Abas primárias

Plantas do Cerrado

Livros - Piracicaba, SP

Últimas notícias

Uma grande notícia para todos os que apoiam este projeto! Atingimos na primeira semana mais de cem livros. Esta rápida adesão reflete a confiança em nosso trabalho e somos muito gratos a todos os 45 pioneiros, não é pouca coisa. Mas isso trouxe também consequências práticas. Estamos buscando novos apoiadores e, durante esta semana, conseguimos uma editora que está disposta a investir no livro, nem que seja em uma tiragem menor do que planejamos inicialmente. Isso garante que conseguiremos produzi-lo e, assim, todos podem contar que receberão seus exemplares, da forma que está prevista aqui. O que atraiu este parceiro? A nossa campanha. Agora, quanto mais “kickes”, mais livros poderão ser impressos e mais baratos eles sairão nas livrarias. Mas as regras continuam as mesmas, aproveitem então enquanto dura a campanha.

A partir de hoje estaremos também postando, aqui no nosso miniblog, as novidades sobre o andamento do livro e um detalhamento de sua estrutura.

Sobre o livro

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo e tipos de vegetação quase exclusivos, como o cerrado. A sua conservação esbarra na falta de pesquisas que permitam conciliar a existência e perpetuação das espécies com a exploração racional deste ambiente tão rico em frutas deliciosas como a mangaba, a guabiroba e a cagaita e em plantas medicinais e condimentares.

A flora do cerrado também é uma das mais belas do mundo. Só que poucos são capazes de reconhecer até mesmo as espécies mais comuns, Assim, estamos produzindo, em estado já bastante avançado, este guia, que inclui fotos da grande maioria das seiscentas espécies mais comuns em todo o Brasil, além de textos para auxiliar a identificação das espécies e um panorama geral sobre este ambiente, seus tipos principais, as ameaças e o que pode ser feito para sua conservação.

A equipe envolvida na produção deste livro já produziu também outros guias sobre as plantas da Mata Atlântica, a Floresta de Restinga, as famílias de plantas do Brasil e até mesmo as espécies de eucaliptos. Procure na internet e você os encontrará e verá que a qualidade técnica e artística é  prioridade máxima para nós.

O guia terá mais de 500 páginas e cerca de 1.600 espécies ilustradas. O que falta para ele ser concretizado? Recursos financeiros, que andam escassos para a pesquisa brasileira, tanto vindos de fontes públicas quanto privadas.

Estamos usando nossos próprios recursos para ir a campo e produzir o projeto e a venda do livro ajudará a nos reembolsar. Como não temos recursos para impressão, contamos com sua ajuda, Em contrapartida você poderá receber o livro até pela metade do preço que será vendido nas livrarias.

A iniciativa é coordenada por Vinicius Castro Souza, professor de Botânica da USP e três de seus alunos que fazem ou fizeram suas pós-graduações na USP e UNICAMP.

O prazer de ter um livro, folheá-lo e admirá-lo não morreu. As ferramentas da internet são úteis, mas a sua volatilidade e a falta de um crivo técnico nas informações ainda são barreiras a serem superadas. Acreditamos que os livros ainda são a fonte mais segura de informações!!


A hora é agora! Contribua com
Plantas do Cerrado

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook

Conheça quem está à frente desta campanha

Vinicius Souza
  Vinicius Souza
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.