Abas primárias

Tarô Amazônida

Design - Belém, PA

Sejam bem-vindos ao mundo místico do Tarô, o jogo de cartas cuja leitura ajuda a interpretar situações e mesmo criar um panorama da vida de quem o consulta. Nesta jornada mística, convidamos você a navegar com personagens emancipadas, em uma verdadeira releitura que traz como força a valorização das mulheres da Amazônia.

Surgido na Itália no século XIV, o Tarô rapidamente ganhou popularidade. Desde então, artistas em todo o mundo fazem releituras do famoso baralho, composto por 22 Arcanos Maiores e 56 cartas de um baralho comum. O Tarô Amazônida é uma iniciativa das artistas Renata Segtowick, Ty Silva, Moara Brasil e Mandie Gil, viabilizado por meio do MAR (Mulheres ARtistas Pará), projeto de conexão feminina artística.

Com o objetivo de trazer o tarô para referências locais, 11 artistas paraenses ilustram as 22 cartas de Arcanos Maiores do Tarô. Para dar continuidade ao projeto, ou seja, convidar novas artistas da região, fazer mais 54 ilustrações, imprimir o tarô e ainda reverter 15% do lucro pra comunidades indígenas, é que resolvemos lançar essa campanha no Kickante.

Buscamos recriar os personagens com a cara das mulheres da amazônia, com sua diversidade étnica, valorizando nossos corpos, nossas cores, nossa cultura”, explica a ilustradora e designer gráfica Renata Segtowick.

 

 As vendas do Tarô Amazônida servirão de fonte de renda para a equipe, composta exclusivamente de mulheres que vivem de sua arte e foram duramente atingidas pela crise resultante da pandemia da covid-19, além de reverter 15% do lucro para comunidades indígenas da região do Tapajós.

“Projetos como este possibilitam que artistas continuem criando, pois o setor da cultura foi um dos mais atingidos com pandemia, e deveriam ter mais apoio e recurso”, reforça Moara.

 

Deste modo, as recompensas terão três modalidades:

 

Floresta Digital

Composta por: 

1 Wallpaper para celular, 1 wallpaper para computador, pack de figurinhas para WhatsApp e manual digital do Tarô Amazônida, com seu nome nos agradecimentos.

 

Coração da Floresta

Composta por:

 1 Jogo impresso com 22 cartas de Arcanos Maiores do Tarô, 1 wallpaper para celular, 1 wallpaper para computador, pack de figurinhas para WhatsApp e manual digital do Tarô Amazônida, com seu nome nos agradecimentos.

 

Magia da Floresta

Composta por: 

1 Jogo completo de Tarô com 76 cartas impresso com caixinha, 1 pack com 3 figurinhas auto-adesivas de cartas (artes sortidas), 1 wallpaper para celular, 1 wallpaper para computador, pack de figurinhas para WhatsApp e Manual Digital de Tarô com seu nome nos agradecimentos. E ainda, os 20 primeiros compradores desta opção ganharão 1 sacola ecológica em tecido com arte produzida exclusivamente para campanha, medindo 30x40cm!

 

O MAR (Mulheres ARtistas Pará) é um projeto de conexão feminina que foi criado e organizado para dar visibilidade e divulgar o trabalho das artistas plásticas, grafiteiras, ilustradoras, game designers, profissionais de animação, profissionais de lettering, tatuadoras e quadrinistas da amazônia paraense. Hoje, o coletivo conta com mais de 100 inscritas.

 

Confira as participantes da primeira edição deste projeto:

Ty Silva (instagram.com/tysilva_)Renata Segtowick (instagram.com/renataseg.art)Moara Brasil Tupinambá (instagram.com/moarabrasiltupinamba)Mandie Gil (instagram.com/mandiegil)Bea Ariel (instagram.com/misteriosdabruxa e instagram.com/arielartes_)Emilly Rodrigues (instagram.com/suca.br)Mandy Barros (instagram.com/mandybarros.arte)Helô Ilustra (instagram.com/heloilustra_)Thay Petit (instagram.com/casathaypetit)Mama Quilla (instagram.com/mama_quilla)Duana Aquino (instagram.com/cordeketchup)  

Este projeto foi selecionado pelo edital Moda e Design da Lei Aldir Blanc Pará, organizado pelo Instituto Ágata, Secult, Governo do Pará, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


A hora é agora! Contribua com
Tarô Amazônida

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Linktree | Exposição Digital | Instagram

Conheça quem está à frente desta campanha

MAR PA
  MAR PA
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.