Terceiro Setor: Arrecade doações para ONGs já!

Terceiro Setor bate recorde de captação no Brasil com mais de 1 milhão em uma única campanha

Para o Terceiro Setor, crowdfunding (ou financiamento coletivo) é a forma mais confiável de arrecadar doações, com custo baixíssimo. Apenas 10% de taxa administrativa. E mais, com crowdfunding a ONG pode arrecadar doações antes do período de maturação exigido pelo Governo que é de 2 anos (afinal, as ONGs possuem necessidades imediatas, não podem esperar 2 anos!).

Crowdfunding, traduzido ao pé da letra, significa financiamento feito por uma multidão. É quando várias pessoas resolvem se engajar em um projeto com o qual se identificam, ajudando a financiá-lo com seu próprio dinheiro. Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com a quantia que quer. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

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Crowdfunding também é uma forma de maximizar as doações para o Terceiro Setor, pois permite que a ONG arrecade doações dos mais diversos estados do Brasil e até do mundo. Esses doadores, se tornam fiéis à ONG e com muita frequência passam a contribuir de forma recorrente. Isto contrasta com a teoria de que doadores e Instituições precisam estar perto ou que as Instituições só devem arrecadar doações pela comunidade ou de pessoas próximas.

Para que a sua ONG se beneficie desta forma de arrecadação é muito fácil. É só criar a sua campanha de crowdfunding, defender o seu projeto social ou a sua causa e divulgar a campanha. A plataforma de crowdfunding da Kickante possui assessoria de marketing gratuita e ajudará você em todo o processo, desde a criação até o lançamento e divulgação!

 

Recorde de arrecadação do Terceiro Setor

O recorde latino-americano de arrecadação de fundos agora pertence à campanha “Santuário Animal”, que arrecadou mais de R$ 1 milhão em prol dos animais que habitam o Rancho dos Gnomos, através da Kickante, plataforma líder nesse tipo de arrecadação no Brasil. A ASERG – Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos lutou pela arrecadação de fundos para comprar um novo terreno para abrigar os animais resgatados e com R$10 reais o contribuidor ajudava a comprar 1m².

Analisando os resultados, percebemos o crescimento exponencial anual do financiamento coletivo para Terceiro Setor. A campanha #Torcida MSF, realizada pelo Médicos sem Fronteiras, que arrecadou R$140 mil, era um recorde filantrópico até 2014 – 14% do recorde atual.

A tendência é que cada vez mais ONGs utilizem o crowdfunding para viabilizar projetos sociais – já que não exige o período de maturação de 2 anos que o Governo impõe -, e também que as plataformas inovem para se adaptar cada vez mais às necessidades do Terceiro Setor.

O que é o terceiro setor?

O "terceiro setor" é um termo amplo que abrange organizações com diferentes estruturas e propósitos, não pertencendo ao setor público (ou seja, o estado) nem ao setor privado (empresa privada lucrativa). Inclui organizações voluntárias e comunitárias (instituições de caridade registradas e outras organizações, como associações, grupos de auto-ajuda e grupos comunitários), empresas sociais, mútuas e cooperativas.

O foco das atividades do Terceiro Setor deve, sempre, estar voltado para a sociedade, com entidades comprometidas com determinadas causas. Estas entidades são, muitas das vezes, mecanismos fundamentais de construção da cidadania, atuando como agentes de fiscalização da sociedade civil sobre a sociedade política, no gerenciamento dos assuntos públicos.

Mas, na verdade, não é somente na fiscalização que o Terceiro Setor atua. Em diversos casos, as entidades também atuam em prol de projetos em que o poder público é deficiente ou até inexistente, como na assistência às crianças carentes e aos idosos, projetos culturais em comunidades e a na defesa aos animais. 

O Terceiro Setor cria campanhas de crowdfunding para diferentes objetivos:

  • Arrecadar doações para viabilizar ações humanitárias;
  • Arrecadar doações para custear a manutenção de abrigos e tratamento de animais;
  • Apoio financeiro para o pagamento despesas operacionais da ONG;
  • Arrecadar recursos financeiros para a compra de materiais, equipamentos, meio de transporte, entre outros itens a serem utilizados pelas ONGs.

