Plataforma Socioeconômica em Formato de Filme
Uma Maneira Divertida de Entender a Proposta
Então, um filme, que poderia ser reescrito, para se transformar em um romance, ao invés de guerra.
Eleições, partido liberal no poder consegue estabelecer maioria.
Decide-se pela adoção do liberalismo. O estado se torna mínimo; regulamentação, fiscalização, segurança e justiça... saúde? Somente emergências e triagens, públicas. Educação? Somente ensino básico público.
Todas estatais são privatizadas, com exceção das extrativistas. Subsídios e isenções passam a ser considerados ilegais; consomem recursos e interferem no livre mercado. Regras rígidas contra monopólios e cartéis são criadas.
Vouchers custeados pelas extrativistas, passam a ser utilizados para pagamento de saúde e educação no sistema privado. Os que não utilizarem, recebem reembolso.
Investimentos em segurança permitem que encarcerados vivam em condições dignas, podendo estudar e trabalhar dentro de presídios, para custearem suas despesas e reduzirem suas penas.
O mercado de trabalho passa a ser regido pelas mesmas regras, seja servidor público, funcionário privado, militar, ou pertencente a classe política. A única diferenciação passa a ser estabilidade para servidores.
Na esfera política, fundo eleitoral é extinto, partidos que quiserem contribuições para eleições, devem conseguir via contribuição espontânea de seus eleitores. Apenas contribuições de pessoas físicas, e dentro de determinados limites, são permitidas.
Imposto sobre grandes fortunas e taxação de grande patrimônio pessoal de luxo são instituídos. Patrimônio dos muito ricos passa a estar concentrado na produção, e geração de empregos.
Todos maiores de idade passam a receber um valor, determinado pelo custo de vida, denominado Renda Básica Universal (RBU). Devido a imensa diversidade dos municípios do território nacional, salário mínimo passa a ser determinado pelos municípios.
Aposentadorias são extintas; todos que não estiverem no mercado de trabalho, incluindo aposentados, passam a receber RBU. Fundos de investimento complementam renda. Não existem mais exceções, todos possuem os mesmos direitos trabalhistas, penais, fiscais, etc.
Bancos públicos são orientados a emprestarem apenas para empresários, com critérios de contratação de mão de obra. Qualquer patrimônio não produtivo passa a ser financiado apenas por bancos privados, incluindo empréstimos para servidores públicos.
Direitos diferenciados, para além das deficiências, são considerados violação de direitos humanos, e votados ilegais por ampla maioria. Uma sociedade isenta de privilégios é alcançada; nunca índices de bem estar social foram tão elevados.
As fronteiras para comércio internacional são abertas e inexistem barreiras tarifárias, o que permite inovação e desenvolvimento, afinal; tem-se acesso, no mercado interno, a insumos que o país foi incapaz de produzir.
Então; começa a guerra.
O progressismo dos privilégios e subsídios, e o neoliberalismo das isenções, passa a vigorar em duas potências estrangeiras.
EUA e RPC adotam o regime progressista dos privilégios e subsídios, e neoliberal das isenções específicas.
As empresas de tais países são subsidiadas, o que faz disparar suas dívidas públicas. A desigualdade extrema reina entre seus cidadãos. Não possuem acesso a saúde, educação, segurança; nada.
Por serem subsidiadas, as empresas de tais países tornam-se predatórias, destroem o ecossistema financeiro, e indústria, global.
No Brasil; crise. Como um país liberal irá adotar políticas protecionistas, se são contrárias a doutrina? Em medida desesperada, Brasil cogita criar barreiras tarifárias para proteger suas empresas.
Vence a manutenção pelos fundamentos da doutrina, mesmo em uma relação injusta. O país permanece aberto. Suas indústrias são destruídas, suas empresas ficam de joelhos. Estado de desastre, desemprego dispara.
Agropecuária de grande porte é estatizada. O país luta para manter RBU, utilizando superávit das extrativistas, para todos seus cidadãos. Nada mais se tem, além do mínimo.
Com o passar do tempo, e em guerra econômica, EUA e RPC totalmente militarizados, entram em guerra total. Metade do planeta é reduzido a cinzas.
Brasil potência mundial.
Alugado ou adquirido local, contratada equipe, mobiliário e equipamentos para realização do projeto. Equipe a ser formada em maior parte por especialistas em educação, ciências sociais e ecônomicas, analistas, programadores e testadores de programas de computadores.