Abas primárias

Livro "Yawalapiti" - Renato Soares

Fotografia - São Paulo, SP
kicks
Arrecadados da meta de R$40.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 19/09/2020.

Recompensas

 

 

AMERÍNDIOS DO BRASIL será uma coleção de livros de arte e fotografia de cada etnia indígena brasileira, para a qual Renato Soares tem buscado resgatar, por meio da fotografia, o que temos de melhor em nossa cultura ancestral. O trabalho visa a criação e construção de um grande acervo etnográfico brasileiro.

Para iniciar essa coleção, escolhemos como o primeiro livro a etnia Yawalapiti. 

O formato será 17x23 cm com 144 páginas.

Fotografias de Renato Soares e texto de Tapiruatá Yawalapiti.

 

Renato Soares iniciou sua carreira na fotografia no final da década de 1980 e, desde então, realiza viagens para retratar as diferentes formas de expressão cultural dos grupos étnicos indígenas brasileiros. A identificação com o universo indígena vem desde a infância, e se consolidou logo nos primeiros contatos com tribos em áreas remotas do Amazonas e, também, por meio da profunda amizade que manteve com o sertanista Orlando Villas-Bôas.

 

Sua obra fotográfica já figurou em importantes exposições como “O último Kuarup” – MASP/2006 e na mostra itinerante “A última viagem de Orlando Villas-Bôas”, que percorreu 12 capitais brasileiras. Seu talento também foi reconhecido em Paris, em uma exposição coletiva no Palais de la Découvert.

“Krahô, os filhos da terra” de 1996, foi seu primeiro livro. E vieram muitos outros, entre eles “Pavilhão da criatividade”, 1999; “Sondagem na alma do povo – acervo de Arte Popular Brasileira do Museu Edison Carneiro”, 2005, em parceria com Maureen Bisilliat; “Mar de Minas”, 2008, que é um retrato dos 34 municípios no entorno do Lago de Furnas; “Universo Amazônico”, 2012; e “Minas além das Gerais”, 2012.

Atualmente se dedica integralmente ao seu projeto AMERÍNDIOS DO BRASIL.

 

A Editora Origem publica livros de arte/fotografia especializados em Brasil e meio ambiente desde 2011. Fundada por Valdemir Cunha para a viabilização de seus projetos, hoje a Editora tem mais de 50 títulos publicados, seja por leis de incentivo fiscal, crowdfunding ou investimento próprio. Enxergamos como nosso papel sempre retornar o nosso trabalho a sociedade. Seja com doação de livros a bibliotecas e escolas, palestras gratuitas e oficinas de fotografia para jovens e crianças da rede pública do país, exposições gratuitas em espaços de grande circulação... Nosso objetivo é fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso ao livro e seu conteúdo complementar, como documentários e demais vídeos que publicamos em nosso canal.

 

Durante 90 dias de crowdfunding, será feita a divulgação do projeto nas redes sociais, produção dos textos, revisão final e diagramação do livro. Após essa etapa, o arquivo será fechado e encaminhado para a gráfica.

O lançamento do livro está previsto para acontecer no Festival de Tiradentes em março de 2021.

Todas as pessoas que colaborarem com essa campanha, irão receber pelo Correios a partir de abril de 2021.

Mais informações

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para nos contatar pelo meio que preferir!

Facebook: http://facebook.com/origemeditora

Instagram: http://instagram.com/editoraorigem

E-mail: [email protected] | [email protected]


A hora é agora! Contribua com
Livro "Yawalapiti" - Renato Soares

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Instagram

Conheça quem está à frente desta campanha

Editora Origem
  Editora Origem
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.