Desafio
A maioria das mulheres rurais do Rajastão não tem instrução, são social e economicamente mais fracas e abandonam a escola. Este tipo de mulher rural depende principalmente de seu marido ou pai para suas necessidades. A população pobre e rural incluiu as comunidades de mulheres artesãs de mulheres que abandonam os campos, que migram à força para lugares diferentes (como comércio sexual, trabalhadores da construção civil, salários diários, etc.). A agricultura também é zero, devido à diminuição do nível da água.
Solução
O grupo de auto-ajuda será útil para aumentar a confiança, unidade, consciência social, compreensão e qualidades de liderança entre as mulheres. O desenvolvimento das habilidades, a melhoria das capacidades e o desenvolvimento de seu padrão de vida e subsistência são as preocupações importantes que serão capazes de remover a pobreza. Os aldeões serão mais instruídos, o desenvolvimento da educação de base entre as crianças será feito, e por último, mas não menos importante, o casamento infantil, o sistema de dote e os males sociais serão eliminados.
Impacto a longo prazo
O número de mulheres, que estão vivendo a linha da pobreza, será reduzido. Com a ajuda do SHG, as mulheres pobres da aldeia terão melhor qualidade de vida e de vida, o que será útil para aumentar o empoderamento social e econômico das mulheres. Como resultado, o futuro será brilhante dessas 500 mulheres e de suas famílias.