Abas primárias
Livro PLACE BRANDING


O que te faz gostar tanto de certos lugares?
Todos temos um café favorito de uma esquina favorita, uma praça na qual sempre nos sentamos, um parque que sempre merece retorno e afeto. Contudo, na maioria das vezes, não sabemos explicar racionalmente o motivo de tais predileções. Seja pelo clima, pelo conjunto de facilidades que oferecem, por uma memória afetiva ou simplesmente pela aparência, nossos locais preferidos são nossos, sempre nossos, misturados a emoções diversas.
Essa relação entre pessoas e lugares é o objeto central do place branding, tema central do nosso livro. A partir dele, identificamos as vocações de um lugar e o DNA de seus moradores, para em seguida trabalharmos elementos e estratégias para fortalecer e alavancar estes lugares. É um termo propositalmente abrangente; nele cabem países, estados, cidades, mas também bairros, ruas e praças, aquilo que parece distante e aquilo que está ao alcance de todos.
Nosso livro é o primeiro sobre o tema no país e nele traçaremos um panorama da disciplina no Brasil e no mundo, criando pontes entre o pensamento acadêmico e projetos práticos. Para isso, montamos um time composto por profissionais de mercado e pesquisadores, a fim de criarmos uma perspectiva equilibrada entre o pensar e o fazer. Também discutiremos estudos de caso internacionais e projetos em andamento no Brasil, com o objetivo de exemplificar a utilização dessa abordagem.
Queremos que você faça parte da mudança. E agora só depende de cada um de nós para que este audacioso projeto venha ao mundo e Place Branding seja impresso. Escolha sua recompensa, faça sua contribuição e compartilhe nossa campanha em suas redes sociais. Toda divulgação é fundamental para o sucesso desta empreitada! Se não conseguirmos atingir a meta estipulada, todos recebem seu dinheiro de volta. Se conseguirmos, cobrimos os custos de royalties de direitos autorais, revisão, diagramação, projeto gráfico, impressão e envio - e você terá a alegria de ter contribuído com um livro que enriquecerá enormemente a discussão sobre marcas-lugar no país.











Nosso livro será organizado em 9 capítulos, abrangendo os seguintes assuntos:
Prefácio
Introdução
Branding
O QUE É MARCA
HISTÓRIA DAS MARCAS
O QUE É BRANDING
DO PENSAMENTO DE PRODUTO PARA O PENSAMENTO DE MARCA
BRANDING, MARKETING E DESIGN
PANORAMA DO BRANDING NO BRASIL
PANORAMA DO BRANDING NO MUNDO
Lugar
ESPAÇO E LUGAR
A DIMENSÃO CULTURAL DO LUGAR
IDENTIDADE DE LUGAR
GENIUS LOCI
SENSO DE LUGAR E SENSO DE PERTENCIMENTO
Cidade
HISTORIA DAS CIDADES
BREVE HISTÓRIA DO URBANISMO
CIDADE E GÊNERO
CIDADE E IDENTIDADE CULTURAL
DIREITO A CIDADE
Placemaking
O QUE É PLACEMAKING
EXEMPLOS DE ATUAÇÃO
BROWNFIELD E GREENFIELD
PÚBLICO X PRIVADO
CIDADE COMO CONJUNTO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
Place Branding
OS LUGARES COMO MARCAS
PLACE BRANDING, CITY BRANDING E NATION BRANDING
PLACE BRANDING X PLACE MARKETING
PLACE BRANDING ALÉM DO TURISMO
EXEMPLOS DE ATUAÇÃO
PLACE BRANDING COMO ARTICULADOR DA COMUNIDADE (ENGAJAMENTO)
Estudo de Caso
Conclusão


Meu nome é Caio Esteves e sou CEO da PLUS | PLACES FOR US, a primeira agência brasileira dedicada a construir e fortalecer marcas-lugar. Especialista em branding com mais de doze anos de experiência na construção de marcas, também sou diretor da CEB+D, agência multidisciplinar de branding e design, membro do Insitute of Place Management de Manchester (IPM) na Inglaterra, colunista e membro do conselho consultivo do Congresso City Nation Place, colaborador da publicação Place Branding and Public Diplomacy. Sou também coordenador do 1º MBA de Place Branding do país e professor no curso Branding Innovation nas Faculdades Integradas Rio Branco em SP e professor de Branding nos cursos de pós-graduação e MBA do IED-SP e do MBA Branding na faculdade Alfa- GO.
Além dos projetos de Place Branding em andamento, a PLUS está presente na discussão mundial de Place Branding e Placemaking, com participações em duas edições do Future of Places (Argentina e Suécia), prévias para o UN HABITAT 2016 (ONU), apresentação de artigo no II Congresso Internacional de Marcas (Brasil) e como única presença brasileira no CityNationPlace, congresso internacional de Place Branding em Londres. Também faz parte do IPM, Institute of Place Management, vinculado a Manchester Metropolitan University.
A editora Simonsen publica livros ousados e variados, sempre com alta qualidade gráfica e de comunicação. Renomados autores como Mario Vargas Llosa, Tom Perrotta, Rodrigo Constantino, Maria Valéria Rezende e Phyllis Schlafly fazem parte de seu catálogo e seus livros já figuraram nas páginas da Folha de S.Paulo, do Estadão e da revista VEJA.

Saiba mais sobre o criador desta campanha:
Facebook | TwitterVocê acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.