que os processadores nacionais não são habilitados para esse tipo de recebimento. Embora sugerirmos que você possua conta em ambas, MoIP e PayPal, não é obrigatório utilizar as duas empresas financeiras. Basta ter conta no MoIP, que sua campanha já estará arrecadando!

Para sua maior segurança, uma vez definida a sua conta para transferência do valor arrecadado na Kickante, não permitimos a mudança ou edição da mesma. Caso precise fazê-lo, pedimos que entre em contato conosco pelo e-mail falecom@kickante.com.br, colocar no campo do assunto: Mudança de Conta PayPal ou MoIP.

Facilitamos seu trabalho e criamos um passo-a-passo de Como configurar sua conta MoIP e de Como configurar sua conta PayPal. (com os links para cada página).

*Termo utilizado pelo MoIP e PayPal, confirmando que sua conta está com o cadastro completo e analisado pela equipe deles.

Sobre os direitos autorais

Não se preocupe! O criador de campanhas detém os direitos autorais de suas próprias campanhas, sem qualquer participação dos contribuidores ou da Kickante, de acordo com a proteção do sistema jurídico brasileiro, da lei de direitos autorais (9.610/98, lei de propriedade industrial).

Como contribuir em uma campanha?

É rápido e fácil! Na página da campanha de sua escolha, basta clicar em “Contribuir”, ou clicar diretamente no box de recompensa de sua preferência. O valor mínimo para sua doação é de R$ 10,00 e um valor máximo de R$ 48.425,00, por cada doação. Valores esses dentro do limite máximo para isenção de impostos (imposto de renda calculado pela tabela de pessoa física - podendo ser até 27,5%). Ver mais informações sobre a regra, no site da receita federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/.

How to contribute from abroad?

Find here everything that you need to know to give your contribution from abroad.

Onde posso ver a listagem das campanhas que estou seguindo?

Muito simples! Mantemos essa lista atualizada para você no seu perfil. Em seu Perfil, clique em Minha conta e depois na aba Campanhas.

Quando irei receber minhas recompensas?

Os criadores das campanhas são inteiramente responsáveis pelas entregas das recompensas e entrarão em contato com você para combinar a entrega das recompensas. Você também pode entrar em contato diretamente com eles pelo nosso site!

Quais são as formas de pagamento?

Os pagamentos são realizados com cartão de crédito, boleto ou PayPal. Você ainda poderá parcelar sua contribuição em até 6 vezes (para valores acima de 50 reais)!

Minha contribuição pode ser abatida do Imposto de Renda?

Sim! Mas apenas algumas situações prevista em lei dão direito a esse abatimento.
Deve-se atentar para o que as leis caracterizam como possíveis abatimentos e, salvo melhor juízo, é obrigação do contribuidor conhecer essa legislação, e não do criador da campanha ou da Kickante, pois a natureza da declaração desses impostos é por homologação (o próprio interessado que realiza).

Sobre a segurança nos pagamentos

Temos implementado em nosso site o sistema SSL de segurança de rede, presente em todas as páginas onde existe envio de dados. Utilizamos o OrganizationSSL que é um Certificado Digital de Validação Completa, dando mais segurança aos nossos clientes. Além disso, através das plataformas MoIP e PayPal, buscamos as melhores e mais renomadas empresas de pagamento online, também em termos de segurança. 

É necessário ter uma conta no MoIP ou PayPal para apoiar uma campanha?

Só se você quiser! Não é necessário ter uma conta MoIP para apoiar uma campanha, é super simples e rápido! Você não precisa nem ter conta no nosso site. Preenchendo os dados solicitados, você poderá pagar com boleto, ou usar as diversas bandeiras de cartão de crédito disponíveis. No crédito, oferecemos a você a opção por pagar parcelado ou não. Caso o criador da campanha também tenha escolhido a opção de receber contribuições através PayPal e você tenha conta PayPal (carteira digital), você também poderá utilizar essa ferramenta para fazer sua doação. 

