É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Tatiana Leskova se identifica como "uma bailarina solta no mundo", pois tem suas raízes na Rússia e na França e tem muito carinho pelo Brasil, onde mora hoje.
Tatiana Leskova em "Le Spectre de la Rose" de 1940. Foto: arquivo pessoal.
Filha de emigrantes aristocráticos russos, a baronesa Medem e o nobre Leskov, e ainda bisneta de Nikolai Leskov, o famoso escritor, autor de “Lady Macbeth do distrito de Mtsensk”, “O canhoto" e muitos outros, é também afilhada da Imperatriz Consorte da Rússia Maria Feodorovna, nasceu em Paris em 6 de dezembro de 1922.
O Livro "Lady Macbeth do distrito de Mtzensk" é considerado a obra-prima de Nikolai Leskov. O livro inspirou o filme "Lady Macbeth" de drama britânico de 2016 dirigido e escrito por William Oldroyd e Alice Birch.
Em criança a saúde de Tatiana era ruim e os médicos aconselharam-na a começar a dançar e seus pais assim o fizeram. Ela perdeu sua mãe devido à tuberculose e aos 10 anos de idade ela começou a dançar na melhor escola de balé de Paris, fundada pela bailarina russa Lubov Egorova, que teve grande influência no balé francês do século XX, e rapidamente se tornou uma bailarina profissional.Cartaz "Temporadas Russas". Foto: arquivo pessoal.
Ela se iniciou em turnês aos 17 anos de idade, se apresentando com o “Original Ballet Russes”, uma das principais companhias de dança do mundo. Ela conseguiu conquistar o público e se tornar uma das principais estrelas, nos palcos de Paris, Londres e Nova Iorque, dançou também na Áustria, Argentina, Canadá, México e Uruguai antes de se estabelecer no Brasil em 1945, apaixonando-se pela beleza ardente brasileira, onde encontrou o seu grande amor Luís Honold Reis e ficando para sempre.
A companhia se apresentou pela primeira vez no Brasil, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1942. O repertório incluía obras icônicas como “Les Sylphides”, “Paganini”, “Os Presságios”, “O Espectro da Rosa”, “Choreartium” e “Baile dos Graduandos”. Tatiana teve a oportunidade de conhecer a mestre Maria Olenewa, formadora do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde formou grandes bailarinas como Eros Volúsia, Madeleine Rosay, Hulda Bittencourt, Berta Rosanova, Tamara Capeller e outros. Tatiana retornaria ao Brasil dois anos depois para uma nova turnê.
Tatiana Leskova em Gisell/Bodas de Aurora/Paquita-Pas de Trois. Foto: arquivo pessoal.
Tendo amarrado seu destino ao Brasil, entre 1948 e 1949, após participar de apresentações no Cassino Copacabana, funda o "Ballet Society", que mais para a frente passa a ser a "Academia de Ballet Tatiana Leskova", com a participação apenas de seus melhores alunos. Para o grupo cria seus primeiros balés "Variações Sinfônicas" e "Mascarade". Em 1950, assume o cargo de coreógrafa e maître-de-ballet do "Corpo de Baile" do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante dois anos. Apesar dessa descrição, ela atuava também como diretora do "Corpo de Baile", mas para isso teria que ser brasileira. Por isso, conseguiu a nacionalidade brasileira em 1952, assinada pelo próprio Getúlio Vargas, o então Presidente do Brasil nesse período. Torna-se assim, cidadã brasileira e Diretora do "Corpo de Baile".Inúmeras inovações foram adotadas e, graças ao trabalho árduo junto aos bailarinos, fez do Theatro Municipal um lugar único de talentosos dançarinos, tornando o Ballet do Theatro célebre e respeitável internacionalmente. Tornando-se uma referência ao receber várias turnês internacionais.
Tatiana Leskova em sala de aula. Foto: arquivo pessoal.
Graças a seu talento e bom relacionamento com renomados profissionais da dança, de todo o mundo, ela convidou alguns de seus colegas para o Brasil. Pelo "Ballet Russo", ela era amiga de Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov e Sergei Diaghlev. Também Leonide Massine, coreógrafo do "Ballet Russo de Monte-Carlo", auxiliou os trabalhos no Ballet do Theatro Municipal em 1955 e em 1956. Em 1955, preparou três obras, encenadas em novembro daquele ano: "O Tricórnio", de Manuel de Falla, com cenários e figurinos de Pablo Picasso; "Gaieté Parisienne", de Offenbach e o inédito bailado, em estreia mundial; "Hino à Beleza", libreto extraído do poema homônimo de Charles Baudelaire, com música de Francisco Mignone. Enquanto em 1960 Tatiana Leskova o ajudou a restaurar seus balés em Paris.
Sergei Diaghlev em ensaio de balé/Sergei Diaghlev com as pessoas. Foto: arquivo pessoal.
