version: 240705-7bf660a8
Jogo de Desenvolvimento de Competências de Alto Desempenho [online]
Jogo de Desenvolvimento de Competências de Alto Desempenho [online]
Renato Soffner
Americana - SP
CrowdfundingEducação
Captação Privada
Jogo de Desenvolvimento de Competências de Alto Desempenho [online]

Jogo de Desenvolvimento de Competências de Alto Desempenho [online]

A plataforma mais premiada do Brasil


Bem-vindo! Esta campanha tem por objetivo desenvolver um jogo de análise e desenvolvimento de competências de importância para o mundo contemporâneo - assunto que pesquiso e trabalho há mais de 25 anos. Trago minha experiência acadêmica e profissional no assunto. Em minha formação, tive a oportunidade de estudar em universidades brasileiras de primeira linha (USP, UNICAMP, FGV-SP), com oportunidades internacionais marcantes (MIT). Tive, também, a oportunidade de trabalhar em empresas nacionais e multinacionais de referência em suas áreas de atuação (COSAN, FGV-SP, MICROSOFT). Agora quero oferecer toda essa experiência para qualquer pessoa interessada no assunto, na forma de um jogo que analisa suas competências e indica as necessidades de desenvolvimento para que você seja considerado competente em níveis de alto desempenho, em nossa vida pessoal, em nossa carreira e no nosso trabalho.
Imagine-se em seu trabalho: quantas vezes você é solicitado a executar tarefas e atividades para as quais nem sempre foi preparado? Eu senti esta dificuldade muitas vezes nas minhas experiências profissionais. Quanta frustração, quanta insegurança, quanta tensão, quanto conflito!

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X


O que trabalharemos em nosso jogo (online):

1. Introdução ao jogo

- O que são competências? Por que são importantes? Por que a grande preocupação atual com o assunto (educação, empresas, governo)?
- A educação para competências

2. Análise das competências do jogador

[Gestão de dados, informação e conhecimento]

- Qual é a diferença entre dados, informação e conhecimento, e como isso afeta nossas vidas?
- Como avaliar de forma crítica, priorizar, organizar e pesquisar (estratégias de busca avançadas) e publicar (com propósito) a informação relevante?
- Como analisar, sintetizar, interpretar e contextualizar os tipos de visualização e representação da informação: textual, numérico, estatístico, gráfico, visual e sonoro?
- Como determinar o valor da informação, da informação privilegiada?
- Como diferenciar fontes confiáveis das não confiáveis, "fake news"?
- Como administrar o excesso, sobrecarga e a ansiedade de informação?
- Quais são os fatores econômicos, éticos, sociais e legais (LGPD, direitos autorais) do uso da informação? 
- Redes sociais: prós e contras
- Técnicas de anotação e registro de informação: bullet journals, mind maps, sistema de Cornell
- A Gestão do Conhecimento pessoal: técnicas de estudo e de aprendizagem, noções de teorias de aprendizagem e de como as pessoas aprendem, "lifelong learning", metacognição (identificação de barreiras para a aprendizagem, monitoramento de processos mentais, entendimento do nosso próprio estilo de aprendizagem). Criação, utilização e socialização do conhecimento - tácito e explícito.

[Gestão da comunicação, colaboração e expressão]

- Princípios da Teoria da Informação e da Comunicação
- Processos de comunicação na língua materna falada e escrita
- Conhecer e saber aplicar os princípios da gramática (conhecer bem a língua), da retórica (expressar-se bem e defender argumentos) e da lógica (dialética, pensar bem) em redação e expressão/comunicação
- Redação (escrever bem): teoria e prática
- Técnicas de oratória (falar bem): teoria e prática
- Princípios da retórica e da lógica (dialética) em redação e expressão/comunicação
- Técnicas de apresentação em público e em reuniões (vender ideias)
- Leitura eficaz: 'skimming', 'scanning' (ler bem, de forma dinâmica e seletiva): teoria e prática
- Análise e interpretação/compreensão de textos: teoria e prática
- Resumo e síntese de informação adquirida: teoria e prática
- Comunicação interpessoal e colaboração: meios e tecnologias (TICs - tecnologias de informação e comunicação)
- Administração da comunicação em equipe, 'feedback', gestão de reuniões, administração de processos complexos de comunicação e de colaboração
- Comunicação com os propósitos de informar, instruir, motivar e persuadir​
- Como articular o pensamento, entender e interpretar ideias eficazmente usando linguagem verbal e não-verbal (falada, escrita, lida, ouvida, corporal), e expressar-se de acordo com contexto
- Administração de redes de contato e de relacionamento
- Gestão tecnológica: recursos informacionais e computacionais da modernidade
- Conhecimento tecnológico e atualização permanente em novas tecnologias
- Interação em comunidades virtuais de aprendizagem

