Abas primárias
Documentário Sobre o Clube do Choro de Londrina
Colabore com a divulgação do documentário longa-metragem "Londrina Sorri para o Choro"
"Londrina Sorri para o Choro", contará a história de mais de 50 anos do Clube do Choro de Londrina (um dos mais antigos do país), a partir do depoimento de chorões veteranos, aspirantes e entusiastas. Já foram realizados 9 dias de filmagens no mês de julho de 2015, com mais de 15 pessoas envolvidas na equipe de produção, captação de 17 entrevistas e mais de 20 rodas de choro filmadas. O projeto feito coletivamente ainda está em produção e busca agora financiamento para a sua finalização.
O dinheiro arrecadado será usado para:
- Montagem
- Correção de Cor
- Desenho de Som
- Kits de divulgação (xícara, caneca de chopp, camiseta e impressão do cartaz)
- Cópias do filme em DVD
- Campanhas de divulgação do projeto
- Porcentagem do Kickante
Contribua!
- Escolha o valor da sua contribuição e sua recompensa ao lado;
- Escolha a forma de pagamento: boleto ou cartão de crédito.
Recompensas:
- Xícara de Café com pires

- Caneca de Chopp

- Camiseta do Documentário

- Hambúrguer e Chopp Artesanal

- DVD do Documentário

O Choro Londrinense

O surgimento do Choro em Londrina se funde à própria história da cidade. Em meados da década de 50 vem para Londrina Frederico Belinato, representante comercial, poliglota, paulistano de origem e “chorão” nas horas vagas. Tocava (como é comum no Choro) vários instrumentos: bandolim, violão tenor e cavaquinho.
Com o passar dos anos Belinato e outros músicos de Choro (inclusive um cantor) passaram a compor o regional que se apresentaria em mais de dez anos, todos os sábados a noite, na então TV Coroados fazendo a alegria da cidade com hábitos ainda bem provincianos.
Como é natural em qualquer grupo musical que se perpetua no tempo, muitos músicos saíram, mudavam de cidade, e outros novos entravam, especialmente cidadãos de outros estados como Minas Gerais e interior de São Paulo. Saiu Peixoto no violão seis cordas e entrou Roberto Guerra Neto, comerciante de profissão e violonista. Entrou Valmor Silva, marceneiro e cavaquinista solo. Por volta da década de 70 entra Alberto Barroso Neto, professor de matemática, cavaquinista e bandolinista. Isso somente para citar alguns chorões que se encontram vivos e residentes na cidade.
Na década de 70 o grupo se organizou melhor contando com ensaios semanais no Edifício Júlio Fugantti, fundindo o nome de Clube do Choro de Londrina e recebendo na cidade o então maior festival de Choro do país: 1º Encontro Nacional do Choro contou com os mais célebres chorões do Brasil, entre eles Altamiro Carrilho, grupo Época de Ouro, Zé da Velha e Silvério Pontes, grupo Chapéu de Palha, Ademilde Fonseca, entre outros.
O Clube do Choro de Londrina realizou apresentações em muitos estados brasileiros, ao vivo nas rádios Atalaia e Londrina, show no Paraguai e hoje ainda se apresenta constantemente na rádio UEL, RPC TV, em bares, restaurantes, teatros e casas de show. A cada ano o grupo agrega mais entusiastas ao gênero e promove ações que fomentam essa música tão respeitada, promovendo conjuntamente o prestígio de Londrina ao cenário músico-nacional.
O Documentário

(Arte: Ricardo Bagge)
Buscando registrar de forma artística e histórica essa trajetória ímpar do Clube do Choro de Londrina, a Metafixa Produções Cinematográficas, colheu em julho de 2015, em meio ao 35º Festival de Música de Londrina, 17 depoimentos de autoridades que tiveram direta ou indiretamente relações com o Choro na cidade. Entre músicos, compositores, jovens intérpretes, professores da Universidade Estadual de Londrina, secretários e gestores culturais e “chorões” que relataram suas perspectivas da longa história do grupo. Além disso captaram imagens de mais de 20 rodas de choro, registrando assim a atualidade das ações do gênero na cidade.
A segunda fase para a realização do documentário “Londrina Sorri para o Choro” visa a edição e finalização dessas imagens e depoimentos buscando atingir os objetivos específicos do projeto. Com previsão de lançamento para janeiro de 2017, o propósito do programa é fazer com que, através das exibições do documentário, Londrina seja promovida como uma região de polo forte de Choro, chamando a atenção para além dos eixos Rio de Janeiro-São Paulo-Brasília.
A equipe

(Parte da equipe de produção. Foto: Marcelo Luiz Zapelini)
Participaram da produção/filmagem: Francielly Camilo (direção e produção), Luisa Perine (produção e som), Osório Perez (produção), Juliana Benetti (produção e câmera), Sarah Barbosa (câmera), Jaqueline Vieira (câmera), Marcelo Luiz Zapelini (still), Luis Mioto (câmera), Fagner Bruno de Souza (câmera), Amanda Abranches (câmera e iluminação), Sara Hermógenes (produção) e Thiago Passetti (motorista da Kombi). Além da ajuda indispensável da Mayara Fernandes do Arthur Montagnini e do Ricardo Bagge.
Para a pós-produção está prevista a participação da diretora e produtora Francielly Camilo, da produtora e assistente de montagem Luisa Perine e do produtor Osório Perez.
A Produtora

A Metafixa Produções com sede em Curitiba, surgiu com a ideia de, através das imagens e dos sons contar histórias inspiradoras que transformem o olhar do expectador. Seja documentário, ficção, série ou outras formas de mídia. A produtora já realizou alguns trabalhos institucionais, com destaque para o documentário "Luto Pela Educação" sobre a greve geral da educação no Paraná em parceria com a APP-Sindicato, além de vídeos menores para a internet sobre o cotidiano sindical. Atualmente, desenvolve um projeto de web-série em parceria com o Pé de Café Curitiba, uma cafeteria ambulante que busca transformar a maneira de nos relacionarmos com o café e valorizar o produtor do café.
Quem já colaborou com o projeto?
- Hotel Bourbon
- Restaurante Dona Menina
- Lanche Universitário
- Restaurante Tia Néia
- Mercado Quinelato
- Lanches do Jô
- Bar Madalena
- MF Produções
- AW3 Comunicação
- APP-Sindicato Londrina
- Pedro Moretto
- CR Sonorização
- Centro Juvenil Vocacional
- Diogo Takeo Hendo
- Fabricio Correa Mattos
- Giovana Tóffolo
- Cine Guerrilha
- Luis Mioto
- Gustavo Carneiro
Saiba mais sobre o criador desta campanha:
Facebook | Metafixa Produções | Clube do Choro de LondrinaVocê acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.