Tatiana coreografou grandes produções, como as óperas "Izaht" (1952) e "Descobrimento do Brasil" (1960, juntamente com Eugenia Feodorova e depois em 1961, 1970, 1971, 1974 e 1987), de "Villa-Lobos", o bailado "O Espantalho" (1954), de Francisco Mignone, "O Galo de Ouro", versão de M. Fokine, em 1963, a primeira apresentação completa de "Giselle", em 1951, com a própria Tatiana protagonizando o espetáculo, e suas diversas remontagens no Theatro Municipal. Os mais recentes trabalhos no Theatro Municipal foram: "Sagração da Primavera" (2013) e "Les Sylphides/Raymonda/Sagração da Primavera" (2015).
No Rio de Janeiro, Leskova criou dezenas de bailarinas, por isso ela é considerada, com razão, uma lenda e uma das fundadoras do Ballet Brasileiro. Algumas estrelas e primeiras bailarinas brasileiras foram suas alunas, como Beatriz Consuelo e Márcia Haydée.
Tatiana Leskova em sala de aula. Foto: arquivo pessoal.
O decreto para concessão da medalha a Leskova foi assinado em novembro de 2021 pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A medalha foi entregue pela embaixadora Márcia Maro da Silva, acompanhada da presidente da Fundação Theatro Municipal, Clara Paulino, e da deputada federal Adriana Ventura. Na ocasião, Márcia Maro da Silva destacou a contribuição especial de Leskova para a formação de uma nova geração de bailarinos em território brasileiro.Tatiana Leskova é condecorada pelo governo brasileiro. Medalha da Ordem do Rio Branco no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, janeiro de 2022. © Sputnik/Joan Royo Gual
Em 1986, ela recebeu na França uma homenagem, sendo intitulada como “Enciclopédia da dança”, por todo o seu conhecimento nessa arte e por ter feito muito pelo ballet no Brasil. E em 2018 recebeu outra homenagem do Centro Cultural do Brasil.Ela foi a última descendente direta de Leskov, uma das últimas artistas dos "Ballet Russo" que conheceu Serge Lifar e os herdeiros de Sergei Diaghlev, e a última representante da emigração artística russa para a América do Sul. Uma longa vida na encruzilhada de três culturas.
Tatiana Leskova sabe que sonhamos em fazer este filme e está esperando por nós em dezembro. Recordar a sua história e filmá-la recebendo felicitações por seu centenário é preservar esta história como um exemplo de que existem laços que não se rompem, mas crescem sobre ideologias e fronteiras.Como seu famoso bisavô, Leskova se dedicou inteiramente à arte. Portanto, que este filme que lhe é dedicado, seja de qualidade internacional e em dois idiomas, brasileiro e russo. Para isso, precisamos voar para a América do Sul, e passar pelo menos uma semana lá, conversar com a nossa protagonista, bem como com seus colegas, estudantes e demais pessoas que tiveram um contato próximo ao longo de sua vida.
E se você gostaria de saber um pouco mais sobre a história desta mulher incrível, não deixe de apoiar o filme
"Tatiana Leskova".
Talvez não haja outra chance como esta!
Portanto, contamos muito com o seu apoio e ajuda.
https://www.facebook.com/leskova1922/photos
Pague com seu cartão de crédito, boleto, ou PIX e caso esteja com a grana apertada parcele sua contribuição em até 12 vezes!
Como funcionam os boletos?
É muito simples contribuir na Kickante! Ao selecionar a opção "Boleto" após clicar acima ou nos botões ao lado, criaremos um boleto para você que deverá ser pago em até 3 dias. Atenção! Após o pagamento, os bancos demoram até 4 dias para atualizar a sua contribuição na campanha.
E os valores parcelados? Não! A Kickante adianta o valor para nós, pode parcelar com tranquilidade se isso for o melhor para você. Contribuição com cartão de crédito é atualizada automaticamente no máximo em até 24 horas. Vamos em frente rumo ao nosso filme!
A todos aqueles que contribuem com o financiamento de nosso projeto:
Gratidão!
Maya Kucherskaya é escritora, crítica literária, colunista e educadora russa. Vencedora do prêmio "O Grande Livro" (2021). "O Grande Livro" é o segundo maior prêmio literário do mundo em termos de prêmio em dinheiro. Ela recebeu o prêmio por seu livro "Leskov: Esquecido de gênio", que ela autografou a Tatiana Leskova, descendente direta de Nikolai Leskov.
Doutorada em Filologia (Universidade Estadual de Moscou, 1997), PhD (Universidade da Califórnia em Los Angeles, UCLA, 1999).
Professora na Faculdade de Filologia da Universidade Nacional de Pesquisa da Escola Superior de Economia. Vencedora do "Prêmio Bunin" (2006), "Booker Estudante" (2007). Vencedora do voto dos leitores para o prêmio "Grande Livro" (2013). Chefe da Escola de Escrita Criativa, diretora acadêmica do programa de "Habilidades Literárias" da Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa para a formação de escritores profissionais.
https://www.facebook.com/maya.kucherskaya
Tatiana Sorokina é diretora e produtora de filmes russa. Ela é a diretora dos filmes "O Idealista. Vladimir Korolenko", "Teodoro dissidente", "Olga Sedakova. A Palavra e a Fé", "Russophile. Georges Nieve", "Cicatriz", "Fome".
