Sabia que ninguém no Fundo recebe salário?
- Somos todos voluntários, fazemos isso por amor.
Quem Somos?
O
Fundo Patrimonial do CEng nasceu de um sonho de alunos, ex-alunos e professores que acreditam que podem mudar o Centro de Engenharias. O Fundo foi criado em 2019 em Pelotas (RS) por alunos e ex-alunos, com a
missão de captar recursos para financiar projetos de pesquisa e bolsas de estudo para alunos do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas(UFPel).
Constituído como uma
Associação Privada (CNPJ: 37.170.839/0001-88), assim como os
Fundos de Harvard, Yale e Stanford, possui total autonomia na utilização dos recursos. A metodologia de Gestão aplicada, mantendo o Capital Principal investido e utilizando apenas os rendimentos, torna o Fundo uma fonte de financiamento perene.
Como funciona o Fundo?Seguindos modelos americanos como Harvardm Yale e Stanford, o modelo de gestão é considerado o melhor do mundo, pois o
Fundo é perpértuo.
Todo dinheiro arrecado nunca é gasto, apenas investido em baixo risco. Apenas a rentabilidade financia os projetos da Universidade.
Quais Projetos serão financiados?Os recursos do Fundo Patrimonial serão utilziados para finaciar projetos de engenharia, pesquisas, bolsas de estudos, equipamentos e manutenção de laboratórios e capacitação para todos os alunos do Centro de Engenharias.
Conhece a Universidade Federal de Pelotas? Localizada no sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas, a
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) foi criada, em 1969 como "Universidade Rural do Sul". Assim, em 8 de agosto de 1969, o Presidente da República assinou decreto que transformou a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul, em Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e hoje conta com +17 mil alunos de graduação, +1300 docentes e 96 cursos de graduação. A UFPEL também realizou a maior pesquisa sobre o Covid-19 no Brasil, sendo pioneira e apoiando o Ministério da Saúde.
Conheça o Centro de Engenharias (CEng)
O Centro possui em seu quadro docente atual 117 professores, sendo 113 efetivos e 4 substitutos; e 23 servidores técnico-administativos. Possui também
1.827 discentes, sendo
41 matriculados nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas à Distância e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, e
1.786 nos cursos de graduação.
Os cursos oferecidos são:
1. Engenharia de Petróleo;
2. Engenharia Geológica;
3. Engenharia de Produção;
4. Engenharia Civil;
5. Engenharia Eletrônica;
6. Engenharia Ambiental e Sanitária;
7. Engenharia de Controle e Automação;
8. Engenharia de Agrícola;
9. Engenharia Madeireira;e
10. Geoprocessamento
Nossos ParceirosDurante os primeiros 2 anos de atuação do Fundo, a administração focou seus esforços em aumentar o número de parceiros da Organização. Hoje o Fundo conta com diversos parceiros.