Abas primárias

Bioconstrução com Bambu: Cozinha Caetê

Meio ambiente - São José dos Campos, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$25.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 02/10/2020.

Recompensas

Você tem interesse em construir com bambu?

Tem interesse em aplicar o material em seus projetos?

Quer se aproximar do universo da planta? 

Ou quer se aprofundar nas técnicas e tecnologias da construção com este material?

Conhece o trabalho do Parque de Bambu e já se encantou com os nossos projetos?

 

Vamos realizar o Curso Digital de Construção com Bambu, demonstrando a primeira etapa da construção da Cozinha Comunitária Caetê.

O Curso Digital de Construção com Bambu trata dos princípios e da metodologia da construção ecológica e tem como objetivo orientar e compartilhar as técnicas necessárias da construção da estrutura de bambu da primeira etapa da Cozinha Comunitária Caetê.  Ao longo do curso serão explorados os conhecimentos sobre o bambu como matéria prima, características biológicas, sociais e ambientais, técnicas de manejo e tratamento; o dimensionamento e planejamento da estrutura; e toda a parte prática da execução dos encaixes até a finalização e os acabamentos da estrutura. O curso será hospedado na plataforma HotMart, com um rico conteúdo desenvolvido por profissionais que atuam há mais de 7 anos com o bambu.

O OBJETIVO deste curso é auxiliar e aproximar as pessoas do processo de planejamento e processo construtivo de estruturas em bambu, a partir da experiência prática, real e viva da construção da Cozinha Comunitária Caetê.Ao financiar o curso através da campanha, como co-realizador você terá acesso ilimitado ao conteúdo do curso e pagará o valor promocional, ao término da campanha, com o curso editado e finalizado ele terá um outro valor.

 

Cozinha Comunitária Caetê 

Quando pensamos na infraestrutura inicial de uma comunidade temos que o princípio, o primeiro passo coletivo, é a construção de uma cozinha comunitária. Espaço de união, congregação e encontros. A partir daí surge a ideia da Cozinha Caetê, que significa mata virgem em tupi e é também o nome de uma planta que inspirou o formato do telhado do projeto.

Esse projeto surge de um sonho coletivo de construir e viver em uma comunidade, Caetê a cozinha será um grande passo para a ocupação coletiva e comunitária do sítio.

O projeto da Cozinha Comunitária Caetê é uma construção sustentável que visa o menor impacto ambiental e foi pensado e elaborado por nós do coletivo Parque de Bambu em parceria com o 4M Arquitetura. O projeto abrange as necessidades de um espaço de cozinha comunitária, seguindo princípios ecológicos como captação de água da chuva e tratamento das águas. A Cozinha Caetê atende também a possibilidade de receber pessoas para a realização de encontros e vivências presenciais no sítio, possibilitando a mais pessoas a terem acesso à essas tecnologias ambientais.Desde 2013 o Coletivo Parque de Bambu desenvolve projetos que tem o bambu como seu principal material de trabalho e desde então está sempre em busca dos principais conhecimentos e conhecedores/as do bambu no Brasil e no mundo.  Com projetos em bambu que valorizam a criatividade, aguçam a  curiosidade das pessoas e incentivam o uso do bambu, temos atuado em projetos lúdicos e construtivos em praças, parques, escolas, áreas de lazer, unidades do SESC, dentre outros. 

https://linktr.ee/parquedebambu

 

Hoje, damos um grande passo dentro do ideal e filosofia de vida do Coletivo Parque de Bambu que é o de construir e morar numa área coletiva, buscando formar uma comunidade. Esta área está localizada na zona rural de São José dos Campos, que em breve, será a residência de Artur, Diná, Vado e Pedro e acolherá muitos sonhos e projetos em sintonia com a terra e a vida.  

Essa terra é parte de vários sítios onde os proprietários têm um interesse em comum de fomentar, cultivar e vivenciar a agroecologia, a sustentabilidade e a arte, compartilhando e abrindo para todos interessados esse tipo de vivência. No local já estão se consolidando ateliês de arte, diversas construções e iniciativas em um propósito de viver comunitário. 

A primeira meta deste financiamento coletivo, 25 mil reais será destinado para a compra de materiais da fundação, estrutura de bambu e telhado; alimentação e logística; o custo das recompensas e a contribuíção com a plataforma Benfeitoria.

Com a segunda meta de 8 mil reais, totalizando 33 mil reais, faremos o contrapiso e o sistema de tratamento de águas do banheiro e da cozinha - bacia de evapotranspiração (BET) e sistema de tratamento das águas cinzas.

Para você que conhece o Parque de Bambu e quer participar junto com a gente deste novo projeto, temos várias outras RECOMPENSAS:

- Gravura do artista Vado Pimenta com o logo da campanha;

- Camiseta estampada com a gravura tema do projeto, uma parceria com o LAB Art;

- Pirâmide de Bambu -  para você que sempre sonhou em ter uma pirâmide no seu quintal

- E, muito mais!

 

Venha com a gente!

Com muita confiança no poder das redes e com você, que também acredita nesse sonho, somos muito mais fortes!

Agradecemos a sua colaboração e temos muita fé que vai dar certo


A hora é agora! Contribua com
Bioconstrução com Bambu: Cozinha Caetê

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Matérias e vídeos do Parque de Bambu | facebook Parque de Bambu

Conheça quem está à frente desta campanha

Pedro Aquino Burgos
  Pedro Aquino Burgos
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.