2000-formada em Jornalismo Internacional pela MGIMO, com especialização em Jornalismo Internacional. 2000-2002-correspondente do programa do autor Alexander Shatalov "Graphomaniac" (VGTRK Kultura). 2002-2020-primeiro como correspondente, depois como editora-chefe do programa "Enquanto isso. Significados com Alexander Arkhangelsky". 2004-2010-VGTRK Kultura, produtora de linha e diretora da "A fábrica de memória: Bibliotecas do mundo" (série 8). 2011-presente VGTRK Kultura, editora do programa "Um jogo de missangas". 2012-Editora e produtora de linha do filme "Um exílio. Alexander Herzen" (VGTRK Kultura). 2013-2015-Editora do programa "Bilhete para o Grande" (VGTRK Kultura). 2015-Editora, Produtora de linha e diretora do filme "O Idealista. Vladimir Korolenko" (VGTRK Kultura). 2015-2018-"Arzamas" recurso educacional, autora, editora e diretora da série de entrevistas "O movimento dissidente nas histórias dos participantes". 2018-Co-autora do livro "Pessoas livres. O movimento dissidente nas histórias dos participantes". 2019-Produtora do prêmio de "Poesia" reformulado. 2019-Produtora, escritora e diretora do filme documentário "Olga Sedakova. A Palavra e a Fé" (VGTRK Kultura). 2019-"Arzamas" produtora de recursos educativos e diretora do filme "Teodoro dissidente" (19 episódios de 10 minutos cada). 2020-Produtora, roteirista e diretora de vídeos promocionais para o Centro de Culturas Digitais e Alfabetização de Mídia da Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa. 2021-VGTRK Kultura produziu e dirigiu o filme "Russophile. A história de Georges Neve, contada por ele mesmo". 2021-Produtora e diretora do filme documentário sobre esclerose múltipla "Cicatriz".
Em setembro de 2021, juntamente com o jornalista russo Maksim Kurnikov e o escritor Alexander Arkhangelsky, começou a trabalhar como produtora e diretora em um documentário sobre a "Fome" na região do Volga em 1921-22. O projeto levantou doações de fundos de uma multidão e graças ao apoio de pessoas de todo o mundo, a primeira expedição de filmagem aconteceu em março de 2021.
https://www.facebook.com/tatiana.sorokina.7
Yulia Galochkina é operadora de filme russa. Em 2009, ela se formou na VGIK, faculdade de cinema, oficina do professor V. I. Yusov.
Ela começou como cinegrafista de documentários e, apesar de estar rodando grandes longas-metragens há muito tempo, ela ainda tem seu coração voltado para os documentários. Seus últimos filmes: "Nove Vidas", "A Felicidade em um Envelope", "Sete Jantares", "Prepare-se, vamos de férias", "O Ar". Em sua carreira profissional, ele tem 39 filmes desde 2004 até os dias atuais.
https://www.facebook.com/julia.galochkina
Uma vez concluído o projeto, começaremos a enviar as recompensas, você será informado por e-mail sobre o andamento do processo, nossa equipe entrará em contato com você.
E a nossa missão é perpetuar.
Vamos, Juntos!
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 50,00
Maior Kick
R$ 50,00
+ Recente
R$ 25,00
Agradecimento nas redes sociais
Você receberá um agradecimento nas suas redes sociais, através de um cartão postal digital dos autores do filme. Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
R$ 50,00
Agradecimento por e-mail
Você receberá uma carta de agradecimento dos autores por e-mail. Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
R$ 70,00
Fotografias das filmagens
Você receberá um conjunto de 5 foto reportagem das filmagens por e-mail. Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
R$ 90,00
Versão digital do filme
Você receberá uma versão digital do filme por e-mail quando ele estiver pronto. Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
R$ 120,00
Apreciação nos créditos do filme
Seu nome aparecerá nos créditos finais em "Agradecimentos por apoiar o projeto". Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
R$ 185,00
Demos e pre-sets das filmagens
Você receberá demos e/ou pre-sets digitais de uma entrevista ou de uma filmagem no local por e-mail. Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
R$ 200,00
Versão digital + agradecimentos nos créditos do filme
Você receberá uma versão digital do filme por e-mail quando ele estiver pronto. Seu nome aparecerá nos créditos finais em "Agradecimentos por apoiar o projeto". Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
R$ 230,00
Fotografia autografada de Tatiana Leskova
Nós lhe enviaremos uma fotografia autografada de Tatiana Leskova. Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Frete a cobrar
R$ 300,00
Agradecimentos especiais nos créditos finais do filme
Você receberá uma versão digital do filme por e-mail quando ele estiver pronto. Seu nome aparecerá nos créditos finais em "Agradecimentos especiais por apoiar o projeto". Obrigada por sua contribuição nesse projeto.
Kick único
0 kicks
Produto Digital
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.