[Gestão de competências técnicas e analíticas (hard skills)]

- ​Pensamentos lógico, reflexivo, crítico, criativo, estratégico e inventivo
- Tomada de decisão eficaz: técnicas e métodos
- Solução de problemas: técnicas e métodos de geração de ideias e de solução inovadora de problemas. O sistema TRIZ
- Métodos quantitativos: conceitos, técnicas e ferramentas de aplicação da matemática e da estatística a problemas do dia a dia, na solução e otimização de problemas reais
- Ciência de dados e analítica: conceitos, técnicas e ferramentas de aplicação da inteligência artificial (data mining, machine learning, people analytics) aos problemas gerais e de negócios
- Administração das visões de mundo: identificação e controle de 'mindsets', modelos mentais, paradigmas, visão sistêmica e complexa do mundo e dos fenômenos. Estudos de caso.
- Complexidade, emergência e auto-organização dos fenômenos

[Gestão de competências gerenciais: foco em inovação e gestão eficaz de negócios]

- ​Inovação sistemática em produtos, processos e serviços: radical, incremental e contínua​
- Negociação e resolução de conflitos
- Gestão orientada por processos (metodologias MIT e APQC)
- Criação de novos negócios: concepção e implantação, geração de ideias para novos negócios, modelos de negócios, planos de negócios, avaliação de desempenho e de viabilidade, implantação, financiamento (com estudos de caso)
- Visão e ação empreendedoras

[Gestão de competências da eficácia pessoal e profissional]

- ​Gestão da empregabilidade: planejamento da carreira, manutenção da empregabilidade, atualização permanente, desenvolvimento de novas competências, busca por novas oportunidades de trabalho
- Geração de cenários futuros do emprego e do trabalho
- Administração do tempo: técnicas e métodos
- Gestão de projetos: técnicas e métodos - melhores práticas, post-mortem, lições aprendidas, SCRUM
- Gestão da vida pessoal e profissional: planejamento, realização e controle de projetos pessoais e profissionais, indicadores de desempenho, de sucesso e de satisfação, enfrentamento e administração das barreiras ao sucesso de vida

[Gestão de competências atitudinais, comportamentais e socioemocionais (soft skills)]

- Competências atitudinais e comportamentais
- Competências socioemocionais

[Heurísticas e algoritmos na solução de problemas]

- Como entender e representar problemas por meio de algoritmos
- Aplicações práticas em problemas reais e estudos de caso

[​Dinâmicas e simulações sobre estudos de caso históricos de gestão de competências]
- Império Romano
- Segunda Guerra Mundial
- Invenções e descobertas
- Solução de problemas

3. Proposta de desenvolvimento de competências e métodos a serem empregados

Como se vê, é uma proposta única e inovadora.

O prazo de desenvolvimento previsto é de 12 meses. Para isso serão empregados programadores, webdesigners, designers e conteudistas atuando em plataforma online, que os participantes acessarão tão logo o projeto esteja implementado.

Sua contribuição ajudará na remuneração do pessoal contratado para a campanha.

Você receberá, como patrocinador do projeto: a) Acesso integral aos recursos desenvolvidos do jogo (na plataforma digital de aprendizagem online), por tempo ilimitado; b) Um exemplar do livro complementar ao projeto, por mim redigido; c) Contato direto comigo para qualquer orientação que se faça necessária; e) Informação privilegiada relativa a quaisquer iniciativas posteriores à campanha.

Sou bacharel em Engenharia Agronômica graduado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Mestre pela mesma instituição na área de sistemas mecanizados e pesquisa operacional (métodos quantitativos). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de tecnologia e educação. Pós-doutorado em Gestão do Conhecimento no CTI - Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer", do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e licenciado em Pedagogia. Especialista em negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Realizei estágio de pesquisa pós-doutoral (como Associate Researcher) no Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Media Laboratory.
Tive experiência profissional no Grupo COSAN, onde atuei como gerente de pesquisa & desenvolvimento, na Fundação Getulio Vargas de São Paulo, no cargo de gerente de tecnologia aplicada, e na Microsoft Brasil, como gerente de programa acadêmico. Minha atuação docente e de pesquisa tem sido desenvolvida junto a instituições públicas e privadas, nos níveis de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu.
Na FGV-SP fui gestor da equipe responsável pelo jogo de empresas da instituição.


Participe agora com total segurança
porque na Kickante cada pessoa faz uma grande diferença!

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

Captação Privada

Renato Soffner

Americana - SP

Crowdfunding

Educação

Campanha lançada em 01/03/2023

Campanha Flexível

R$ 25,00
0 Kicks
R$ 50,00
0 Kicks
R$ 120,00
0 Kicks
R$ 300,00
0 Kicks

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.