Qual a caracterização financeira para as contribuições?

As contribuições feitas através da Kickante não são empréstimos ou investimentos. Elas são classificadas como doação, compra ou permuta (a depender da recompensa oferecida) e as recompensas jamais poderão ser classificadas como retorno financeiro.

Como vou saber se o dono do projeto é realmente quem ele diz que é?

Na Kickante, temos passos internos para ajudar a filtrar campanhas ilícitas. Para nós, a qualidade das nossas campanhas é de extrema importância. Porém, assim como em todas as plataformas mundiais de crowdfunding, a Kickante não tem a responsabilidade sobre a veracidade das informações das campanhas e seus criadores. A responsabilidade de escolher em quem doar é sempre do contribuidor, portanto recomendamos que vocês leiam a história da campanha com atenção, e que chequem os links das redes sociais e website presentes na página da campanha para que possam, ai, conferir se existem boas referências quanto à campanha.

Se a dúvida persistir, entre em contato com o criador do projeto através de uma mensagem privada e informe seu e-mail para que ele (a) possa retornar para você.

Doe apenas se estiver se sentindo 100% seguro e feliz com a proposta dos criadores da campanha. 

Fiz uma colaboração e ainda não apareceu nada na plataforma. O que aconteceu?

Não se assuste se seu apoio demorar um pouco para ser efetivado. De acordo com o padrão mundial, pagamentos através de cartões de crédito podem ter um prazo máximo de 48 horas para ser efetivado, enquanto boleto poderá levar de 1-2 dias úteis após o pagamento do mesmo. Mas lembrando, esse é o prazo máximo estimado, podendo ser, e geralmente é, muito mais rápido do que isso. Se após esse prazo, seu apoio não tiver sido efetivado na plataforma da campanha, cheque com seu banco se o débito realmente foi processado. Se a resposta for positiva, entre em contato com a gente e reporte o erro. Se a resposta do seu banco for negativa, envie sua doação pelo nosso site mais uma vez, com toda a segurança!

Outras pessoas podem ver minha colaboração?

Apenas se for do seu interesse. Isso poderá ser alterado no momento da sua contribuição. Você poderá optar para que sua contribuição seja Normal (quando aparecerá seu nome, valor doado e data), Anônima (não mostrará seu nome) e ainda existe a opção de "Esconder valor" (selecionando esta opção, o valor doado não ficará visível para o público).

Quais informações são repassadas ao dono do projeto?

As informações repassadas para os criadores das campanhas são: seu nome, e-mail, e o endereço definido por você para a entrega de alguma recompensa. Os criadores da campanha poderão ter acesso ao seu CPF ou CNPJ, mas não terão acesso à informação do seu cartão de crédito.

Receberei Nota Fiscal?

A Nota Fiscal para um contribuidor (seja Pessoa Física ou Jurídica) deverá ser emitida sempre pelo criador da campanha, visto que a Kickante é o intermediário na transação. Emitimos Nota Fiscal para o criador da Campanha, referente à nossa taxa de serviço. Ela será enviada após o término da campanha.

Quais os impostos incidentes em minha campanha?

Para Pessoa Jurídica, a Kickante tem a obrigação por lei de reter o IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte, de 1,5%, na emissão da Nota Fiscal, apenas se o valor da NF for maior que R$ 666,66.
Para Pessoa Física, essa regra não se aplica, ficando assim isentos dessa retenção.

Já os impostos incidentes sobre a produção e comercialização dos produtos/serviços que serão desenvolvidos e entregues pelos Criadores de Campanha, indicamos que seja consultado um contador de confiança, da sua região. Isso porque vai depender de várias premissas, como: quem é o criador da campanha, PJ ou PF?; qual tipo de produto/serviço oferecido; qual estado está sendo desenvolvido/produzido; entre outros detalhes.

Tudo certo? Então...

Vamos kickar!