Abas primárias

Centro Cultural Novo Palmares

Comunidade - Rio de Janeiro, RJ
kicks
Arrecadados da meta de R$764.000,00
Encerrado!
Campanha flexível

Esta campanha recebeu todos os fundos arrecadados até 10/03/2020.

As chuvas que castigaram a cidade do Rio de Janeiro, no verão de 1988, deixaram desabrigados muitos moradores da Taquara, Cidade de Deus, Vargens Grande e Pequena e outros locais de Jacarepaguá.

Mais de trezentas famílias foram levadas pela Prefeitura para uma região de “baixada” em Vargem Pequena, às margens da Estrada dos Bandeirantes, e alojadas em barracas cedidas pelo Exército brasileiro.

Com a chegada das famílias ao local, que não possuía as mínimas condições de habitação, vieram também “grileiros”, os quais se esforçaram para expulsar os novos moradores, inclusive usando de muita violência.

Essa atuação levou mais da metade dos moradores a abandonar o local, e aqueles que permaneceram continuaram a receber o mesmo tratamento, até que foram expulsos por uma pessoa que se dizia dono de toda a área ocupada.

Ainda no mesmo ano, as famílias voltaram, ocuparam novamente a área e tiveram a ajuda do governo estadual. Ajuda motivada por uma intervenção federal, após o envio, pelos moradores, para Brasília, de documentos em que demostraram a situação em que se encontravam.

Os barracos de madeira e papelão, que serviriam de habitação por um bom tempo, começaram a ser construídos, em mutirão, pelos próprios moradores, enquanto os terrenos recebiam aterro proveniente das escavações da obra da Linha Amarela.

Conforme o sonho de uma das líderes dos moradores, veio o nome de batismo da comunidade, “Novo Palmares”, o qual presta homenagem aos escravos que viveram no passado na região, nos canaviais e cafezais.

Em 14 de junho de 1989, foi criada a Associação de Moradores Novo Palmares. Após os primeiros anos de muito sofrimento e dor, os moradores puderam, a partir de 1993, perceber um início de esperança, com a atuação da nova subprefeitura da Zona Oeste, que trouxe pavimentação e redes de saneamento para as primeiras ruas do Novo Palmares.

Ao longo dos anos, as áreas continuaram a ser aterradas e novas ruas foram pavimentadas, trazendo novos moradores para a comunidade.

Hoje, a comunidade tem mais de 3.500 habitantes!

Possui um C.M.S. (Centro Municipal de Saúde) e uma Creche particular, conveniada com a Prefeitura, abrigando e educando 150 crianças de 01 a 05 anos, com 26 anos de atuação!

 

OS ACONTECIMENTOS

Nos últimos 16 anos, o Espaço Energia Prânica e a presidente da Comunidade Novo Palmares vêm buscando parcerias para incrementar as atividades na creche.

Há 1 ano, foi implantado o Projeto Palmares Solidário de Esportes, atendendo 100 crianças e jovens inscritos para as práticas de Futebol, Vôlei, Basquete e Capoeira, sob supervisão técnica. Foram, inclusive, adquiridos uniformes, chuteiras, bolas e materiais para a quadra esportiva.

E agora queremos construir um novo sonho...UM CENTRO CULTURAL!

Vamos tornar realidade o sonho de construir o Centro Cultural para atividadesgerais, como: inglês, informática, teatro, música e muito mais para crianças, jovense adultos de toda a comunidade? Esses são os nossos planos! 

Já temos o terreno e o projeto! Estamos em busca de doações, parcerias e patrocínios.

Acreditamos que o empreendimento mudará a consciência de cidadania com dignidade.

Participe deste projeto, mude a vida das pessoas, ajude essas crianças e jovens a acreditarem um um futuro melhor!

 

 

 

Execução RGP Engenharia e Consultoria Ltda

Engenheiro Responsável: Ricardo Pereira

- Área do Terreno: 1080,00 m² (36,00 x 30,00)

Edificação: 700,00 m² (28,00 x 25,00)

Horta Comunitária: 240 m² (8,00 x 25,00)

Circulação Externa: 140 m²

- Construção em Estrutura Metálica (Pilares, Vigas e Estruturada Cobertura)

- Fechamentos das Salas: Paredes e Forro de gesso acartonado com Pintura

- Perímetro da Edificação em Alvenaria de Blocos de Concreto

- Cobertura em Telhas Trapezoidais de Alumínio com Proteção Termo Acústica

- Mobiliários para as Salas/Setores (Mesas, Cadeiras, Armários, Bancos, Quadros,Computadores

Valor Total de Investimento para Construção: R$ 764.000,00

(Projetos Executivos, Canteiro de Obras, Construção, Administração e Supervisão deObra e Mobiliários)

Prazo de Execução: 07 meses.

Previsão de início obras: Fevereiro/2020


A hora é agora! Contribua com
Centro Cultural Novo Palmares

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook

Conheça quem está à frente desta campanha

Marco Antonio Franco do Nascimento
  Marco Antonio Franco do Nascimento
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.