Vantagens de arrecadar doações para o Terceiro Setor via crowdfunding com a Kickante:

  1. A PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO É NOSSA!
  2. Tecnologia americana com soluções brasileiras, a única premiada internacionalmente por sua inovação e credibilidade.
  3. Temos Campanha Tudo ou Nada, mas também Campanha Flexível (Você leva o que arrecadar mesmo sem bater a meta!)
  4. Aceitamos doações parceladas em até 6x e adiantamos o valor para você.
  5. Melhor custo benefício do mercado. Menor taxa com maior qualidade de tecnologia e atendimento, sem valores escondidos.
  6. Temos um painel de controle financeiro 100% transparente ligando sua campanha às instituições financeiras para que acompanhe com segurança suas contribuições.
  7. Fazemos todo o follow up administrativo para você com pagamentos não concluídos. Permitindo que você foque na divulgação.
  8. Fornecemos apoio de email marketing e mídias sociais para nossas campanhas.
  9. Oferecemos um mini blog, onde você consegue manter seus seguidores e contribuidores atualizados (eles receberão por e-mail tudo o que postar lá!). Além de poder criar vínculo mesmo após a campanha haver acabado.
  10. Ao término da campanha você gera uma lista em excel com os dados dos seus contribuidores para criar relacionamento e dar os próximos passos.
  11. Temos time no Brasil, Europa e EUA e trabalhamos junto com você para fomentar sua campanha com dicas que aumentam as chances de sucesso.

Veja todas as ONGs que estão arrecadando doações com a Kickante!

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Geralmente, quando se arrecada doações para uma causa nos métodos tradicionais, é preciso contratar uma equipe para gerenciar a campanha. No entanto, a Kickante realiza todos os papéis: recebe e registra as contribuições por você; contabiliza a quantidade já arrecadada e estima quanto ainda falta para alcançar o objetivo financeiro; oferece dicas e estratégias de divulgação; a Kickante também registra os dados dos doadores da causa para o seu controle e para, eventualmente, ao final das arrecadações, retribuir quem doou com recompensas simbólicas; e o melhor, a base de doadores é sua, assim você poderá contatá-los para os próximos projetos da ONG!

Com campanha Flexível, Terceiro Setor bate recorde de arrecadação

O grande aumento de campanhas de crowdfunding do Terceiro Setor foi devido ao surgimento da opção de Campanha Flexível trazida pela plataforma da Kickante. Antes, no Brasil, só a havia a opção de Campanha Tudo ou Nada, em que a ONG só recebia o valor arrecadado se batesse ou ultrapassasse a meta. Porém, sabemos que qualquer valor de doação é bem vindo para as ONGs. E, com a opção de Campanha Flexível, a ONG leva o que arrecadar, independente de atingir a meta.  Este é um diferencial que vem atraindo ONGs grandes como Médicos Sem Fronteiras, mas também ONGs pequenas que sabem que qualquer doação faz a diferença.

“escolhemos a plataforma da Kickante, pois é mais focada em fundraising (captação de recursos) do que as plataformas de crowdfunding tradicionais, em que só há o processo de ‘tudo ou nada’. Qualquer valor é bem vindo, não podemos perder as doações!” Médicos Sem Fronteiras.

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Mais vantagens Kickante para o Terceiro Setor:

Kick Solidário: Seja um voluntário digital e faça o bem!

Com o Kick Solidário, você pode criar um Evento do Bem e arrecadar fundos para uma das 300 ONGs cadastradas na Kickante! E, se você é uma ONG, divulgue essa ideia entre seus colaboradores e doadores. Todos juntos em prol de uma causa!

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Ainda tem dúvidas? Saiba mais...

Organizações do terceiro setor:

  • Não governamentais: são as organizações do terceiro setor independentes do governo, como Médicos Sem Fronteiras.
  • Sem fins lucrativos: são as organizações do terceiro setor que não visam lucro. Elas geram fundos para investir em projetos sociais, ambientais ou culturais. 
  • Orientado a valores: são as organizações do terceiro setor que perseguem objetivos específicos, que geralmente estão alinhados com perspectivas sociais e políticas específicas. Elas podem estar associadas ou trabalhar com partidos políticos, mas um partido político não é uma organização do terceiro setor.

As organizações do terceiro setor incluem:

  • Instituições de caridade
  • Organizações voluntárias e comunitárias
  • Empresas sociais e cooperativas
  • Centros de reflexão e institutos de pesquisa privados (isto não inclui universidades e faculdades)

O que é uma ONG?

Uma ONG é uma organização não governamental. Trata-se de um agrupamento de pessoas, estruturado sob a forma de uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, tendo como objetivo comum lutar por causas coletivas e/ou apoiá-las.

Betinho define as organizações não governamentais da seguinte forma:

"Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham"

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